Caça aos Contos Encantados

Desenvolvida por: Joyce … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura e interpretação de contos

A atividade 'Caça aos Contos Encantados' é uma proposta pedagógica desenhada para incentivar a leitura, interpretação e trabalho em equipe entre os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental. A sala de aula será transformada em um espaço lúdico onde trechos de diversos contos estarão escondidos. Os alunos, divididos em grupos, terão a missão de encontrar esses trechos e, a partir daí, utilizar suas habilidades de leitura e compreensão para adivinhar a qual conto cada trecho pertence. Esta atividade estimula a colaboração entre os alunos, promove o raciocínio dedutivo e aprofunda o conhecimento sobre a estrutura narrativa e os gêneros textuais, utilizando-se de uma abordagem divertida e envolvente. Além de trabalhar a leitura e interpretação, a 'Caça aos Contos Encantados' visa estimular a discussão em grupo e a apresentação de argumentos, com o objetivo de chegar a um consenso sobre a origem dos trechos lidos.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é fomentar a habilidade de leitura e interpretação de textos narrativos, tais como contos, em alunos do 4º ano do Ensino Fundamental. Além de estimular o prazer pela leitura, busca-se desenvolver habilidades sociais como trabalhar em equipe, partilhar ideias e chegar a conclusões em grupo. Desenvolverá também o pensamento crítico e a capacidade de raciocínio dedutivo ao associar pistas textuais a suas fontes literárias originais. A atividade se propõe a ampliar o repertório literário dos alunos, contribuindo para uma compreensão mais profunda de elementos narrativos e promovendo a fluência leitora.

  • Estimular a habilidade de leitura e interpretação textual.
  • Promover o trabalho em equipe e desenvolvimento de habilidades sociais.
  • Desenvolver o raciocínio dedutivo e o pensamento crítico.
  • Ampliar o repertório literário dos alunos.
  • Aprofundar o conhecimento sobre a estrutura narrativa e os gêneros textuais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP02: Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
  • EF15LP16: Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas.
  • EF35LP01: Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático para esta atividade inclui a exploração de diferentes gêneros literários, com foco especial em contos, e a prática de habilidades de leitura e interpretação. A seleção de contos abrange uma variedade que vai dos populares aos acumulativos, passando pelos de fadas e de assombração, visando a uma ampliação cultural e à formação de leitores competentes. A atividade se baseia também no desenvolvimento de soft skills, como colaboração, comunicação e pensamento crítico, fundamentais para o aprendizado interativo e significativo.

  • Gêneros literários e suas características.
  • Estrutura narrativa de contos.
  • Leitura e interpretação de textos.
  • Trabalho em equipe e discussão colaborativa.
  • Desenvolvimento do pensamento crítico.

Metodologia

A metodologia adotada para esta atividade combina Atividade Mão-na-massa e Aprendizagem Baseada em Jogos. Inicialmente, os alunos serão brevemente introduzidos ao conceito de gêneros literários com ênfase em contos. Em seguida, a sala será preparada com pistas escondidas que os alunos deverão encontrar em equipes. A colaboração e estratégias de discussão em grupo serão incentivadas para que os alunos trabalhem juntos na identificação dos contos a que os trechos pertencem. Esta abordagem prática permitirá a aplicação direta de conceitos teóricos em um ambiente lúdico, estimulando a aprendizagem ativa.

  • Introdução aos gêneros literários.
  • Caça aos tesouros com pistas escondidas pela sala.
  • Leitura compartilhada dos trechos encontrados.
  • Discussão em grupo para dedução dos contos.
  • Apresentação das conclusões à turma.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma única aula de 60 minutos, dividida em fases que incluem a introdução ao tema, a busca pelas pistas, a discussão em grupo e, finalmente, a revelação dos contos aos quais os trechos pertencem.

  • Introdução e explicação da atividade (10 minutos)
  • Busca e leitura dos trechos escondidos (20 minutos)
  • Discussão em grupo e dedução dos contos (20 minutos)
  • Apresentação das conclusões e feedback (10 minutos)

Avaliação

A avaliação desta atividade será feita de forma qualitativa, considerando a participação individual e em grupo, a habilidade de leitura e interpretação dos trechos, a capacidade de dedução e argumentação sobre a origem dos contos, e a colaboração durante as discussões em equipe. Será dada uma atenção especial à como os alunos justificam suas escolhas e à forma como articulam suas ideias durante a discussão. O envolvimento dos alunos na atividade e a cooperação entre os membros do grupo também serão considerados elementos chave para a avaliação.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem cópias dos trechos selecionados dos contos, pistas impressas escondidas pela sala, e a seleção dos contos completos para a revelação final. Será necessário também ter disponível um espaço de sala de aula que permita a movimentação dos alunos e a formação de grupos de trabalho.

  • Trechos impressos de diversos contos.
  • Pistas impressas relacionadas aos trechos.
  • Contos completos para consulta após a atividade.
  • Espaço adequado na sala de aula.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo