Caça às Palavras Mágicas

Desenvolvida por: Jonils… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Caça ao tesouro e criação coletiva de histórias

Nesta inovadora atividade prática, intitulada 'Caça às Palavras Mágicas', os estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental serão instigados a mergulhar em uma emocionante aventura tanto em espaços fechados quanto ao ar livre, conforme seja mais conveniente e seguro. Eles serão divididos em pequenos grupos colaborativos e embarcarão numa caça ao tesouro, com o objetivo de encontrar 'palavras mágicas' cuidadosamente escondidas pelo educador. Cada conjunto de pistas levará os estudantes a descobrir essas palavras, que estarão distribuídas estrategicamente. Ao coletar todas as palavras, os grupos se reunirão para o desafio seguinte: utilizando as palavras mágicas encontradas, cada grupo deverá criar um conto ou história, trabalhando em conjunto para dar forma à narrativa. Esta etapa promoverá a escrita colaborativa, incentivando os estudantes a expressarem suas ideias e construírem uma história coesa como um time. Após a criação coletiva, cada aluno terá a oportunidade de adicionar seu próprio final à história, exercitando assim a escrita autônoma e a criatividade individual. Esta atividade não só reforça habilidades de leitura e escrita, mas também desenvolve a capacidade de trabalho em equipe, pensamento crítico e criativo.

Objetivos de Aprendizagem

O intuito desta atividade é transcender o ensino tradicional ao promover uma aprendizagem mais dinâmica, interativa e significativa. Visa-se estimular a leitura, compreensão e escrita através de uma metodologia ativa, onde os alunos são os principais agentes de seu processo de aprendizado. Além disso, objetiva-se fomentar a criatividade, a cooperação entre os estudantes e o pensamento crítico mediante a construção coletiva e autônoma de histórias a partir de um conjunto predeterminado de palavras. Este método pretende facilitar a absorção de conteúdos programáticos de Língua Portuguesa, enquanto desenvolve habilidades socioemocionais importantes, como a capacidade de escuta, articulação de ideias em grupo e respeito pelas opiniões alheias.

  • Estimular a criatividade e a escrita criativa.
  • Desenvolver habilidades de leitura e interpretação de texto.
  • Promover o trabalho em equipe e a cooperação.
  • Encorajar o pensamento crítico e a resolução de problemas.
  • Fomentar a capacidade de escuta e o respeito por diferentes ideias.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF04LP19: Planejar e produzir textos narrativos, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
  • EF04LP26: Utilizar, ao produzir um texto, recursos ortográficos e gramaticais aprendidos.
  • EF04LP06: Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
  • EF15AR06: Explorar e utilizar os elementos constitutivos da narrativa visual na produção de jogos, brinquedos e brincadeiras.
  • EF35EF02: Desenvolver estratégias de cooperação, respeitando as regras e a diversidade de características e de desempenho dos colegas.

Conteúdo Programático

A atividade 'Caça às Palavras Mágicas' está alinhada com os conteúdos programáticos de Língua Portuguesa previstos para o 4º ano do Ensino Fundamental, abrangendo leitura, interpretação e produção textual. Através de uma abordagem lúdica e interativa, propicia-se um ambiente rico em oportunidades para o desenvolvimento de competências linguísticas e habilidades sociais indispensáveis. Este plano pedagógico foca na criação coletiva e autônoma, permitindo aos alunos vivenciar a dinâmica do processo escritor, desde a concepção de ideias até a realização textual.

  • Leitura e interpretação de textos
  • Produção textual coletiva e autônoma
  • Trabalho em equipe e cooperação
  • Resolução de problemas e criatividade
  • Desenvolvimento de narrativas e uso de palavras-chave

Metodologia

A atividade será guiada pela metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa', que enfatiza a experiência prática como uma forma de aprendizado. Os alunos serão agrupados e conduzidos a um ambiente preparado com pistas e desafios que estimulam o pensamento crítico e a colaboração. Utilizando materiais simples e acessíveis, os estudantes engajam-se na busca por palavras escondidas e na subsequente tarefa de criação de histórias, onde a criatividade e a inovação são essenciais. Este método promove uma interação direta com o conteúdo, permitindo que os alunos construam seu conhecimento de forma ativa e significativa.

  • Divisão da classe em pequenos grupos
  • Distribuição de pistas e materiais relacionados à caça ao tesouro
  • Busca por palavras escondidas
  • Criação coletiva de uma história
  • Redação individual de finais diferentes para a história

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'Caça às Palavras Mágicas' será realizada ao longo de cinco sessões de aproximadamente 190 minutos cada, totalizando uma carga horária de 16 horas. Esta estruturação permite intercalar momentos de discussão, planejamento, execução e reflexão, garantindo uma experiência rica e integral.

  • Aula 1: Apresentação da atividade e divisão de grupos.
  • Aula 2: Início da caça ao tesouro e coleta das palavras.
  • Aula 3: Discussão coletiva e início da criação da história.
  • Aula 4: Continuação e finalização da criação da história em grupo.
  • Aula 5: Redação dos finais individuais e compartilhamento das histórias.

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa, focando no processo de aprendizagem dos alunos tanto individual quanto coletivamente. Considerará a participação ativa, a colaboração entre os membros do grupo, a criatividade empregada na construção da história, e a capacidade de produzir textos coerentes e criativos. O educador observará as habilidades de leitura, interpretação, escrita e capacidade de trabalhar em equipe. Adicionalmente, o próprio grupo terá a oportunidade de refletir sobre o trabalho realizado, promovendo a autoavaliação e o feedback entre os pares.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da 'Caça às Palavras Mágicas', serão necessários recursos simples e de fácil acesso. Isso inclui materiais para preparação das pistas, como papel, caneta, cartões coloridos e envelopes. Também pode ser útil o uso de recursos naturais ou objetos da sala de aula, para esconder ou marcar onde as palavras estão localizadas. Equipamentos de som para reprodução de músicas ou sons que ambientem a caça ao tesouro podem enriquecer a experiência. O principal recurso, no entanto, é a criatividade no planejamento das pistas e na condução da atividade.

  • Papéis, canetas e cartões coloridos para as pistas
  • Envelopes ou recipientes para esconder as palavras
  • Quadro-negro ou lousa para planejamento da história coletiva
  • Computador ou tablet para pesquisa de ideias ou sinônimos
  • Equipamento de som para ambientação (opcional)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo