Viagem ao Mundo dos Livros

Desenvolvida por: Maria … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura e Compreensão de Textos

Esta atividade tem como objetivo promover a autonomia dos alunos no processo de aprendizagem da leitura, por meio da metodologia ativa 'Sala de Aula Invertida'. Os alunos deverão, como tarefa de casa, selecionar um trecho de um livro de sua preferência, preparar uma breve apresentação sobre o autor, o gênero literário e explicar o motivo da sua escolha. Durante a aula, cada aluno terá a oportunidade de compartilhar sua seleção, lendo o trecho escolhido e discutindo suas impressões sobre a história com os colegas. Esta abordagem visa não apenas ao desenvolvimento do hábito de leitura, mas também ao respeito pelas diferentes preferências literárias, incentivando a compreensão da diversidade de gêneros e estilos de escrita, e como eles podem evocar variadas sensações e imagens mentais, mesmo na ausência de ilustrações.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito desta atividade é estimular nos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental o prazer pela leitura, a compreensão leitora e a capacidade de expressar suas ideias e sentimentos a respeito do que leram. Busca-se desenvolver habilidades de leitura crítica, fomentar a autonomia do estudante na escolha de suas leituras e a habilidade de compartilhar suas experiências literárias, promovendo assim um ambiente de aprendizado colaborativo e inclusivo, que respeite as escolhas individuais e incentive a descoberta de novos gêneros e autores.

  • Desenvolver o hábito e o prazer pela leitura entre os alunos
  • Promover a autonomia dos alunos na escolha de suas leituras
  • Fomentar a capacidade de análise crítica e interpretação de textos literários
  • Estimular a oralidade, através da apresentação das escolhas literárias
  • Valorizar a diversidade literária e respeitar as preferências individuais

Habilidades Específicas BNCC

  • EF03LP11: Ler e compreender, com autonomia, textos injuntivos instrucionais (receitas, instruções de montagem etc.), com a estrutura própria desses textos (verbos imperativos, indicação de passos a ser seguidos) e mesclando palavras, imagens e recursos gráfico- visuais, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
  • EF35LP04: Inferir informações implícitas nos textos lidos.
  • EF35LP21: Ler e compreender, de forma autônoma, textos literários de diferentes gêneros e extensões, inclusive aqueles sem ilustrações, estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático inclui o estudo de gêneros literários, a análise de elementos da narrativa (como personagem, tempo, espaço e narrador), além de conceitos básicos sobre autor e obra. A atividade proporciona a prática de leitura e interpretação de textos literários, e o desenvolvimento de habilidades de comunicação oral e escrita, ao preparar e compartilhar impressões sobre as leituras.

  • Gêneros literários e suas características
  • Elementos da narrativa
  • Noções básicas sobre autores e obras
  • Práticas de leitura e interpretação de textos
  • Comunicação oral e compartilhamento de experiências literárias

Metodologia

A metodologia 'Sala de Aula Invertida' será empregada, onde o aluno é o protagonista de seu aprendizado, realizando a leitura e preparação em casa e trazendo para a sala de aula suas descobertas e impressões. A aula será dividida em momentos de apresentação individual, seguidos de debates coletivos sobre as obras apresentadas, estimulando a troca de experiências e a construção da aprendizagem de forma colaborativa. Será dado espaço para que todos os alunos possam expressar suas ideias e sentimentos em relação ao que foi lido.

  • Preparação de leitura em casa
  • Apresentações individuais na sala de aula
  • Debates e discussões em grupo sobre as obras
  • Troca de experiências literárias entre os alunos
  • Reflexão coletiva sobre diversidade literária e preferências de leitura

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em dois encontros de 60 minutos cada. No primeiro encontro, será introduzida a atividade e discutida a importância da leitura. No segundo encontro, os alunos apresentarão as suas leituras e as impressões que tiveram, seguido de uma reflexão coletiva sobre a experiência.

  • Aula 1: Introdução à atividade e discussão sobre a importância da leitura
  • Aula 2: Apresentações dos alunos e reflexão coletiva sobre as leituras

Avaliação

A avaliação será formativa e baseada na participação ativa dos alunos durante as apresentações e discussões em classe. Será considerado o empenho na seleção do trecho do livro, a clareza e a profundidade da apresentação do autor, do gênero literário e do motivo da escolha, além da capacidade de expressar suas impressões sobre a leitura. A avaliação também levará em conta a participação nas discussões, demonstrando respeito pelas opiniões alheias e contribuindo para a construção do conhecimento coletivo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários livros ou textos digitais escolhidos pelos próprios alunos, quadro branco ou flip chart para as anotações durante as apresentações e discussões, além de acesso à internet para pesquisas adicionais sobre os autores ou gêneros literários, caso necessário.

  • Livros ou textos digitais escolhidos pelos alunos
  • Quadro branco ou flip chart
  • Acesso à internet para pesquisas adicionais

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo