Nesta atividade interdisciplinar, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental serão imersos em uma emocionante aventura numérica ao explorarem uma história repleta de numerais, contada através de um vídeo enviado previamente pelo professor. A narrativa incorporará elementos como quantidades, ordens e datas para construir o enredo, desafiando os estudantes a identificar e discutir a importância e o papel dos numerais na compreensão do texto. Em sala de aula, os alunos serão divididos em grupos para analisar a história, focando na localização e interpretação dos numerais apresentados. Esta atividade incentiva a colaboração, a comunicação e o pensamento crítico, conforme os alunos trabalham juntos para descobrir o significado dos numerais e como eles contribuem para o desenvolvimento da narrativa. Cada grupo terá a oportunidade de apresentar suas descobertas, promovendo uma discussão coletiva sobre a relevância dos numerais em contextos diversos, incluindo seu cotidiano.
O objetivo desta atividade é multifacetado: busca não apenas reforçar a capacidade dos alunos de localizar informações explícitas em textos, mas também de ouvir ativamente e participar de discussões colaborativas. Além disso, visa desenvolver habilidades de recontar histórias com apoio de numerais, enfatizando a importância destes na compreensão textual e no cotidiano. Por meio desta abordagem integrada, espera-se que os estudantes aprimorem sua capacidade de interpretação, comunicação e pensamento crítico, além de estimular a curiosidade e a apreciação pelos números e sua aplicabilidade.
Esta atividade enfatiza a compreensão e o uso de numerais dentro do contexto de uma narrativa, abordando conceitos essenciais de matemática em conjunto com habilidades de leitura e interpretação textual da língua portuguesa. Ao explorar como os numerais são integrados em uma história, os alunos praticarão habilidades de localização de informações, audição ativa, recontagem de histórias e participação em discussões grupais. A abordagem interdisciplinar reforça a relevância dos numerais no cotidiano, além de desenvolver competências cognitivas e sociais importantes.
A atividade será guiada pelas metodologias ativas de Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Jogos. Inicialmente, os alunos assistirão a um vídeo contando uma história com elementos numéricos em casa, como preparação. Em sala, divididos em grupos, discutirão suas impressões e análises, seguindo a técnica da Sala de Aula Invertida. Posteriormente, aplicar-se-á a Aprendizagem Baseada em Jogos através de atividades lúdicas que incentivem a identificação e discussão dos numerais utilizados na história. Esta abordagem promove envolvimento ativo, pensamento crítico e aprendizado colaborativo.
A carga horária total é de 2 horas, divididas em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, haverá a discussão em grupos sobre o vídeo assistido previamente e início das atividades lúdicas. A segunda aula será reservada para a continuação das atividades, apresentações dos grupos e discussão final.
A avaliação será baseada na participação ativa dos estudantes nas discussões em grupo, na qualidade das análises apresentadas sobre o uso dos numerais na história, bem como nas apresentações finais. Será considerado o nível de engajamento com as atividades lúdicas e a contribuição para a discussão coletiva. Além disso, a capacidade de recontar parte da história, incorporando informações numéricas, será avaliada. Feedback construtivo será oferecido, visando incentivar o aprofundamento na compreensão dos conceitos abordados.
Para esta atividade, serão utilizados os seguintes recursos: vídeo da história com numerais, projetor para exibição do vídeo em sala de aula, materiais para anotações e atividades lúdicas como quebra-cabeças e jogos de tabuleiro relacionados à temática. Estes recursos são essenciais para a imersão dos alunos na história e para facilitar o processo de aprendizagem interativa e engajada.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula