A atividade 'Caça às Consoantes' é uma prática pedagógica destinada aos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental com o objetivo de desenvolver a consciência fonológica, enfocando especificamente a distinção e pronúncia das consoantes 'C' e 'S'. Durante a atividade, os estudantes trabalharão em pequenos grupos, recebendo cartões com palavras variadas que contêm as consoantes em questão. Eles deverão, por turno, selecionar um cartão, ler a palavra em voz alta e juntos decidirem a qual cartaz a palavra pertence, se ao das palavras com a consoante 'C' ou 'S'. Este exercício fomenta a colaboração entre os alunos, promove o raciocínio lógico e melhora a habilidade de leitura e pronúncia. A dinâmica também visa incentivar a discussão e a troca de conhecimentos entre os alunos, enriquecendo o processo de aprendizagem através da metodologia mão-na-massa e aprendizagem baseada em jogos.
A atividade 'Caça às Consoantes' mira desenvolver habilidades fundamentais no aprendizado da língua portuguesa, como a capacidade de identificar e diferenciar sons de consoantes, além de promover a leitura fluente e precisa. Além disso, objetiva-se estimular a cooperação entre os alunos, fazendo com que trabalhem em grupo para resolver as tarefas propostas, o que contribui para o desenvolvimento do raciocínio lógico e da capacidade de argumentação. O engajamento em uma tarefa que combina jogo e aprendizagem visa tornar o processo mais dinâmico e interessante, encorajando os alunos a participarem ativamente do seu próprio processo de aprendizagem.
Esta atividade incorpora o estudo das consoantes 'C' e 'S', enfatizando suas diferentes pronúncias e usos na língua portuguesa, acompanhando o currículo do Ensino Fundamental. Além da consciência fonológica, a dinâmica engloba trabalho em equipe, comunicação e leitura, abordagens fundamentais para o desenvolvimento linguístico e social dos alunos.
Utilizando a metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa' e a 'Aprendizagem Baseada em Jogos', esta atividade promove uma experiência imersiva de aprendizado. Através da manipulação de cartões com palavras e do processo de decisão em grupo para a classificação das palavras nos cartazes correspondentes, os alunos engajam-se ativamente na construção do conhecimento, tornando a aprendizagem mais significativa.
A atividade será realizada em um período de aula de 50 minutos, permitindo tempo suficiente para explicação das regras, formação dos grupos, execução da atividade e, por fim, uma discussão conjunta sobre as aprendizagens realizadas.
A avaliação será formativa, observando a participação individual e em grupo, a capacidade de leitura e pronúncia correta das palavras, além do raciocínio lógico demonstrado na classificação das palavras. Será dada atenção especial à capacidade de trabalhar em equipe, comunicar-se eficazmente e justificar as decisões tomadas pelo grupo. Exemplos de critérios avaliativos incluem: participação ativa, correção na classificação das palavras, contribuição para o trabalho em equipe e uso adequado do vocabulário.
Para a realização da atividade, serão necessários cartões com palavras impressas, grandes cartazes para a classificação das palavras (um para 'C' e outro para 'S'), fita adesiva ou velcro para fixar os cartões nos cartazes. Adicionalmente, pode-se utilizar um quadro para anotação das regras e objetivos da atividade.
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