Viagem no Tempo com Palavras

Desenvolvida por: Silver… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa e História
Temática: Biografias e contribuições históricas

A atividade 'Viagem no Tempo com Palavras' incorpora o estudo de personalidades importantes através da leitura de textos históricos ou biografias, visando engajar os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental na exploração de contextos históricos, contribuições relevantes à sociedade, e o vocabulário específico apresentado nos textos. Após a leitura pelo professor, os alunos participarão de uma discussão guiada para aprofundar o entendimento do material. Utilizando a metodologia ativa da Sala de Aula Invertida, os estudantes serão incentivados a criar pequenas histórias ou diálogos imaginativos, representando um encontro fictício com a personalidade estudada, incorporando as palavras-chave e conceitos discutidos. Essas criações serão apresentadas e compartilhadas na aula seguinte, onde uma Roda de Debate será organizada para discutir as várias perspectivas e a criatividade expressa pelos alunos em suas histórias. O objetivo é não apenas fixar o conhecimento histórico e expandir o vocabulário, mas também desenvolver habilidades de expressão escrita e oral, além de fomentar a criatividade e a capacidade de argumentação dos alunos.

Objetivos de Aprendizagem

O foco da 'Viagem no Tempo com Palavras' reside em facilitar o aprendizado interdisciplinar, combinando Língua Portuguesa com História, de forma a promover uma compreensão ampla sobre figuras históricas e seus impactos na sociedade. Visa-se desenvolver habilidades de leitura, compreensão, escrita criativa e oralidade, além de instigar a curiosidade intelectual dos estudantes sobre o passado. Os alunos serão capacitados a identificar e utilizar vocábulos específicos de maneira contextualizada, bem como aprimorar sua capacidade de colaboração e de debate construtivo, respeitando diversas opiniões e incentivando o pensamento crítico.

  • Explorar o contexto histórico de personalidades relevantes através de textos.
  • Desenvolver habilidades de leitura e compreensão textual.
  • Fomentar a escrita criativa e a expressão oral.
  • Expandir o vocabulário e a capacidade de usar palavras-chave contextualizadas.
  • Incentivar o respeito por diversas perspectivas e argumentação crítica.

Habilidades Específicas BNCC

  • code": EF15LP07
  • description": Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital.

Conteúdo Programático

A atividade contempla o estudo aprofundado de figuras históricas através de biografias e textos, integrando conhecimentos de Língua Portuguesa e História. Este enfoque interdisciplinar permite aos alunos não apenas aprender sobre eventos e personalidades significativas, mas também desenvolver habilidades linguísticas e de expressão individual e coletiva. Ao mobilizar os estudantes na criação de diálogos criativos e na participação ativa em debates, promove-se uma educação holística que valoriza o pensamento crítico e a criatividade.

  • Leitura e análise de textos históricos e biografias.
  • Discussão guiada sobre contribuições históricas de personalidades estudadas.
  • Criação de histórias ou diálogos usando palavras-chave do texto.
  • Técnicas de escrita criativa e expressão oral.
  • Organização e participação em Roda de Debate.

Metodologia

A metodologia proposta para a atividade combina leituras dirigidas, discussões em grupo e exercícios de escrita criativa, utilizando abordagens como a Sala de Aula Invertida e a Roda de Debate. Ao iniciar com uma atividade de leitura compartilhada, seguida de discussão para o esclarecimento de dúvidas e aprofundamento do entendimento, cria-se um ambiente propício ao engajamento e à aprendizagem ativa. A etapa subsequente de criação literária permite que os alunos coloquem em prática o conhecimento adquirido, enquanto a Roda de Debate amplia a dimensão crítica e reflexiva da aprendizagem, valorizando a diversidade de interpretações e o desenvolvimento de habilidades de argumentação.

  • Leitura coletiva de textos históricos/biográficos.
  • Discussão guiada para exploração do conteúdo.
  • Criação individual ou em grupos de histórias/diálogos.
  • Compartilhamento das criações em sala seguido por Roda de Debate.
  • Uso de recursos visuais e digitais para apoio.

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade está planejada para ser realizada em uma aula única de 60 minutos. Inicialmente, serão dedicados 15 min para a leitura e discussão do texto escolhido pelo professor. Em seguida, 20 min serão alocados para a fase de criação das histórias ou diálogos pelos alunos, seja individualmente ou em pequenos grupos. Os 20 minutos finais serão reservados para o compartilhamento das criações e a condução da Roda de Debate, permitindo uma interação rica e a troca de perspectivas entre os estudantes.

  • Aula 1: Leitura e discussão do texto; criação de histórias/diálogos; Roda de Debate.

Avaliação

A avaliação desta atividade se dará por meio da observação e análise dos professores sobre o engajamento e participação dos alunos em todas as fases: leitura e compreensão do texto, criação das histórias ou diálogos e contribuição para a Roda de Debate. Será considerada a criatividade, uso adequado do vocabulário, capacidade de trabalhar em grupo e respeito pelas ideias dos colegas. A avaliação buscará valorizar o processo de aprendizagem, em vez de apenas os produtos finais, reconhecendo o esforço, a melhoria e a participação ativa dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão necessários materiais como texto histórico ou biografia impressa ou digital, quadro branco ou digital para anotações do grupo, materiais de desenho e escrita para a criação das histórias ou diálogos, e recursos tecnológicos, como tablets ou computadores, caso as histórias sejam digitais. A atividade também poderá se beneficiar do uso de softwares de apresentação para compartilhar as criações dos alunos durante a Roda de Debate.

  • Textos históricos ou biografias (impressos ou digitais).
  • Quadro branco ou digital e marcadores.
  • Materiais de desenho e escrita.
  • Tablets ou computadores (para versões digitais das histórias).
  • Software de apresentação (para a Roda de Debate).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo