Repórteres Mirins na Ação

Desenvolvida por: Carla … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Consciência Ambiental

Nesta atividade, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental serão divididos em pequenos grupos e assumirão o papel de repórteres ambientais. O objetivo é investigar temas relevantes para a comunidade escolar, como a importância da reciclagem e a conservação de água. Cada grupo deverá planejar sua investigação, realizar pesquisas usando diferentes fontes, como livros, internet e entrevistas com membros da comunidade escolar, e organizar as informações coletadas. Com a orientação do professor, os grupos planejarão a estrutura de seus textos noticiosos, trabalhando a introdução, desenvolvimento e conclusão da matéria. Este projeto promoverá habilidades de pesquisa, organização de informação e escrita jornalística. A culminância da atividade será a publicação dos textos em um jornalzinho escolar, seja em formato digital ou impresso, permitindo que os alunos compartilhem suas descobertas com toda a escola.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é engajar os alunos na prática de pesquisa, redação, e critérios jornalísticos, introduzindo conceitos básicos de responsabilidade ambiental. Deseja-se também fomentar habilidades de leitura crítica, a capacidade de buscar e organizar informações de diversas fontes, e a prática da escrita com objetividade e clareza. Ao assumir o papel de repórteres, espera-se que os alunos desenvolvam a competência de relatar fatos de maneira precisa, além de perceber a importância de suas vozes na promoção de mudanças positivas na comunidade escolar.

  • Entender a importância de temas ambientais como a reciclagem e a conservação de água.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e coleta de informações de diversas fontes.
  • Praticar a escrita jornalística, organizando as informações de forma clara e objetiva.
  • Promover a habilidade de trabalho em equipe e a prática de dar e receber feedbacks construtivos.

Conteúdo Programático

Este plano de aula abordará conceitos fundamentais de jornalismo e responsabilidade ambiental. Os alunos aprenderão a identificar, pesquisar e reportar sobre questões relacionadas ao meio ambiente de maneira etica e responsavel. Eles serão introduzidos às etapas de produção de uma notícia, desde a pesquisa inicial até a publicação, enfatizando a importância da verificação de fatos e fontes confiáveis. Além disso, discutirá a relevância das questões ambientais para a comunidade escolar e formas práticas de contribuição.

  • Conceitos básicos de jornalismo: papel do jornalista, fontes de informação, etapas de produção de uma notícia.
  • Importância da reciclagem e conservação de água para o meio ambiente.
  • Técnicas de pesquisa e entrevista.
  • Estruturação de textos noticiosos: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Metodologia

Esta atividade será guiada pelas metodologias ativas de ensino, incentivando a participação ativa dos alunos. A metodologia de 'mão-na-massa' será aplicada na pesquisa de campo e coleta de informações. Rodas de debate ajudarão a aprofundar a compreensão dos temas e articular argumentos. A sala de aula invertida será utilizada para revisar os conceitos de jornalismo e meio ambiente, permitindo que a aula presencial se concentre nas discussões e no processo criativo. A aprendizagem baseada em jogos será incorporada através de atividades lúdicas que simulem a correria no fechamento de uma notícia, estimulando a agilidade e a criatividade dos pequenos repórteres.

  • Mão-na-massa: Pesquisa de campo, coleta de dados e entrevistas.
  • Roda de debate: Discussões em grupo sobre temas ambientais e ética jornalística.
  • Sala de Aula Invertida: Revisão prévia do material teórico para aproveitar melhor as aulas práticas.
  • Aprendizagem Baseada em Jogos: Simulações e jogos relacionados ao jornalismo e meio ambiente.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, será feita a divisão dos grupos, escolha dos temas e planejamento das pesquisas. Haverá também um momento de aprendizado sobre a escrita de notícias. Na segunda aula, os alunos realizarão a escrita, revisão e edição final dos textos, preparando-os para publicação.

  • Aula 1: Introdução ao jornalismo ambiental, divisão de grupos, escolha dos temas e planejamento das investigações.
  • Aula 2: Escrita, revisão e edição dos textos para o jornalzinho.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa em todas as etapas da atividade, qualidade da pesquisa realizada, clareza e objetividade na escrita do texto jornalístico e no cumprimento das normas jornalísticas aprendidas. Será considerado também o trabalho em equipe, a capacidade de absorver e aplicar feedbacks na revisão dos textos, e a criatividade na apresentação das soluções para os problemas ambientais investigados. A avaliação formativa ocorrerá durante as rodadas de feedback, enquanto a avaliação somativa será feita a partir dos textos finais publicados.

Materiais e ferramentas:

Para a execução dessa atividade, serão necessários materiais como computadores ou tablets com acesso à internet para a pesquisa, livros e outros recursos bibliográficos sobre meio ambiente e jornalismo, além de uma sala de aula adequada para rodas de debate e trabalho em grupo. Materiais para anotação como cadernos, canetas e gravadores de voz (ou smartphones com essa função) para as entrevistas também serão essenciais.

  • Computadores ou tablets com acesso à internet.
  • Livros e recursos bibliográficos sobre meio ambiente e jornalismo.
  • Materiais de anotação: cadernos, canetas.
  • Gravadores de voz ou smartphones.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo