A Hora do Contador de Histórias

Desenvolvida por: Joanil… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Oralidade e Narração

A atividade 'A Hora do Contador de Histórias' visa estimular a habilidade dos alunos de criar e contar histórias de maneira fluente e envolvente. No início, os alunos aprenderão técnicas de oralidade e narração em uma aula expositiva, proporcionando uma base sólida de conhecimento para o desenvolvimento das atividades subsequentes. As aulas seguintes se concentrarão na criação e prática das próprias histórias dos alunos, que serão desenvolvidas com colaboração entre colegas, permitindo a troca de ideias e aprimoramento das técnicas narrativas. A culminação desse processo será uma apresentação na qual os alunos contarão suas histórias para a turma, utilizando elementos multissemióticos, como imagens e sons, para enriquecer sua narrativa. Esta atividade não apenas promove o desenvolvimento de habilidades linguísticas e oratórias, mas também incentiva a criatividade e a confiança dos alunos em expressar suas ideias de forma estruturada.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo de aprendizagem desta atividade é ampliar as capacidades de expressão oral e narrativa dos alunos, integrando habilidades de planejamento, estruturação e apresentação de histórias. Ao envolver os alunos em um ciclo completo de criação e apresentação de narrativas, visa-se desenvolver competências que lhes permitam comunicar de maneira clara e envolvente, utilizando recursos multissemióticos para enriquecer sua narrativa. Além disso, o trabalho colaborativo entre os alunos durante o processo de criação das histórias assegura oportunidades para a prática de habilidades sociais essenciais, como o trabalho em equipe e a negociação de ideias. Este enfoque integrado ajuda os alunos a se tornarem contadores de histórias competentes, capazes de capturar a atenção do público e transmitir mensagens de maneira eficaz.

  • Desenvolver habilidades oratórias e narrativas.
  • Utilizar recursos multissemióticos em apresentações.
  • Incentivar a criatividade e expressão individual e coletiva.
  • Promover trabalho colaborativo e habilidades sociais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF35LP20: Expor trabalhos ou pesquisas escolares, em sala de aula, com apoio de recursos multissemióticos (imagens, diagrama, tabelas etc.), orientando-se por roteiro escrito, planejando o tempo de fala e adequando a linguagem à situação comunicativa.

Conteúdo Programático

No que se refere ao conteúdo programático, esta atividade abrange elementos cruciais das áreas de Linguagem e Comunicação, focando principalmente na oralidade e narrativa. Os alunos irão explorar diferentes estratégias de narração, desde o planejamento de suas histórias até a apresentação final. O reconhecimento e o uso adequado de diferentes recursos multissemióticos farão parte do currículo, incentivando os alunos a compreenderem como essas ferramentas podem ser usadas para aprimorar a comunicação e tornar a narração mais envolvente. Além disso, os alunos serão incentivados a refletirem criticamente sobre suas narrativas, desenvolvendo a capacidade de fornecer e receber feedback construtivo. Esta programação robusta garante que as várias facetas da contaçã> de histórias sejam abordadas, proporcionando uma base sólida para o desenvolvimento de competências comunicativas e sociais.

  • Técnicas de oralidade e narração.
  • Planejamento e estruturação de histórias.
  • Utilização de recursos multissemióticos.
  • Feedback e aprimoramento colaborativo

Metodologia

A metodologia empregada nesta atividade centra-se no uso de abordagens ativas e colaborativas que incentivam a participação e o engajamento dos alunos ao longo do processo de aprendizagem. Começando com uma aula expositiva, onde os fundamentos da narração são introduzidos, os alunos têm a oportunidade de entender as técnicas básicas e a utilização de elementos multissemióticos. Nas próximas aulas, o foco será interativo e prático, com os alunos trabalhando em grupos para criar suas histórias. Este método promove um ambiente de aprendizagem colaborativa, onde os alunos podem trocar ideias e receber feedback construtivo de seus pares. A culminação da atividade em apresentações vivas de narrativas impulsiona os alunos a aplicar o que aprenderam em um contexto autêntico, promovendo a autoexpressão e a autoconfiança.

  • Aula expositiva para introdução de técnicas.
  • Trabalho colaborativo em equipes.
  • Prática de criação e narração de histórias.
  • Uso de feedback contínuo e construtivo.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade 'A Hora do Contador de Histórias' é dividido em quatro aulas, cada uma com um enfoque específico para garantir uma progressão eficaz na aprendizagem dos alunos. A primeira aula é dedicada à introdução de técnicas de oralidade e narração através de uma aula expositiva, preparando os alunos para a tarefa prática. Nas aulas seguintes, os alunos trabalharão na criação e prática de suas histórias, usando lições aprendidas e técnicas discutidas coletivamente. A última aula será o ponto culminante desta atividade, onde os alunos apresentarão suas histórias para a classe. Este cronograma sequencial permite que os alunos desenvolvam suas habilidades de forma incremental, proporcionando feedback e oportunidades de aprimoramento contínuo.

  • Aula 1: Introdução às Técnicas de Narração
  • Momento 1: Abertura e Introdução (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula dando as boas-vindas aos alunos e explicando o objetivo da aula: introduzir técnicas de narração. Apresente rapidamente o cronograma da atividade, destacando a importância de desenvolver habilidades oratórias.

    Momento 2: Apresentação das Técnicas de Narração (Estimativa: 20 minutos)
    Realize uma aula expositiva sobre técnicas de narração, utilizando recursos visuais como slides ou vídeos curtos. Foque em aspectos como postura, tom de voz, ritmo e uso de expressões faciais. Permita breves interrupções para perguntas ou comentários, incentivando a participação ativa dos alunos. Avalie a compreensão através de perguntas orientadoras ao final da apresentação.

    Momento 3: Exercício em Duplas (Estimativa: 15 minutos)
    Dê aos alunos uma lista de frases curtas e instrua-os a trabalhar em duplas para praticar a narração, aplicando as técnicas discutidas. Cada aluno deve contar uma breve história baseada nas frases, enquanto o parceiro oferece feedback positivo e sugestões de melhoria. Isso promove a colaboração e a aplicação imediata dos conceitos aprendidos.

    Momento 4: Compartilhamento e Discussão (Estimativa: 10 minutos)
    Convide alguns alunos para compartilhar sua experiência em narrar as histórias para a turma. Estimule a discussão das dificuldades e aprendizados, oferecendo feedback construtivo. Observe se os alunos conseguem identificar as técnicas discutidas na apresentação.

    Momento 5: Encerramento e Reflexão (Estimativa: 5 minutos)
    Finalize a aula recapitulando os pontos principais e destacando a importância da prática contínua. Incentive os alunos a refletirem sobre suas experiências e como podem aplicar o que aprenderam em situações futuras. Colete feedback dos alunos sobre a aula para ajustar melhorias futuras.

  • Aula 2: Criação e Estruturação das Histórias
  • Momento 1: Introdução à Criação de Histórias (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula explicando o objetivo de criar e estruturar uma história original. Apresente a importância de ter uma introdução clara, um desenvolvimento envolvente e uma conclusão satisfatória. Utilize exemplos de histórias conhecidas para ilustrar esses elementos. Permita que os alunos façam perguntas para garantir a compreensão.

    Momento 2: Brainstorming em Grupo (Estimativa: 15 minutos)
    Divida os alunos em grupos de 4 ou 5 e peça que façam um brainstorming sobre ideias para suas histórias. Oriente-os a anotarem todas as ideias, sem julgamentos, incentivando a criatividade. Circule entre os grupos para oferecer sugestões e fazer perguntas que estimulem o pensamento crítico, como Qual é o conflito principal da sua história?.

    Momento 3: Planejamento Individual da História (Estimativa: 20 minutos)
    Peça aos alunos que escolham uma ideia de história do brainstorming para desenvolver individualmente. Dê a eles um roteiro básico para ajudar na estruturação de suas narrativas (introdução, desenvolvimento, clímax, conclusão). Oriente-os a pensar nos personagens, ambiente e conflito. Ofereça apoio aos alunos que precisarem de mais orientação para organizar suas ideias.

    Momento 4: Feedback e Refinamento (Estimativa: 10 minutos)
    Organize duplas para que cada aluno compartilhe sua história com um colega. Instrua-os a oferecer feedback construtivo, destacando pontos fortes e sugerindo melhorias. Promova uma breve discussão ao final, onde alguns alunos podem compartilhar como o feedback recebido ajudou a melhorar suas histórias.

    Momento 5: Reflexão e Encerramento (Estimativa: 5 minutos)
    Finalize a aula revisando os elementos principais da estrutura de uma história e ressaltando o valor do feedback colaborativo. Incentive os alunos a continuar pensando e aprimorando suas histórias em casa. Reforce o próximo passo, que será o aperfeiçoamento das histórias. Colete impressões dos alunos sobre a aula para ajustes futuros.

  • Aula 3: Aperfeiçoamento e Prática de Narração
  • Momento 1: Revisão dos Elementos de Narrativa (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula revisando brevemente os elementos críticos para uma história bem estruturada: introdução, desenvolvimento, clímax e conclusão. É importante que você use exemplos dados pelos próprios alunos em aulas anteriores, para garantir que o contexto seja familiar. Permita que os alunos façam perguntas para esclarecer qualquer dúvida sobre a estrutura.

    Momento 2: Prática de Narração em Pequenos Grupos (Estimativa: 20 minutos)
    Divida os alunos em pequenos grupos de 4 a 5 pessoas e instrua-os a compartilhar suas histórias já desenvolvidas. Enquanto compartilham, cada grupo deve escolher um 'observador' que irá anotar aspectos positivos e sugestões de melhoria das narrações. Oriente os alunos a focar em aspectos como clareza da pronúncia, uso de expressões faciais e gestuais, e variação de tom de voz. Observe se todos os alunos estão participando ativamente e intervina, se necessário, para facilitar discussões mais profundas.

    Momento 3: Apresentação para a Turma (Estimativa: 20 minutos)
    Selecione alguns alunos ou grupos para que compartilhem suas histórias aperfeiçoadas diante de toda a turma. Utilize esta oportunidade para dar feedback imediato, destacando pontos fortes e áreas que necessitam de melhorias mais específicas. Encoraje a turma a também oferecer um feedback positivo aos colegas que apresentarem. Avalie o desempenho dos alunos levando em consideração a clareza, a coerência na estrutura da história e o uso de técnicas de narração aprendidas.

    Momento 4: Reflexão e Plano de Aperfeiçoamento (Estimativa: 10 minutos)
    Conclua a aula com uma atividade de reflexão individual. Peça aos alunos que elaborem um pequeno plano de aperfeiçoamento de suas narrativas, anotando o que faltou durante a sua prática. Índique que revisitar suas narrativas em casa e realizar ensaios contínuos ajudará a melhorar ainda mais suas habilidades. Permita que compartilhem suas reflexões se desejarem e coletem insights dos colegas sobre técnicas e abordagens que poderiam aplicar.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Considere que alguns alunos podem necessitar de assistência adicional ao trabalhar em grupos. Ofereça materiais visuais de apoio, como fichas com exemplos de linguagem corporal e tom de voz, para aqueles que possam ter dificuldades com a interpretação dessas práticas oralmente. Para os alunos mais tímidos ou com dificuldade em se expressar, permita que escolham de que forma se sentem mais confortáveis para apresentar, como em áudio gravado ou com o uso de auxílio visual. Esse tipo de flexibilidade não apenas suporta seu aprendizado individual, mas também melhora a sua autoeficácia.

  • Aula 4: Apresentação Final das Histórias
  • Momento 1: Preparação e Organização da Apresentação (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula revisando brevemente os objetivos da apresentação final de histórias para a turma. Organize os alunos em ordem de apresentação previamente acordada ou sorteada. Garanta que todos os materiais multissemióticos (imagens, sons) necessários estejam prontos e que o ambiente seja propício para as apresentações, com os equipamentos audiovisuais testados e funcionando. É importante que você incentive um ambiente de apoio e respeito para todos os alunos, destacando a importância de ouvir atentamente cada apresentação e incentivar seus colegas.

    Momento 2: Apresentação das Histórias (Estimativa: 30 minutos)
    Convide os alunos a iniciarem suas apresentações conforme a ordem estipulada. Cada aluno deve ter entre 3 a 5 minutos para contar sua história, utilizando os recursos multissemióticos à disposição. Observe atentamente o uso das técnicas de narração discutidas em aulas anteriores, tais como clareza na pronúncia, uso de expressões faciais, postura e variação de tom de voz. Faça anotações para fornecer feedback construtivo ao final de cada apresentação. Permita que a turma ofereça aplausos e feedback positivo após cada história, reforçando um ambiente encorajador.

    Momento 3: Rodada de Feedback e Discussão (Estimativa: 15 minutos)
    Após as apresentações, conduza uma rodada de feedback, destacando os pontos fortes e as áreas de melhoria para cada aluno. Incentive os colegas a participarem, oferecendo suas perspectivas de forma positiva e construtiva. Estimule discussões sobre como os recursos multissemióticos enriqueceram as apresentações. Avalie conjuntamente com a turma quais foram as histórias mais envolventes e por quê, explorando o que torna uma narrativa cativante e interativa para o público. Isso ajudará a solidificar o entendimento sobre os elementos de narrativa eficaz.

    Momento 4: Encerramento e Reflexão (Estimativa: 5 minutos)
    Finalize a aula agradecendo a participação de todos e destacando o progresso feito ao longo das sessões. Incentive os alunos a refletirem sobre sua jornada de aprendizado, desde as técnicas inicias até a apresentação final. Pergunte o que mais os surpreendeu ou que habilidades aprenderam que podem aplicar fora da sala de aula. Promova a auto-reflexão ao pedir que considerem possíveis mudanças futuras em suas histórias ou apresentações, reforçando que o aprendizado é um processo contínuo.

Avaliação

A avaliação desta atividade será diversificada para capturar a amplitude das habilidades desenvolvidas pelos alunos. Um método de avaliação formativa será utilizado ao longo das atividades, permitindo que o professor ofereça feedback contínuo e monitore o progresso dos alunos. Isso dará aos alunos a chance de melhorar suas habilidades de narração com base nas orientações recebidas. A avaliação somativa ocorrerá durante a apresentação final, onde os alunos serão avaliados em critérios como clareza da narrativa, uso de recursos multissemióticos e eficácia na comunicação. Este sistema de avaliação multidimensional garante que os alunos saibam quais aspectos de sua apresentação precisam ser desenvolvidos ou merecem destaque. Além disso, o feedback construtivo é parte integrante do processo, promovendo o aprimoramento contínuo e encorajando a reflexão sobre o desempenho individual e em grupo.

  • Avaliação formativa contínua.
  • Feedback construtivo para melhoria.
  • Critérios de clareza, recursos utilizados e comunicação.
  • Reflexão sobre reflexão de desempenho.

Materiais e ferramentas:

Os recursos usados nesta atividade são projetados para apoiar efetivamente o processo de aprendizagem e facilitar o desenvolvimento das habilidades necessárias para a narração de histórias. Os materiais incluirão ferramentas multissemióticas, como imagens e sons, que podem ser utilizados para enriquecer as apresentações dos alunos. O acesso a materiais audiovisuais será essencial nesta tarefa para que os alunos possam obter inspiração e compreender melhores práticas na arte de contar histórias. Também serão considerados materiais impresos que forneçam diretrizes sobre como estruturar uma narrativa e dicas para apresentar de maneira eficaz. O uso de tecnologia e de recursos colaborativos será fundamental para promover um ambiente de aprendizado interativo e envolvente, permitindo aos alunos explorar diferentes possibilidades criativas em suas apresentações.

  • Ferramentas multissemióticas (imagens, sons).
  • Materiais audiovisuais de exemplos de narrativas.
  • Guias escritos sobre estruturação de histórias.
  • Tecnologia para apresentações colaborativas.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que os desafios do ensino são diversos e que o tempo do professor é uma constante preocupação, mas é fundamental promover estratégias que assegurem a inclusão e acessibilidade de todos os alunos na prática educativa. Nesta atividade, ainda que não existam alunos com condições específicas nesta turma, é crucial garantir que todos tenham acesso equitativo aos recursos e possam participar ativamente do processo de aprendizagem. Recomenda-se o uso de recursos visuais e auditivos que sejam bastante acessíveis e o estabelecimento de ambientes colaborativos, onde todos possam contribuir e se beneficiar do feedback compartilhado. Além disso, é importante assegurar que a comunicação das expectativas e dos feedbacks seja clara e acessível para todos os alunos, incentivando um ambiente amigável e receptivo para a troca de ideias. Finalmente, a prática do uso de tecnologias deve ser feita de maneira ética e segura, respeitando a privacidade e integridade de todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.

  • Recursos visuais e auditivos acessíveis.
  • Ambiente colaborativo e inclusivo.
  • Comunicação clara de expectativas e feedback.
  • Uso ético e seguro de tecnologias.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo