Nesta atividade, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental serão divididos em pequenos grupos e assumirão o papel de repórteres ambientais. O objetivo é investigar temas relevantes para a comunidade escolar, como a importância da reciclagem e a conservação de água. Cada grupo deverá planejar sua investigação, realizar pesquisas usando diferentes fontes, como livros, internet e entrevistas com membros da comunidade escolar, e organizar as informações coletadas. Com a orientação do professor, os grupos planejarão a estrutura de seus textos noticiosos, trabalhando a introdução, desenvolvimento e conclusão da matéria. Este projeto promoverá habilidades de pesquisa, organização de informação e escrita jornalística. A culminância da atividade será a publicação dos textos em um jornalzinho escolar, seja em formato digital ou impresso, permitindo que os alunos compartilhem suas descobertas com toda a escola.
O principal objetivo desta atividade é engajar os alunos na prática de pesquisa, redação, e critérios jornalísticos, introduzindo conceitos básicos de responsabilidade ambiental. Deseja-se também fomentar habilidades de leitura crítica, a capacidade de buscar e organizar informações de diversas fontes, e a prática da escrita com objetividade e clareza. Ao assumir o papel de repórteres, espera-se que os alunos desenvolvam a competência de relatar fatos de maneira precisa, além de perceber a importância de suas vozes na promoção de mudanças positivas na comunidade escolar.
Este plano de aula abordará conceitos fundamentais de jornalismo e responsabilidade ambiental. Os alunos aprenderão a identificar, pesquisar e reportar sobre questões relacionadas ao meio ambiente de maneira etica e responsavel. Eles serão introduzidos às etapas de produção de uma notícia, desde a pesquisa inicial até a publicação, enfatizando a importância da verificação de fatos e fontes confiáveis. Além disso, discutirá a relevância das questões ambientais para a comunidade escolar e formas práticas de contribuição.
Esta atividade será guiada pelas metodologias ativas de ensino, incentivando a participação ativa dos alunos. A metodologia de 'mão-na-massa' será aplicada na pesquisa de campo e coleta de informações. Rodas de debate ajudarão a aprofundar a compreensão dos temas e articular argumentos. A sala de aula invertida será utilizada para revisar os conceitos de jornalismo e meio ambiente, permitindo que a aula presencial se concentre nas discussões e no processo criativo. A aprendizagem baseada em jogos será incorporada através de atividades lúdicas que simulem a correria no fechamento de uma notícia, estimulando a agilidade e a criatividade dos pequenos repórteres.
A atividade será dividida em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, será feita a divisão dos grupos, escolha dos temas e planejamento das pesquisas. Haverá também um momento de aprendizado sobre a escrita de notícias. Na segunda aula, os alunos realizarão a escrita, revisão e edição final dos textos, preparando-os para publicação.
A avaliação será baseada na participação ativa em todas as etapas da atividade, qualidade da pesquisa realizada, clareza e objetividade na escrita do texto jornalístico e no cumprimento das normas jornalísticas aprendidas. Será considerado também o trabalho em equipe, a capacidade de absorver e aplicar feedbacks na revisão dos textos, e a criatividade na apresentação das soluções para os problemas ambientais investigados. A avaliação formativa ocorrerá durante as rodadas de feedback, enquanto a avaliação somativa será feita a partir dos textos finais publicados.
Para a execução dessa atividade, serão necessários materiais como computadores ou tablets com acesso à internet para a pesquisa, livros e outros recursos bibliográficos sobre meio ambiente e jornalismo, além de uma sala de aula adequada para rodas de debate e trabalho em grupo. Materiais para anotação como cadernos, canetas e gravadores de voz (ou smartphones com essa função) para as entrevistas também serão essenciais.
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