Quadrinhos de Reconto

Desenvolvida por: Vilson… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Narrativas e Expressão Oral

Esta atividade, 'Quadrinhos de Reconto', é projetada para alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de desenvolver habilidades de expressão oral, escuta ativa e compreensão leitora, aliando criatividade à interpretação textual. A atividade inicia com a divisão da turma em pequenos grupos, a cada um será atribuída uma parte distinta de uma história. O desafio para os estudantes é criar quadrinhos que narrem visualmente a parte da história recebida. Para dar vida aos quadrinhos, cada grupo deve apresentá-los oralmente à classe, destacando cenas, emoções e ações dos personagens, exercitando assim, a expressão oral e a capacidade de transmitir claramente informações e sentimentos. Este exercício promove não somente a arte de contar histórias através de imagens, mas também enfatiza a importância da fala e da escuta ativa. A atividade culmina com uma sessão interativa de perguntas e respostas, permitindo esclarecimentos e garantindo a compreensão integral da narrativa. Este plano de aula não só aborda competências linguísticas essenciais, mas também encoraja a colaboração, criatividade e pensamento crítico.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade são promover a habilidade de expressão oral dos alunos, garantindo que sejam capazes de falar de maneira clara e coerente, melhorar a escuta ativa, essencial para a compreensão detalhada de textos e discursos, além de estimular a criatividade na criação dos quadrinhos. Envolver os alunos em uma tarefa que demanda interpretação textual e representação gráfica também visa reforçar a compreensão leitora, enquanto que a necessidade de apresentar e explicar seu trabalho aos outros reforça a autoconfiança e a habilidade de trabalhar em equipe.

  • Desenvolver expressão oral e clareza na comunicação.
  • Estimular a escuta ativa e a compreensão textual.
  • Fomentar criatividade no reconto de histórias por meio de quadrinhos.
  • Promover habilidades de trabalho em equipe e colaboração.
  • Reforçar a compreensão leitora e interpretação textual.

Conteúdo Programático

Dentro do escopo programático do 3º ano do Ensino Fundamental, a atividade 'Quadrinhos de Reconto' se integra ao estudo da língua portuguesa, com ênfase em leitura, escrita, oralidade, e arte visual. A construção dos quadrinhos como forma de narrativa serve como um veículo para explorar elementos da história, personagens, cenário e sequência de eventos, enquanto que a apresentação e discussão oral dos trabalhos reforçam as habilidades da fala e da escuta ativa.

  • Elementos da narrativa (personagens, cenário, sequência de eventos).
  • Expressão oral e técnicas de apresentação.
  • Escuta ativa e formulação de perguntas.
  • Criação de quadrinhos como forma de expressão artística.
  • Interpretação e reconto de histórias.

Metodologia

A metodologia ativa escolhida para esta atividade é a Aprendizagem Baseada em Jogos. Os alunos serão incentivados a participar ativamente no processo de aprendizagem através da criação e partilha de quadrinhos, utilizando materiais diversos e técnicas de expressão oral. A interação entre os alunos durante as apresentações e sessões de perguntas promoverá uma atmosfera lúdica e colaborativa, reforçando conceitos aprendidos de forma mais significativa e divertida.

  • Divisão da turma em pequenos grupos para promover colaboração.
  • Criação de quadrinhos baseados em partes de uma história.
  • Apresentação dos quadrinhos para a classe, com foco na expressão oral.
  • Sessões de perguntas e respostas para estimular a escuta ativa e a compreensão da história completa.
  • Utilização de materiais diversos para a criação dos quadrinhos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de quatro aulas de 30 minutos cada. Na primeira aula, será feita a introdução à atividade, divisão dos grupos e distribuição das partes da história. Na segunda e terceira aulas, os alunos trabalharão na criação dos quadrinhos e preparação da apresentação. A quarta aula será dedicada às apresentações dos quadrinhos e sessão de perguntas e respostas.

  • Aula 1: Introdução à atividade, divisão dos grupos e distribuição das histórias.
  • Aula 2: Criação dos quadrinhos.
  • Aula 3: Preparação das apresentações.
  • Aula 4: Apresentações e sessão de perguntas e respostas.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na clareza e coerência da expressão oral durante as apresentações, na originalidade e criatividade dos quadrinhos criados, e na capacidade de trabalho em equipe. A participação ativa durante a sessão de perguntas e respostas também será considerada, assim como o envolvimento no processo de criação. Será dada atenção especial à capacidade dos alunos de transmitir as emoções e ações dos personagens de maneira clara, refletindo a compreensão da história. A avaliação será formativa, buscando oferecer feedback construtivo que apoie o desenvolvimento contínuo dos estudantes.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade 'Quadrinhos de Reconto', serão necessários materiais simples e acessíveis, como papel, lápis, borracha, canetas hidrográficas ou lápis de cor. Recursos adicionais, como revistas antigas e tesouras, podem ser utilizados para a criação de colagens ou para adicionar elementos visuais aos quadrinhos. O uso de um quadro branco ou projetor será útil durante as apresentações para que os quadrinhos possam ser exibidos à classe.

  • Papel (A4 ou tamanho maior para os quadrinhos).
  • Lápis, borracha, canetas hidrográficas ou lápis de cor.
  • Revistas antigas, tesouras e cola (para colagens).
  • Quadro branco ou projetor (para as apresentações).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo