Aventuras do Super Ortógrafo

Desenvolvida por: Elizan… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Ortografia e Alfabetização

Nesta atividade, intitulada 'Aventuras do Super Ortógrafo', os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental participarão de um jogo interativo de ortografia, em que enfrentarão desafios como heróis em uma aventura mágica. O jogo é composto por palavras e frases erradas que os alunos devem corrigir para avançar na história. Essa abordagem lúdica e ativa permite que as crianças pratiquem a ortografia de maneira divertida, onde erros ortográficos representam obstáculos a serem superados, promovendo a assimilação correta das palavras. O objetivo principal desta atividade é estimular o interesse e o envolvimento dos alunos com a ortografia, melhorando suas habilidades lingüísticas em um ambiente estimulante e colaborativo.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo da atividade é fomentar a proficiência ortográfica dos alunos do 4º ano por meio de um formato interativo e envolvente. O engajamento através do jogo pretende tornar o aprendizado mais significativo, permitindo que os alunos identifiquem e corrijam erros ortográficos de forma autônoma e em cooperação com seus colegas. Dessa maneira, cria-se um ambiente positivo onde a aprendizagem acontece de forma fluida e prazerosa.

  • Desenvolver a habilidade de identificar e corrigir erros ortográficos.
  • Estimular a cooperação entre os alunos através de desafios em equipe.
  • Promover a autoconfiança dos alunos ao superarem desafios de aprendizagem.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP02: Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
  • EF15LP03: Localizar informações explícitas em textos.
  • EF35LP03: Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade envolve a abordagem de regras ortográficas específicas dentro do contexto do 4º ano do Ensino Fundamental, tais como regras de acentuação, uso de letras maiúsculas e minúsculas, entre outras. Através do jogo, espera-se não apenas a memorização destas regras, mas também a compreensão de seu uso prático na escrita de maneira correta e eficaz.

  • Regras de acentuação gráfica.
  • Uso correto de letras maiúsculas e minúsculas.
  • Ortografia de palavras comuns e complexas.

Metodologia

A metodologia aplicada nesta atividade será centrada no modelo de aprendizagem baseada em jogos, que promove um ambiente interativo e participativo. Por meio do uso de tecnologias digitais, os alunos se envolverão em desafios que exigem o uso de suas habilidades de leitura e escrita para corrigir erros e avançar na narrativa do jogo.

  • Utilização de tecnologias digitais para suporte ao jogo.
  • Aprendizagem baseada em jogos e desafios interativos.
  • Trabalho colaborativo em pequenos grupos.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está distribuído em duas aulas de 60 minutos cada, permitindo que os alunos se familiarizem com a dinâmica do jogo e com os desafios ortográficos. Na primeira aula, será feita a introdução e a exploração inicial do jogo. Na segunda aula, os alunos irão aprofundar suas habilidades e enfrentar desafios mais complexos para concluir a aventura.

  • Aula 1: Introdução ao jogo 'Aventuras do Super Ortógrafo' e primeira rodada de desafios.
  • Aula 2: Continuação e conclusão dos desafios, reforço dos conceitos e reflexões finais.

Avaliação

A avaliação dos alunos será contínua e formativa, baseada em sua participação ativa, colaboração entre colegas e progresso individual no jogo. Critérios específicos incluirão a correção de palavras e frases, bem como o tempo gasto para resolver problemas. Exemplos de avaliação podem incluir a observação de como os alunos aplicam estratégias ortográficas vistas nas aulas anteriores e o uso apropriado das regras ortográficas durante o jogo. Ao final, haverá um momento de reflexão em grupo sobre os aprendizados adquiridos e dificuldades encontradas.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização desta atividade incluem dispositivos tecnológicos como tablets ou computadores, onde o jogo 'Aventuras do Super Ortógrafo' estará disponível. Além disso, serão utilizados materiais de apoio impressos com dicas ortográficas e folhas de registro para acompanhamento dos desafios e progresso dos alunos.

  • Dispositivos tecnológicos (tablets ou computadores).
  • Jogo educativo interativo 'Aventuras do Super Ortógrafo'.
  • Materiais de apoio impressos e folhas de registro.

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