Caça ao Tesouro das Palavras

Desenvolvida por: Edilza… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura e interpretação de poesia

Esta atividade, denominada 'Caça ao Tesouro das Palavras', é projetada para fomentar a leitura dinâmica e interativa entre os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, utilizando o poema 'Pessoas são diferentes' de Ruth Rocha. A estratégia envolve dividir os alunos em equipes, fornecendo-lhes envelopes que contêm trechos misturados do poema. O desafio principal é reunir os versos na ordem correta de forma colaborativa, estimulando, além da leitura e interpretação, a cooperação e o trabalho em equipe entre os estudantes. Após a montagem do poema, os grupos serão incentivados a explorar e debater as variadas diferenças entre as pessoas mencionadas e como essas particularidades enriquecem as interações humanas. Este exercício não apenas promove habilidades de leitura e interpretação, mas também valoriza a diversidade e o respeito mútuo.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é estimular a leitura crítica e a interpretação de texto, utilizando a poesia como ferramenta pedagógica, além de fomentar a colaboração e o respeito pelas diferenças. Ao integrar a turma em uma tarefa coletiva de reconstrução do poema, os alunos desenvolverão habilidades de análise textual, compreensão de leitura e raciocínio lógico. Espera-se, também, que esta atividade contribua para o reconhecimento da importância da diversidade cultural e individual nas relações interpessoais, promovendo uma maior empatia e respeito entre os colegas.

  • Promover a leitura crítica e interpretação de texto.
  • Estimular a colaboração e trabalho em equipe.
  • Desenvolver habilidades de análise textual e compreensão de leitura.
  • Valorizar a diversidade e promover o respeito mútuo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP03: Produzir textos escritos, dados os parâmetros de produção do texto, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
  • EF15LP04: Utilizar, ao produzir um texto, recursos coesivos de referenciação, substituição, elipse, conjunção e articulação temporal.
  • EF35LP08: Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
  • EF35LP13: Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.
  • EF04LP26: Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.

Conteúdo Programático

Através da análise e interpretação do poema 'Pessoas são diferentes' de Ruth Rocha, esta atividade se insere no conteúdo programático de Língua Portuguesa, focando especificamente nos aspectos de leitura, interpretação e produção textual. Abordará também habilidades socioemocionais, como trabalho em equipe, respeito pelas diferenças e empatia, ressaltando a importância da diversidade cultural e individual na construção de relações humanas mais ricas e harmoniosas.

  • Leitura e interpretação de poesia
  • Análise textual
  • Trabalho em equipe e cooperação
  • Diversidade cultural e respeito às diferenças

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa, esta atividade enfoca a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento. Através da estratégia de reorganização dos trechos do poema, os estudantes são incentivados a interagir, discutir e colaborar entre si, promovendo um aprendizado mais significativo e engajado. A reflexão sobre o conteúdo do poema e sua aplicação nas relações interpessoais diárias torna-se um ponto de partida para discussões relevantes sobre diversidade e empatia.

  • Atividade em grupo
  • Discussão e reflexão em grupo
  • Reconstrução colaborativa do poema
  • Debate sobre diversidade e respeito

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a introdução da atividade, divisão dos grupos e a fase de reconstrução do poema. A segunda aula será dedicada à conclusão da montagem do poema (se necessário), seguida das discussões em grupo sobre as temáticas abordadas e compartilhamento das reflexões com a classe.

  • Aula 1: Introdução, formação dos grupos e início da atividade prática.
  • Aula 2: Conclusão da atividade e discussões em grupo.

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa, levando em consideração a participação e engajamento dos alunos durante o processo de reconstrução do poema e nas discussões em grupo. A habilidade de trabalhar em equipe, contribuir para a montagem do poema e participar ativamente das reflexões sobre a diversidade e o respeito mútuo serão aspectos fundamentais. Feedbacks construtivos serão fornecidos para incentivar a reflexão e o crescimento pessoal.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem cópias do poema 'Pessoas são diferentes' de Ruth Rocha, dividido em trechos, envelopes para cada grupo conter os fragmentos do poema, e um espaço adequado que permita a formação de grupos e discussões. Materiais adicionais, como quadro branco e marcadores, poderão ser utilizados para facilitar o compartilhamento das ideias durante as discussões.

  • Cópias do poema dividido em trechos
  • Envelopes para os trechos do poema
  • Espaço de sala de aula adaptado para atividade em grupo
  • Quadro branco e marcadores

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo