Aventuras Autorais

Desenvolvida por: Ivete … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Escrita criativa e colaborativa

Neste plano de aula, a atividade 'Aventuras Autorais' tem como objetivo incentivar os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental a criar suas próprias histórias a partir de ideias geradas coletivamente em grupo. A dinâmica proposta engaja os estudantes em um processo criativo, onde inicialmente são formados pequenos grupos para discussão de temas, personagens e enredos, favorecendo o trabalho em equipe e o desenvolvimento do pensamento crítico. Posteriormente, cada aluno é desafiado a escrever sua história, usando os elementos discutidos previamente como inspiração, porém com um toque único e autoral. Para enriquecer ainda mais a atividade, serão realizadas rodas de leitura onde os alunos terão a oportunidade de compartilhar seus rascunhos, receber feedbacks construtivos dos colegas e realizar revisões em seus textos, aprendendo sobre a importância do aprimoramento textual. A culminância do projeto se dá com a produção de um livro de contos autorais pela turma, evidenciando a valorização da diversidade de ideias e incentivando a produção autônoma de textos escritos.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como principais objetivos possibilitar o desenvolvimento da criatividade e da expressão escrita dos alunos, por meio da elaboração de contos com temas, personagens e enredos criados coletivamente. Visa também estimular o trabalho em equipe, o pensamento crítico, a capacidade de dar e receber feedbacks construtivos e o aprimoramento de textos considerando seus aspectos essenciais. O projeto fomenta a autonomia do aluno na produção textual, promovendo a compreensão de que cada história é única e valorosa, contribuindo assim para a autoestima e o senso de realização pessoal.

  • Desenvolver habilidades de escrita criativa e autoral.
  • Estimular o trabalho colaborativo e o pensamento crítico.
  • Aprimorar a capacidade de revisão e edição de textos.
  • Promover a autoestima e a autonomia na produção textual.
  • Valorizar a diversidade de ideias e a produção coletiva.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP03: Planejar e produzir textos narrativos, com foco em sua estrutura.
  • EF35LP04: Revisar texto com base em orientações de revisão, buscando aprimoramentos.
  • EF04LP19: Utilizar tecnologias digitais para experimentação, criação, registro e pesquisa referente a práticas de linguagens.
  • EF04LP26: Desenvolver projetos de escrita autoral e coletiva considerando a recepção e o contexto de produção.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange desde a concepção da ideia inicial até a publicação final de um livro contendo as histórias criadas pelos alunos. Envolve etapas de brainstorming para criação conjunta de personagens, cenários e tramás, escrita individual de narrativas com base nas ideias coletivas, processos de revisão e feedback em grupo, além da finalização e apresentação dos contos em um formato de livro, integrando práticas de leitura e escrita com o uso de tecnologias digitais para a produção e compartilhamento das obras.

  • Técnicas de brainstorming para escrita criativa.
  • Elementos de uma narrativa: personagem, enredo, cenário.
  • Processos de revisão e feedback colaborativo.
  • Produção de texto: da ideia à publicação.
  • Uso de tecnologias digitais na produção textual.

Metodologia

A metodologia adotada é baseada na Aprendizagem Baseada em Projetos, onde os estudantes participam ativamente de todas as etapas do processo de aprendizado. Esta abordagem favorece a co-criação e a revisão colaborativa, elementos cruciais nesta atividade. O projeto será desenvolvido em etapas, iniciando com a formação de grupos para discussão e geração de ideias e seguindo para a escrita individual de histórias. Posteriormente, as rodas de leitura permitirão a troca de feedbacks e a revisão dos textos. A utilização de tecnologias digitais será incentivada para a pesquisa, escrita, revisão e publicação das histórias.

  • Formação de grupos para brainstorming.
  • Escrita individual de histórias inspiradas no coletivo.
  • Realização de rodas de leitura para compartilhamento de feedback.
  • Sessões de revisão coletiva e aprimoramento dos textos.
  • Produção e publicação do livro de contos da turma.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de 5 aulas de 240 minutos cada, distribuídas ao longo de algumas semanas. A primeira aula será destinada ao brainstorming e planejamento das histórias. As duas aulas seguintes focarão na escrita individual dos contos e no início do processo de compartilhamento e feedback. A quarta aula será dedicada à revisão coletiva e ao aprimoramento dos textos. Na última aula, os alunos finalizarão seus contos para a publicação do livro de contos da turma.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e brainstorming em grupo.
  • Aula 2: Escrita individual dos contos.
  • Aula 3: Compartilhamento dos rascunhos e feedback inicial.
  • Aula 4: Rodas de leitura, revisão e aprimoramento dos contos.
  • Aula 5: Preparação e publicação do livro de contos da turma.

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, considerando o envolvimento dos alunos em todas as etapas do projeto. Será avaliada a capacidade de gerar ideias criativas, a qualidade da escrita e a capacidade de revisão e aprimoramento dos textos. Também serão levados em conta o espírito de colaboração e o empenho no processo de feedback e revisão entre pares. A participação nas rodas de leitura e a contribuição para a produção final do livro de contos serão critérios essenciais para a avaliação. Feedbacks individualizados serão fornecidos para orientar o desenvolvimento dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão necessários materiais básicos de escrita, equipamentos eletrônicos com acesso à internet para a pesquisa e a produção dos contos digitais, além de softwares de edição de texto. A utilização de um ambiente virtual de aprendizagem pode facilitar o compartilhamento de ideias, rascunhos e feedbacks. A publicação do livro pode ser feita tanto em formato digital quanto impresso, conforme os recursos disponíveis.

  • Materiais para escrita (cadernos, lápis, borrachas).
  • Computadores ou tablets com acesso à internet.
  • Softwares de edição de texto (ex: Google Docs, Microsoft Word).
  • Plataforma de ambiente virtual de aprendizagem (ex: Google Classroom).
  • Materiais para produção do livro (impressora, papel, etc.), caso seja em formato físico.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo