Esta atividade é desenhada para estimular a aprendizagem dos dígrafos lh, nh e ch de maneira lúdica e interativa, envolvendo teatro e expressão oral. Como preparação, os alunos inicialmente terão a tarefa de pesquisar e assistir peças de teatro ou histórias infantis repletas desses dígrafos, identificando e listando as palavras encontradas. Em sala de aula, cada aluno, ou grupo de alunos caso prefiram trabalhar em duplas ou trios, escolherá uma palavra de sua lista para criar uma pequena cena ou diálogo. O objetivo da atividade é representar essa palavra escolhida teatralmente. Após um tempo dedicado aos ensaios, cada grupo fará sua apresentação para a classe, que terá o desafio de adivinhar qual palavra com dígrafo foi representada. A atividade incentiva a pesquisa, criatividade, colaboração entre os alunos e a expressividade, enquanto reforça o aprendizado dos dígrafos de forma divertida e engajadora.
O objetivo desta atividade é levar os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental a reconhecer, ler e escrever corretamente palavras contendo os dígrafos lh, nh e ch, por meio de uma abordagem prática e divertida. Almeja-se estimular a criatividade dos alunos ao criar e representar cenas, aumentar a sua capacidade de colaboração ao trabalhar em grupos, e melhorar a fluência e expressão oral no decorrer das apresentações. A iniciativa visa ampliar o vocabulário e a compreensão dos alunos, enquanto engrandece sua capacidade de associação entre palavras e fonemas, essencial para o domínio da língua escrita e oral.
O conteúdo programático desta atividade está focado no estudo e aplicação prática dos dígrafos lh, nh e ch. O ensino desses elementos fonéticos é crucial na etapa inicial da formação dos alunos, pois contribui significativamente para a correta escrita e leitura de palavras, essencial para a fluência em língua portuguesa. Através de uma metodologia ativa e participativa, os estudantes serão incentivados a explorar o uso desses dígrafos em diferentes contextos, enriquecendo sua aprendizagem de maneira significativa e duradoura.
Adotando a metodologia ativa da Sala de Aula Invertida, os alunos serão encorajados a se envolverem na tarefa de pesquisa e identificação de palavras com os dígrafos lh, nh, ch fora do ambiente escolar como preparação. Dentro da sala de aula, essa preparação prévia se transforma na base para atividades mais interativas e práticas. Os estudantes, utilizando as palavras selecionadas, irão colaborar em pequenos grupos para criar e ensaiar cenas ou diálogos. Esse método promove aprendizagem ativa, onde os alunos são os protagonistas do processo educativo, estimulando maior interesse, participação e retenção de conhecimento.
A atividade será executada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a apresentação do projeto e das metas de aprendizagem, seguida da organização dos alunos em grupos e início da criação das cenas. A segunda aula será dedicada à finalização dos ensaios e à realização das apresentações para a turma.
A avaliação desta atividade será formativa e baseada principalmente na participação e engajamento dos alunos durante todas as fases do projeto. Isso inclui a diligência na tarefa de pesquisa prévia, a criatividade e colaboração na criação das cenas, o esforço na preparação das apresentações e a capacidade de trabalhar em conjunto. Além disso, será avaliada a habilidade de identificar corretamente o uso dos dígrafos nas palavras durante as apresentações. Será incentivado um ambiente de apoio e feedback construtivo após cada apresentação, permitindo a reflexão e o crescimento contínuo dos alunos.
Para a realização desta atividade serão necessários recursos tais como acesso à internet para a pesquisa de materiais audiovisuais, espaço adequado na sala de aula para as apresentações, materiais de escrita para a elaboração das cenas e possivelmente alguns adereços simples ou figurinos para as apresentações teatrais. O emprego de recursos audiovisuais, como o projetor, pode enriquecer a experiência ao permitir a visualização de exemplos de peças teatrais que utilizem as palavras com dígrafos.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula