Caça ao Tesouro Literário

Desenvolvida por: Keila … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Exploração Literária e Colaboração

A atividade 'Caça ao Tesouro Literário' destina-se a alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de promover a interação colaborativa e o desenvolvimento de competências linguísticas através de uma experiência lúdica e prática. Nesta atividade, os alunos, divididos em grupos, receberão pistas para encontrar diferentes partes de um texto espalhadas pela sala de aula. Cada grupo precisará recolher todas essas partes e trabalhar em conjunto para explorar as expectativas relacionadas ao enredo, bem como interpretar como as imagens e o design influenciam seu entendimento do texto. O exercício visa fomentar a colaboração entre os estudantes e estimular o raciocínio crítico sobre a forma, função social e apresentação gráfica dos textos, cobrindo habilidades importantes do currículo de Língua Portuguesa de forma interativa e divertida.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade focalizam a capacidade dos estudantes de interagir com textos de maneira crítica e colaborativa. Os alunos irão desenvolver habilidades em antecipar o enredo com base em pistas parciais, enquanto praticam a associação de elementos visuais com informações textuais. Este exercício não apenas promove a compreensão de textos e imagens, mas também encoraja a aprendizagem ativa através da exploração, discussão e consenso em grupo.

  • Desenvolver habilidades de compreensão textual através da interpretação de trechos.
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe.
  • Estimular a habilidade de antecipação e inferência textual.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP02: Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
  • EF15LP04: Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos.
  • EF04LP06: Identificar em textos e usar na produção textual a concordância entre substantivo ou pronome pessoal e verbo (concordância verbal).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade está centrado na habilidade de integrar conhecimentos prévios com informações obtidas a partir da leitura e análise de texto e imagens. Os alunos serão estimulados a reconhecer a importância dos elementos gráfico-visuais e discutir sua influência na interpretação textual. Além disso, a atividade abordará essencialidades linguísticas como a concordância verbal através da interação com as partes recuperadas do texto.

  • Integração de texto e imagem na construção do sentido.
  • Identificação de elementos contextuais e suas funções.
  • Uso de concordância verbal no contexto textual.

Metodologia

A metodologia proposta para esta atividade envolve uma abordagem prática e colaborativa, onde os alunos serão colocados em pequenos grupos e incentivados a explorar, discutir e interagir com pistas literárias. Os elementos do texto estarão organizados de maneira lúdica na sala de aula para incentivar a busca ativa de informações. Cada grupo terá a responsabilidade de reunir e organizar as partes do texto, promovendo assim a construção coletiva do conhecimento.

  • Divisão dos alunos em grupos colaborativos.
  • Distribuição de pistas textuais pela sala.
  • Discussão em grupo sobre as partes encontradas e sua organização.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma planejado para a atividade é dividido em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos aos objetivos da atividade e formarão grupos para iniciar a caça às partes do texto. Na segunda aula, os grupos se concentrarão na análise, discussão e unificação das partes encontradas, culminando na apresentação dos resultados e reflexões sobre a experiência.

  • Aula 1: Introdução e início da caça ao tesouro literário.
  • Aula 2: Análise, organização do texto e discussão dos resultados.

Avaliação

A avaliação dos alunos será realizada com base em uma combinação de observação contínua e autoavaliação. Durante a atividade, o professor observará a participação e trabalho colaborativo de cada aluno, bem como sua capacidade de antecipação e interpretação do texto a partir das pistas. Os alunos também serão encorajados a refletir sobre seu processo de aprendizagem e contribuição para o grupo, através de uma breve autoavaliação escrita. Exemplos incluem a identificação de áreas em que o aluno se destacou, como a liderança na discussão de grupo ou a habilidade de integrar informações visuais com textuais para construir entendimento.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem materiais que incentivam a exploração e interação, tais como cartões com fragmentos de textos, além de ferramentas audiovisuais que facilitem a exploração dos recursos gráficos dos textos. O uso de materiais didáticos diversos é fundamental para estimular o envolvimento e a criatividade dos alunos na atividade.

  • Cartões com partes do texto e imagens.
  • Materiais audiovisuais para análise gráfica.
  • Quadro branco para organização das ideias coletivas.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo