Aventuras Literárias Fantásticas

Desenvolvida por: Mario … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Literatura e Dramatização

A atividade 'Aventuras Literárias Fantásticas' convida os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental a mergulharem no mundo do imaginário por meio da leitura de obras literárias que apresentam diversidade cultural. Após a seleção de obras pelo professor, realizada com critério para abranger diferentes culturas e estilos literários, a sala será dividida em pequenos grupos. Cada grupo terá a tarefa de escolher uma das histórias apresentadas, para depois criar um projeto de dramatização baseado nessa história. Este projeto incluirá o desenvolvimento de cenários, personagens e um pequeno roteiro. O objetivo é permitir que os alunos explorem sua criatividade e habilidades de trabalho em equipe, além de desenvolver um apreço mais profundo pela literatura e reconhecê-la como um patrimônio artístico da humanidade. Esta atividade prática apoia-se na metodologia ativa da Aprendizagem Baseada em Projetos, fomentando um ambiente de aprendizagem dinâmico e participativo, onde os alunos assumem um papel ativo em seu próprio processo de aprendizagem.

Objetivos de Aprendizagem

A atividade 'Aventuras Literárias Fantásticas' visa promover nos alunos a capacidade de análise e interpretação textual, estimular a criatividade através da criação de cenários e personagens, bem como fomentar o trabalho em equipe e a comunicação eficaz. Além disso, pretende-se aprofundar o apreço e a valorização da literatura enquanto patrimônio artístico da humanidade, enfatizando sua diversidade cultural. Os alunos vão exercitar a habilidade de falar em público e de expressão corporal através das apresentações, além de desenvolver um senso crítico e reflexivo sobre os textos trabalhados.

  • Analisar e interpretar diferentes obras literárias.
  • Estimular a criatividade na criação de cenários e personagens.
  • Fomentar o trabalho em equipe e a comunicação eficaz.
  • Desenvolver apreço pela literatura como patrimônio artístico.
  • Exercitar a habilidade de falar em público e expressão corporal.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP15: Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade engloba a leitura e análise de textos literários de diversas culturas, visando promover uma compreensão ampla da riqueza cultural presente na literatura mundial. Além disso, inclui técnicas básicas de dramatização, abordando a construção de personagens, cenários e roteiros, bem como princípios básicos de expressão corporal e fala em público, fundamentais para a apresentação dos projetos.

  • Leitura e análise de textos literários
  • Técnicas de dramatização: construção de personagens e cenários
  • Princípios de expressão corporal e fala em público
  • Trabalho em equipe e comunicação eficaz

Metodologia

A metodologia ativa da Aprendizagem Baseada em Projetos será empregada nesta atividade, incentivando os alunos a serem protagonistas do processo educativo. Através da leitura compartilhada, discussão em grupo e projeto colaborativo de dramatização, os alunos terão a oportunidade de explorar a literatura de maneira prática e criativa. A preparação para a apresentação final incentivará a pesquisa, o debate, a tomada de decisão em grupo e a resolução de problemas de forma criativa e colaborativa.

  • Leitura compartilhada em sala de aula
  • Discussão em grupos sobre as obras lidas
  • Criação colaborativa de projeto de dramatização
  • Preparação e ensaio para apresentação final

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade será de 3 horas, divididas em 3 aulas de 60 minutos cada.

  • Aula 1: Leitura compartilhada e seleção das obras literárias.
  • Aula 2: Criação dos grupos, discussão das ideias e início do desenvolvimento dos projetos.
  • Aula 3: Ensaios da dramatização e apresentações finais.

Avaliação

A avaliação se dará de forma processual e formativa, considerando a participação ativa dos alunos durante todo o processo, desde a leitura até a apresentação final. A criatividade, o engajamento com a obra escolhida, a colaboração entre os membros do grupo, a qualidade do roteiro, cenários e personagens criados, bem como a clareza e expressividade durante a apresentação serão critérios avaliativos. A autoavaliação e a avaliação por pares também serão incentivadas para fomentar a reflexão sobre o aprendizado e o desenvolvimento de habilidades interpessoais.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários diversos recursos e materiais, tais como cópias das obras literárias selecionadas, materiais para a confecção de cenários e figurinos, e um espaço adequado para as apresentações. Além disso, será importante o acesso a recursos de áudio e vídeo, caso os grupos queiram adicionar elementos sonoros ou visuais às suas dramatizações.

  • Cópias das obras literárias selecionadas
  • Materiais para cenários e figurinos
  • Espaço adequado para apresentações
  • Recursos de áudio e vídeo (opcional)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo