Pequenos Autores de Grandes Aventuras

Desenvolvida por: Rita L… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Criação literária e interpretação de textos

Nesta atividade, 'Pequenos Autores de Grandes Aventuras', os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de mergulhar ainda mais fundo no universo dos contos através da escrita criativa. Após a leitura de diversos contos, cada aluno escolherá um que lhe inspirou particularmente para então escrever uma continuação ou criar uma versão alternativa desse mesmo conto. Este exercício visa não apenas estimular a criatividade e a capacidade de escrita dos alunos, mas também reforçar a compreensão leitora e a habilidade de interpretar textos. Em grupos, os alunos se dedicarão à revisão coletiva dos textos produzidos individualmente, promovendo assim um ambiente de aprendizado colaborativo. Ao final da atividade, cada grupo selecionará um texto para ser apresentado em voz alta para o restante da turma. Este momento de compartilhamento permitirá que os alunos vivenciem a prática da leitura em público e exponham a diversidade de interpretações e criatividade inspirada nos contos originais.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é promover um aprofundamento na compreensão e interpretação de textos narrativos, desenvolvendo ao mesmo tempo habilidades de escrita criativa nos alunos. Espera-se que, através da escrita de continuações ou versões alternativas de contos lidos, os participantes possam explorar sua criatividade e expressão pessoal, enquanto praticam a habilidade de recriar histórias dentro de um contexto literário. Além disso, ao realizar revisões coletivas, os alunos exercitarão o senso crítico e a colaboração, ingredientes essenciais para o desenvolvimento integral do estudante enquanto leitor e escritor.

  • Aprimorar a compreensão leitora e interpretativa de textos narrativos.
  • Desenvolver habilidades de escrita criativa e expressão pessoal.
  • Fomentar a colaboração e o senso crítico através da revisão coletiva.
  • Praticar a leitura em voz alta, visando a fluência e a expressividade.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrangerá a leitura de contos variados, técnicas de escrita criativa e estratégias de revisão textual em grupo. Adicionalmente, os estudantes serão introduzidos à prática de leitura em voz alta, com foco na expressividade e na clareza. O objetivo é criar um ambiente rico em linguagem que estimule não apenas o lado leitor e crítico dos alunos, mas também o seu lado criativo como escritores.

  • Leitura de contos variados.
  • Técnicas de escrita criativa.
  • Revisão textual em grupo.
  • Prática de leitura em voz alta.

Metodologia

Esta atividade será conduzida seguindo a metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Projetos, onde os alunos serão protagonistas do processo de aprendizagem. A atividade será dividida em etapas que incluem leitura, planejamento da escrita, produção textual, revisão e apresentação. Grupos de alunos colaborarão entre si para revisar e aprimorar as criações textuais, fomentando um ambiente de aprendizado cooperativo e dinâmico.

  • Leitura individual e escolha de um conto como inspiração.
  • Planejamento e escrita criativa individual.
  • Revisão coletiva em grupos.
  • Seleção e preparação de uma narração em grupo.
  • Apresentação dos textos escolhidos para a turma.

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade será de 2 horas, divididas em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos irão se dedicar à leitura, escolha do conto e início da escrita criativa. Na segunda aula, ocorrerá a revisão coletiva dos textos e a preparação das apresentações.

  • Aula 1: Leitura e início da escrita criativa.
  • Aula 2: Revisão coletiva e preparação das apresentações.

Avaliação

A avaliação será baseada em critérios como criatividade, coesão e coerência textual, habilidade de interpretação do texto original, e eficácia da revisão coletiva. Além disso, será avaliada a capacidade de leitura em voz alta, considerando a fluência e a expressividade. Os alunos também serão avaliados pela habilidade de trabalhar em grupo, focando na colaboração e no respeito às ideias alheias durante o processo de revisão coletiva. Exemplos de avaliação poderiam incluir checklists de autoavaliação e avaliação pelos pares para a escrita criativa e para a revisão, assim como rubricas de avaliação para a apresentação em voz alta.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão necessários textos de contos impressos ou digitais, material de escrita como lápis, borracha e cadernos, e um espaço adequado para as apresentações das narrações. Também pode ser útil o uso de tecnologias digitais para a redação dos textos, revisão colaborativa online e pesquisas de imagens ou informações que possam inspirar a escrita criativa dos alunos.

  • Textos de contos variados (impressos ou digitais).
  • Material de escrita (lápis, borracha, cadernos).
  • Espaço adequado para apresentações.
  • Tecnologias digitais para escrita e revisão.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo