Poetas Visuais em Ação

Desenvolvida por: Ana Be… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Poesia Visual e Concreta

Nesta atividade, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental serão imersos no universo da poesia visual e concreta, onde texto e imagem se convergem para criar significados únicos. Iniciaremos com uma introdução teórica sobre o que é poesia visual e concreta, passando pela análise de exemplos que ilustrem como as palavras podem ser utilizadas para formar imagens e transmitir mensagens de forma não convencional. Posteriormente, os alunos serão incentivados a criar seus próprios poemas visuais, expressando suas ideias e sentimentos por meio da combinação de palavras, imagens, recortes de revistas, desenhos, e outros materiais artísticos. A atividade culminará em uma exposição dos trabalhos produzidos, proporcionando aos alunos a oportunidade de apreciar e discutir as diversas formas de interpretação e expressão visual presentes nos poemas da turma. Este projeto visa não apenas introduzir os alunos à poesia visual, mas também estimular a criatividade, a interpretação textual e a apreciação artística.

Objetivos de Aprendizagem

Os alunos aprenderão sobre a função social de diversos tipos de textos, incluindo a poesia visual, e como estes se apresentam em diferentes meios sociais e digitais. Também apreciarão poemas visuais e concretos, desenvolvendo a habilidade de observar os efeitos de sentido produzidos pelo formato do texto na página. Ademais, a atividade visa aprimorar a capacidade de identificar a ideia central de textos visuais, promovendo a compreensão global e estimulando a criatividade na composição de textos-poesia próprios.

  • Compreender a poesia visual e concreta como formas de expressão artística e textual.
  • Analisar e interpretar poemas visuais, identificando temas, mensagens e técnica.
  • Criar poemas visuais utilizando palavras, imagens e materiais diversos.
  • Desenvolver habilidades de compreensão e interpretação textual.
  • Estimular a criatividade e a expressão individual através da criação artística.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP01: Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
  • EF15LP17: Apreciar poemas visuais e concretos, observando efeitos de sentido criados pelo formato do texto na página, distribuição e diagramação das letras, pelas ilustrações e por outros efeitos visuais.
  • EF35LP03: Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático visa explorar a interseção entre texto e imagem na criação de poesia visual e concreta. Os alunos aprenderão sobre as origens e características da poesia visual, estudarão exemplos notáveis e serão guiados através do processo criativo de desenvolvimento de seus próprios poemas visuais. Esta abordagem integrada tem como objetivo promover um entendimento profundo não só da poesia como forma de expressão, mas também do papel das imagens na comunicação de ideias e sentimentos.

  • Introdução à poesia visual e concreta.
  • Análise de exemplos de poemas visuais.
  • Técnicas de criação de poemas visuais.
  • Criação individual de poemas visuais.
  • Preparação e realização da exposição de poemas.

Metodologia

Adotaremos a metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa' para engajar os alunos no aprendizado sobre poesia visual e concreta. Inicialmente, proporemos a análise de poemas visuais para familiarizar os alunos com a matéria. Em seguida, eles participarão de oficinas práticas, onde poderão experimentar com palavras, imagens e outros materiais na criação de seus próprios poemas. Esta abordagem prática é ideal para estimular a criatividade, a expressão individual e o pensamento crítico, ao mesmo tempo que proporciona uma aprendizagem significativa e divertida.

  • Apresentação teórica com exemplos de poesia visual.
  • Análise coletiva de poemas visuais selecionados.
  • Oficinas práticas de criação de poemas visuais.
  • Organização e montagem da exposição de poemas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de 6 aulas, cada uma com 60 minutos de duração. As duas primeiras aulas serão dedicadas à introdução e análise de poemas visuais. Nas próximas três aulas, os alunos trabalharão na criação de seus próprios poemas, com suporte contínuo e feedback dos professores. A última aula será destinada à preparação e realização da exposição dos poemas visuais criados pelos alunos.

  • Aula 1: Introdução à poesia visual e concreta.
  • Aula 2: Análise de poemas visuais.
  • Aula 3: Oficina prática - Início da criação de poemas.
  • Aula 4: Continuação da produção dos poemas visuais.
  • Aula 5: Finalização dos poemas e preparação para exposição.
  • Aula 6: Montagem e realização da exposição.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante as aulas teóricas e práticas, na qualidade criativa e técnica dos poemas visuais produzidos, e na capacidade de análise e interpretação dos textos discutidos. A exposição final dos poemas também constituirá parte essencial do processo avaliativo, onde os alunos terão a oportunidade de apresentar seus trabalhos à turma, explicando o processo criativo, as técnicas utilizadas e as mensagens que desejaram comunicar através de seus poemas. Este processo não só enfatizará os resultados individuais, mas também promoverá habilidades sociais e de comunicação entre os alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais como recortes de revistas, papel colorido, canetas, lápis de cor, cola, tesouras, além de computadores ou tablets para pesquisas de imagens e exemplos de poemas visuais online. Além disso, a sala de aula deverá ser equipada com recursos para a exposição dos poemas, como painéis de exibição ou espaço na parede disponível.

  • Recortes de revistas e jornais.
  • Papel colorido, canetas e lápis de cor.
  • Cola e tesouras.
  • Computadores ou tablets.
  • Materiais para exposição (painéis, fita adesiva, etc.).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo