Role-Playing: Os Amigos em Cena

Desenvolvida por: Sonia … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: [Língua Portuguesa]
Temática: [Dramatização e Comunicação Oral]

A atividade Role-Playing: Os Amigos em Cena visa envolver os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental em uma dramatização baseada em um texto sobre amigos brincando no parquinho. Essa atividade permitirá que os alunos explorem diversos aspectos da comunicação oral através da improvisação de diálogos e situações. Divididos em grupos, eles representarão personagens que devem solicitar informações, relatar experiências e apresentar opiniões, desenvolvendo assim suas habilidades comunicativas e de compreensão. Após a encenação, ocorrerá uma discussão onde cada grupo poderá analisar a ideia central do texto original e como suas dramatizações se correlacionaram diversas interpretações dessa narrativa.

Objetivos de Aprendizagem

O principal propósito dos objetivos de aprendizagem desta aula é desenvolver a capacidade dos alunos de identificar as finalidades da interação oral em contextos comunicativos variados e compreender a ideia central de um texto, extrapolando suas leituras para aplicações práticas por meio da dramatização. Esta prática auxilia os alunos na construção de habilidades de comunicação, essenciais para a troca interpessoal efetiva dentro e fora da sala de aula.

  • Desenvolver a capacidade de improvisação através de dramatizações.
  • Explorar diferentes intenções comunicativas.
  • Refletir sobre o papel da comunicação oral.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP13: Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.).
  • EF35LP03: Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade é projetado para oferecer oportunidades práticas de desenvolvimento de habilidades interpretativas e verbais, enquanto promove a análise e o reconhecimento das ideias principais em narrativas orais. As atividades permitirão aos alunos se engajarem em um aprendizado experiencial, aumentando a capacidade de aplicar o que foi aprendido em situações comunicativas reais.

  • Dramatização de textos.
  • Interpretação de diálogos.
  • Análise do conteúdo do texto.

Metodologia

A metodologia da atividade inclui a divisão em grupos para assegurar a participação ativa de todos os alunos. O modelo de ensino colaborativo promove a aprendizagem através da prática e fomenta a troca de ideias e reflexões em grupo. Esta abordagem se baseia em metodologias ativas que permitem aos alunos aprender fazendo, o que é essencial para o desenvolvimento cognitivo nessa faixa etária.

  • Divisão dos alunos em grupos.
  • Leitura e discussão do texto base.
  • Encenação através de role-playing.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade é estruturado para otimizar o tempo e o envolvimento dos alunos ao longo de duas sessões de aula, focando tanto na preparação quanto na execução da dramatização, seguidas por uma reflexão e discussão enriquecedora. Este formato dual permite uma abordagem completa e suave da atividade educacional.

  • Aula 1: Apresentação do texto, divisão de grupos e preparação para dramatização.
  • Aula 1.5: Encenação dos grupos e discussão sobre a ideia central do texto.

Avaliação

A avaliação dos estudantes será dividida em duas partes: a observação da participação durante a atividade e a análise da discussão em grupo. Durante a dramatização, o professor avaliará o envolvimento, a criatividade e a capacidade de comunicação de cada aluno. Já na discussão, o foco será a compreensão da ideia central do texto e a maneira como cada grupo reflete sobre suas interpretações. Exemplos incluem o uso de rubricas para pontuar a clareza das falas, a habilidade de se expressar oralmente e a cooperação dentro dos grupos.

Materiais e ferramentas:

Os materiais e recursos necessários para a atividade incluem tanto recursos físicos, como espaço adequado para as dramatizações, quanto recursos educacionais que suportem cada etapa da atividade. Essa seleção de recursos visa criar um ambiente imersivo que estimulam a imaginação e a expressividade dos alunos nas dramatizações.

  • Texto base para dramatização.
  • Espaço para encenação com área de movimento.
  • Materiais de vestuário simples para caracterização.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo