Um Dia na Vida: Criando Histórias Ilustradas

Desenvolvida por: Vívian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção Textual e Ilustração

Esta atividade pedagógica visa estimular a criatividade, a escrita e as habilidades artísticas dos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. Os estudantes serão desafiados a imaginar e criar um personagem original, podendo ser um humano, um animal ou até mesmo um objeto animado, e narrar um dia na vida desse personagem. Iniciarão fazendo um rascunho, listando características principais e planejando a estrutura narrativa da história. A atividade dará ênfase à aplicação correta da pontuação, concordância e ortografia. Posteriormente, os alunos ilustrarão suas histórias, combinando texto com imagens, para então apresentá-las à turma. Este processo criativo culminará na produção de um livro ilustrado coletivo, enriquecendo a experiência de aprendizagem através da colaboração e da expressão individual. A metodologia ativa 'Mão-na-massa' será empregada para engajar os alunos totalmente no processo de aprendizado.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é desenvolver a capacidade dos alunos de criar narrativas coerentes e criativas, aplicando corretamente os conceitos gramaticais como pontuação, concordância e ortografia. Além disso, busca-se fomentar a expressão artística através da ilustração, permitindo que os estudantes explorem diferentes maneiras de contar histórias. Espera-se também que, ao longo do processo, os alunos aprimorem suas habilidades de planejamento e organização de ideias, bem como de apresentação oral. O trabalho colaborativo para a compilação das histórias em um livro de classe visa promover a apreciação da diversidade de pensamento e a valorização do trabalho em equipe.

  • Desenvolver habilidades narrativas e criativas.
  • Aplicar as regras de gramática, pontuação e ortografia.
  • Explorar a expressão artística por meio da ilustração.
  • Melhorar habilidades de planejamento e organização.
  • Fomentar a apresentação oral e o trabalho colaborativo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF03LP25: Planejar e produzir textos para apresentar resultados de observações e de pesquisas em fontes de informações, incluindo, quando pertinente, imagens, diagramas e gráficos ou tabelas simples, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
  • EF35LP07: Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.

Conteúdo Programático

Os conteúdos programáticos serão abordados de maneira interdisciplinar, envolvendo a prática da escrita criativa, o estudo de elementos gramaticais e a expressão através da arte. A narrativa escrita permitirá que os alunos apliquem conhecimentos de gramática e ortografia de forma significativa, enquanto a ilustração das histórias introduzirá conceitos básicos de artes visuais. A apresentação dos trabalhos estimula competências orais e o aprendizado cooperativo.

  • Criação de personagens e desenvolvimento de histórias.
  • Aplicação de regras de gramática, concordância e ortografia.
  • Técnicas básicas de ilustração e composição visual.
  • Preparação e apresentação oral de trabalhos.
  • Produção colaborativa de um livro de classe.

Metodologia

Adotando a metodologia 'Mão-na-massa', esta atividade promoverá um ambiente de aprendizado interativo e participativo. Os alunos serão encorajados a colocar em prática seus conhecimentos a partir de tarefas práticas de escrita e ilustração. Este enfoque permite a exploração livre das ideias, facilitando a aprendizagem ativa e significativa. Serão propostas discussões em grupos pequenos para a troca de ideias e revisões coletivas, estimulando a colaboração e a melhoria contínua dos trabalhos.

  • Sessões de brainstorming para criação de personagens.
  • Atividades práticas de escrita criativa.
  • Oficinas de ilustração.
  • Revisões coletivas de texto e arte.
  • Montagem colaborativa de um livro.

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total será de 13 horas, divididas em 4 aulas de aproximadamente 180 minutos cada. Esta estrutura permitirá abordar cada fase do processo criativo de maneira aprofundada, desde a concepção até a apresentação final das histórias.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e brainstorming de personagens.
  • Aula 2: Desenvolvimento da narrativa e início das ilustrações.
  • Aula 3: Continuação das ilustrações e revisão dos textos.
  • Aula 4: Finalização das histórias e preparo para apresentação e compilação do livro da classe.

Avaliação

A avaliação se dará de forma contínua e formativa, observando o envolvimento dos alunos nas diferentes etapas da atividade. Serão considerados os aspectos criativos, a aplicação correta da gramática e ortografia, a qualidade das ilustrações e a capacidade de trabalhar em equipe. A apresentação do trabalho final será oportunidade para avaliar as competências orais e a habilidade de síntese e organização das ideias. Exemplos específicos de critérios incluem a originalidade da história, a clareza da narrativa, o uso efetivo de elementos visuais para complementar o texto e a colaboração na produção do livro coletivo.

Materiais e ferramentas:

Para o suporte à atividade, serão necessários materiais de escrita, como papéis, lápis, borrachas e canetas coloridas, além de recursos para ilustração, tais como lápis de cor, giz de cera e tintas. Acesso a computadores e impressoras pode ser útil para a redação final de textos e a impressão de imagens. Para a compilação do livro, são recomendados materiais para encadernação. A presença de livros e outros materiais impressos com exemplos de narrativas ilustradas servirá como inspiração para os alunos.

  • Materiais de escrita (papéis, lápis, borrachas, canetas).
  • Materiais de ilustração (lápis de cor, giz de cera, tintas).
  • Equipamentos de informática (computadores, impressoras).
  • Materiais para encadernação.
  • Livros e materiais impressos para inspiração.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo