Esta atividade tem como objetivo promover a autonomia dos alunos no processo de aprendizagem da leitura, por meio da metodologia ativa 'Sala de Aula Invertida'. Os alunos deverão, como tarefa de casa, selecionar um trecho de um livro de sua preferência, preparar uma breve apresentação sobre o autor, o gênero literário e explicar o motivo da sua escolha. Durante a aula, cada aluno terá a oportunidade de compartilhar sua seleção, lendo o trecho escolhido e discutindo suas impressões sobre a história com os colegas. Esta abordagem visa não apenas ao desenvolvimento do hábito de leitura, mas também ao respeito pelas diferentes preferências literárias, incentivando a compreensão da diversidade de gêneros e estilos de escrita, e como eles podem evocar variadas sensações e imagens mentais, mesmo na ausência de ilustrações.
O propósito desta atividade é estimular nos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental o prazer pela leitura, a compreensão leitora e a capacidade de expressar suas ideias e sentimentos a respeito do que leram. Busca-se desenvolver habilidades de leitura crítica, fomentar a autonomia do estudante na escolha de suas leituras e a habilidade de compartilhar suas experiências literárias, promovendo assim um ambiente de aprendizado colaborativo e inclusivo, que respeite as escolhas individuais e incentive a descoberta de novos gêneros e autores.
O conteúdo programático inclui o estudo de gêneros literários, a análise de elementos da narrativa (como personagem, tempo, espaço e narrador), além de conceitos básicos sobre autor e obra. A atividade proporciona a prática de leitura e interpretação de textos literários, e o desenvolvimento de habilidades de comunicação oral e escrita, ao preparar e compartilhar impressões sobre as leituras.
A metodologia 'Sala de Aula Invertida' será empregada, onde o aluno é o protagonista de seu aprendizado, realizando a leitura e preparação em casa e trazendo para a sala de aula suas descobertas e impressões. A aula será dividida em momentos de apresentação individual, seguidos de debates coletivos sobre as obras apresentadas, estimulando a troca de experiências e a construção da aprendizagem de forma colaborativa. Será dado espaço para que todos os alunos possam expressar suas ideias e sentimentos em relação ao que foi lido.
A atividade será realizada em dois encontros de 60 minutos cada. No primeiro encontro, será introduzida a atividade e discutida a importância da leitura. No segundo encontro, os alunos apresentarão as suas leituras e as impressões que tiveram, seguido de uma reflexão coletiva sobre a experiência.
A avaliação será formativa e baseada na participação ativa dos alunos durante as apresentações e discussões em classe. Será considerado o empenho na seleção do trecho do livro, a clareza e a profundidade da apresentação do autor, do gênero literário e do motivo da escolha, além da capacidade de expressar suas impressões sobre a leitura. A avaliação também levará em conta a participação nas discussões, demonstrando respeito pelas opiniões alheias e contribuindo para a construção do conhecimento coletivo.
Para a realização desta atividade serão necessários livros ou textos digitais escolhidos pelos próprios alunos, quadro branco ou flip chart para as anotações durante as apresentações e discussões, além de acesso à internet para pesquisas adicionais sobre os autores ou gêneros literários, caso necessário.
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