Oficina de Escrita Mágica

Desenvolvida por: Ana Va… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Escrita Criativa com Temática Mágica

A Oficina de Escrita Mágica é uma atividade que visa estimular a criatividade dos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental através da escrita. Nesta atividade, as crianças se tornam 'aprendizes de magos da escrita' e recebem temas mágicos, como poções ou animais místicos, sobre os quais devem escrever uma pequena história ou parágrafo. Inicialmente, os alunos refletem e discutem em pares sobre suas ideias, o que promove a troca de perspectivas e a construção colaborativa de narrativas. A etapa seguinte incentiva a prática individual da escrita, onde cada aluno transforma suas reflexões em textos autônomos, fortalecendo suas habilidades de escrita e criatividade. Ao final, um 'circular de contos' permite que os alunos compartilhem suas histórias, promovendo a confiança e a valorização da expressão escrita. A atividade é estruturada para permitir o desenvolvimento da comunicação por meio da linguagem, promovendo tanto o engajamento quanto o aprendizado significativo.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade se centram no desenvolvimento da habilidade de escrita e criatividade dos alunos. Ao participar do processo de reflexão, escrita colaborativa e individual, espera-se que os alunos ampliem seu vocabulário, compreendam e pratiquem a estrutura narrativa e aprimorem sua capacidade de contar histórias. Esta oficina também visa aumentar a confiança dos alunos ao compartilhar suas produções, além de promover o respeito e a escuta ativa entre os colegas. O ambiente lúdico e temático busca despertar o interesse e engajar os alunos no processo de escrita, tornando-o uma experiência enriquecedora e emocionante.

  • Estimular a criatividade na escrita.
  • Desenvolver a habilidade de escrever narrativas.
  • Promover a habilidade de trabalhar colaborativamente.
  • Incentivar a prática autônoma da escrita.
  • Aumentar a confiança na comunicação escrita.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF03LP10: Produzir textos narrativos, por escrito, com adequada coesão e coerência, considerando os contextos de produção e recepção.
  • EF03LP12: Produzir textos de diferentes gêneros, de forma manuscrita e digital, a partir de modelos e experiências vividas.
  • EF03LP13: Revisar textos produzidos, com o apoio do professor ou de colegas, ajustando ortografia, pontuação e convenções gráficas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da Oficina de Escrita Mágica é cuidadosamente projetado para englobar elementos fundamentais da produção textual no 3º ano, como a construção de narrativas simples e a prática da revisão. Durante essa oficina, os alunos serão expostos a uma imersão em temas mágicos que incentivam a imaginação e a inovação na escrita, enquanto trabalham aspectos técnicos essenciais, como a estrutura do texto, a sequência lógica e o vocabulário apropriado. Espera-se que os alunos não apenas pratiquem suas habilidades de escrita, mas também reflitam sobre seu próprio processo criativo e desenvolvam uma compreensão mais profunda de como as histórias são construídas e compartilhadas.

  • Construção de narrativas curtas.
  • Prática de revisão e correção de texto.
  • Exploração de vocabulário relacionado a temas mágicos.
  • Estrutura de parágrafos coerentes.

Metodologia

A metodologia aplicada nesta oficina se fundamenta em uma abordagem prática e interativa da escrita criativa. Inicialmente, os alunos trabalham em pares para refletir sobre os temas e começar a esboçar suas ideias, promovendo a interação social e a troca de pensamentos. Durante essa fase de brainstorm, a comunicação oral é estimulada, criando um terreno fértil para a cooperação e a escuta ativa. Gradualmente, a atividade se torna mais individual, incentivando cada aluno a desenvolver sua própria narrativa baseada na reflexão inicial. Ao final da atividade, o 'circular de contos' oferece uma oportunidade para expressão pública e a apreciação dos trabalhos dos colegas, criando um espaço seguro para o feedback, elogios e sugestões construtivas.

  • Trabalho em pares para brainstorm.
  • Escrita individual de narrativas.
  • Compartilhamento em grupo através de um 'circular de contos'.
  • Feedback coletivo e elogios.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da Oficina de Escrita Mágica é estruturado em duas aulas de 60 minutos cada, garantindo que os alunos tenham tempo suficiente para explorar, desenvolver e compartilhar suas histórias criativas. Na primeira aula, o foco será a introdução dos temas mágicos e a fase de brainstorming em dupla, onde os alunos serão encorajados a discutir suas ideias iniciais e esboçar um plano para suas histórias. Durante a segunda aula, a ênfase estará na escrita individual e na revisão antes do compartilhamento final. Esse cronograma equilibrado permite um fluxo contínuo de ideias e produtividade, enquanto assegura momentos de reflexão e interação.

  • Aula 1: Introdução aos temas mágicos e brainstorming em dupla.
  • Aula 2: Escrita individual e 'circular de contos'.

Avaliação

A avaliação na Oficina de Escrita Mágica será formativa e contínua, centrada no processo e no progresso dos alunos ao longo da atividade. Os critérios de avaliação incluirão a capacidade do aluno de desenvolver uma narrativa coerente com início, meio e fim, o uso de vocabulário pertinente ao tema mágico, e a habilidade de colaborar durante o brainstorming. Além disso, a confiança demonstrada ao compartilhar a história no 'circular de contos' também será observada. Exemplos de avaliação podem incluir rubricas com parâmetros específicos, reflexão escrita sobre o processo de criação e autoavaliação da participação no grupo. Considerações sobre ortografia e gramática serão feitas com um foco construtivo, visando a melhoria contínua.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados para esta atividade são selecionados para estimular a imaginação e proporcionar apoio adequado para a escrita. Papel e caneta serão os materiais básicos para os alunos esboçarem e desenvolverem suas histórias. Além disso, imagens ou artefatos que representem elementos mágicos podem ser utilizados como gatilhos visuais durante o brainstorm. A sala de aula deve ser organizada para facilitar o trabalho em pares e o compartilhamento em grupo, e um quadro branco pode ser útil para registrar ideias-chave ou vocabulários relevantes durante a aula.

  • Papel e caneta para escrita.
  • Imagens de temas mágicos.
  • Quadro branco para brainstorming.
  • Recursos audiovisuais para inspiração temática.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo