Caça ao Tesouro das Palavras

Desenvolvida por: Kalyne… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagem
Temática: Letramento e Alfabetização

A atividade 'Caça ao Tesouro das Palavras' é uma dinâmica de saída de campo na biblioteca da escola destinada a alunos do 4º ano do Ensino Fundamental. Os alunos serão incentivados a explorar livros para identificar palavras-chave e letras específicas encontradas em textos. Cada aluno receberá uma lista de palavras específicas para localizar em diferentes livros, anotando a página onde foram encontradas e apoiando-se no índice ou sumário dos livros. Posteriormente, em sala de aula, os alunos irão discutir suas descobertas em grupo, para compreender de forma crítica o uso e o contexto das palavras nos textos pesquisados. Essa prática fomenta habilidades de leitura, busca e localização de informações, e incentiva a autonomia e cooperação entre os alunos, além de despertar o interesse pela leitura e ampliar o vocabulário de maneira interativa e prática.

Objetivos de Aprendizagem

A atividade busca estimular nos alunos a capacidade de localizar informações de forma autônoma e interativa, desenvolvendo habilidades de leitura, identificação e compreensão de textos escritos. Pretende-se também que os alunos compreendam o significado e o contexto das palavras dentro dos textos, promovendo um aprendizado colaborativo e discursivo que estimula o pensamento crítico e a troca de conhecimentos.

  • Promover a habilidade de localizar palavras-chave em textos de diversos gêneros.
  • Estimular a análise e compreensão do uso das palavras no contexto dos textos.
  • Incentivar a cooperação e o trabalho em grupo na discussão dos textos encontrados.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP02: Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
  • EF15LP03: Localizar informações explícitas em textos.
  • EF15LP16: Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade centra-se no desenvolvimento de habilidades fundamentais para a leitura e a interpretação textual. Além de focar na localização e identificação de palavras-chave, a atividade visa desenvolver o entendimento contextual das palavras dentro dos textos, permitindo que os alunos explorem diferentes gêneros e formatos literários.

  • Identificação de palavras-chave em diferentes contextos.
  • Uso do índice e sumário para navegação em textos.
  • Discussão e compreensão de palavras no contexto dos textos.

Metodologia

A metodologia está estruturada em atividades práticas de exploração, busca e discussão colaborativa, que tornam a aprendizagem mais ativa e focada na descoberta. Ao explorar livros na biblioteca, os alunos se envolvem diretamente com os textos, estimulando sua curiosidade e promovendo o desenvolvimento de habilidades práticas de leitura, pesquisa, e interpretação textual.

  • Sessão de exploração guiada de livros na biblioteca.
  • Atividades de busca e registro de informações.
  • Discussões em grupo para compartilhar descobertas e insights.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade é projetado para ser realizado em duas aulas, proporcionando tempo suficiente para a exploração dos livros e para as discussões subsequentes em sala. O planejamento permite que os alunos tenham tempo adequado para realizar as atividades de forma aprofundada, garantindo a consolidação dos objetivos de aprendizagem.

  • Aula 1: Introdução à atividade e exploração dos livros na biblioteca (60 minutos).
  • Aula 2: Discussão em grupo e compartilhamento das descobertas em sala de aula (60 minutos).

Avaliação

A avaliação será contínua e processual, focando no envolvimento e participação dos alunos durante toda a atividade. Os critérios incluirão a habilidade dos alunos em localizar as palavras-chave, anotar corretamente as informações no índice e sumário, e a qualidade das discussões em grupo, observando a contribuição individual. Exemplos de avaliações incluem pequenas apresentações das descobertas e registros escritos que demonstrem a compreensão dos textos. Os esforços individuais serão reconhecidos e o progresso será acompanhado pelo professor para ajustes necessários na aprendizagem.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para essa atividade incluem principalmente materiais impressos que orientem a exploração dos livros, além de ferramentas básicas de registro. Esse tipo de recurso não só apoia a autonomia e organização dos alunos, mas também fomenta habilidades de documentação e pesquisa.

  • Lista de palavras-chave para busca.
  • Livros da biblioteca escolar.
  • Cadernos para anotações e registros.
  • Folhas de resposta para orientação da atividade.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo