Caça ao Tesouro das Palavras

Desenvolvida por: Jaquel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Ortografia e Fonética

Nesta atividade pedagógica prática, intitulada 'Caça ao Tesouro das Palavras', alunos do 4º ano do Ensino Fundamental serão engajados em uma jornada emocionante e educativa pela escola. Divididos em grupos, participarão de uma caça ao tesouro, onde cada pista descoberta conduzirá a uma nova palavra. Estas palavras serão o ponto focal para aplicar e praticar as regras de correspondência fonema-grafema, com um destaque especial para as palavras compostas por sílabas VV e CVV. Durante a atividade, a ênfase será dada na correta grafia das palavras encontradas, promovendo assim, um aprendizado significativo e interativo acerca das regras ortográficas. Ao final da jornada, cada grupo deverá empregar criatividade e conhecimento recém-adquirido para compor uma pequena história, integrando todas as palavras coletadas de maneira coerente e corretamente escrita, demonstrando assim a compreensão e aplicação dos conceitos estudados. Esta atividade não apenas solidifica o conhecimento dos alunos sobre ortografia e fonética de maneira divertida, mas também fomenta a colaboração, criatividade e uso da língua portuguesa de forma prática.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é reforçar o conhecimento dos alunos sobre as regras de correspondência fonema-grafema, focando especialmente em palavras com sílabas VV e CVV, uma habilidade essencial para o desenvolvimento da ortografia correta. Busca-se, por meio desta prática lúdica e interativa, incentivar não apenas a memorização das regras ortográficas, mas também a sua aplicação consciente em contextos variados, melhorando assim a capacidade de escrita dos alunos. Além disso, a atividade visa estimular a capacidade de trabalho em equipe, a criatividade na elaboração de histórias e o desenvolvimento da habilidade de pesquisa ao procurarem significados de palavras desconhecidas, utilizando para isso o dicionário.

  • Reforçar o conhecimento sobre regras de correspondência fonema-grafema.
  • Praticar a correta grafia de palavras com sílabas VV e CVV.
  • Estimular a criatividade na composição de histórias.
  • Promover o trabalho em equipe.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e uso do dicionário.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF04LP01: Grafar palavras utilizando regras de correspondência fonema--grafema regulares diretas e contextuais.
  • EF04LP02: Ler e escrever, corretamente, palavras com sílabas VV e CVV em casos nos quais a combinação VV (ditongo) é reduzida na língua oral (ai, ei, ou).
  • EF04LP03: Localizar palavras no dicionário para esclarecer significados, reconhecendo o significado mais plausível para o contexto que deu origem à consulta.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade aborda conceitos importantes de ortografia e fonética, com um foco especial nas regras de correspondência fonema-grafema, além da prática de leitura e escrita de palavras com sílabas complexas (VV e CVV). Será promovida a utilização do dicionário como ferramenta de aprendizado, incentivando os alunos a se familiarizarem com este recurso para o esclarecimento de dúvidas sobre significados e grafias corretas de palavras.

  • Regras de correspondência fonema-grafema
  • Grafia correta de palavras com sílabas VV e CVV
  • Uso do dicionário para consulta de significados
  • Composição de histórias utilizando palavras específicas

Metodologia

A metodologia 'Atividade Mão-na-massa' será empregada de forma a envolver os alunos ativamente no processo de aprendizado. O desafio proposto pela caça ao tesouro convida à exploração e descoberta, permitindo que os alunos aprendam fazendo, de maneira divertida e significativa. Esta abordagem prática estimula não somente a absorção do conteúdo de forma efetiva, mas também a colaboração entre os participantes, essencial para o sucesso da atividade.

  • Divisão dos alunos em grupos pequenos
  • Distribuição de pistas que levam a diferentes palavras pela escola
  • Composição de uma história que integre todas as palavras encontradas
  • Apresentação das histórias para o restante da turma

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida em um total de 15 horas, distribuídas ao longo de 18 aulas de 50 minutos. Cada aula terá objetivos específicos, desde a introdução ao tema e a divisão de grupos, passando pela execução da caça ao tesouro e a composição das histórias, até a apresentação e avaliação dos trabalhos finais.

  • Aula 1: Introdução ao tema e formação dos grupos
  • Aulas 2-5: Realização da caça ao tesouro
  • Aulas 6-10: Criação das histórias
  • Aulas 11-17: Preparação e ensaio para apresentações
  • Aula 18: Apresentação das histórias e avaliação

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada tanto no processo quanto no produto final. Será considerada a participação efetiva de cada aluno nas diferentes fases da atividade, seu envolvimento na pesquisa de palavras, o emprego correto das regras ortográficas, a criatividade e a coesão na composição da história, bem como a performance durante a apresentação. Exemplos específicos de critérios incluem a adequação das palavras escolhidas à regra fonema-grafema estudada, a originalidade e clareza da narrativa, entre outros aspectos. O feedback será fornecido de forma construtiva, visando o encorajamento e a continuidade do aprendizado.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão necessários materiais simples e acessíveis, como pistas impressas, que serão escondidas em diversos locais da escola, dicionários para a consulta de palavras, materiais de escrita para a composição das histórias como papel e canetas, além de recursos para a apresentação final, como fantasias ou cartazes, caso os grupos decidam utilizar. Estes recursos são essenciais para a imersão e motivação dos alunos durante a realização da atividade.

  • Pistas impressas
  • Dicionários
  • Papel e canetas
  • Materiais para apresentação (fantasias, cartazes)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo