Caça-Palavras Especiais

Desenvolvida por: Patric… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Ortografia e Uso do 'H'

A atividade 'Caça-Palavras Especiais' é desenhada para engajar alunos do 4º ano do Ensino Fundamental no estudo da ortografia, focando em palavras de uso frequente com grafias irregulares e palavras que começam com 'h' mas não têm som. Divididos em grupos, os alunos receberão cartelas de caça-palavras compostas por essas palavras específicas. Ao localizarem as palavras, cada grupo criará frases utilizando-as corretamente, com atenção especial à ortografia. A finalização da atividade se dá com a apresentação das frases por cada grupo, desencadeando uma discussão coletiva sobre as peculiaridades e irregularidades da língua portuguesa, assim como a relevância de memorizar tais palavras. Este exercício visa não apenas o aprimoramento da habilidade ortográfica dos alunos, mas também estimula o trabalho em equipe, a criatividade na construção de frases e a capacidade de apresentação e argumentação em público.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivo principal o desenvolvimento da habilidade de reconhecer e aplicar corretamente palavras de uso frequente que possuem grafias irregulares, além das que iniciam com 'h' sem correspondência sonora. Pretende-se, através deste exercício lúdico e interativo, promover uma reflexão crítica sobre as irregularidades da língua portuguesa, fomentando também a memorização eficaz destas palavras. Além do foco em ortografia, a atividade visa melhorar a capacidade dos alunos de trabalhar coletivamente, estimular a criatividade na construção textual e aprimorar habilidades de comunicação e apresentação em grupo.

  • Reconhecer palavras com grafias irregulares e palavras que começam com 'h' mas não têm som.
  • Utilizar corretamente em frases as palavras identificadas.
  • Refletir sobre as irregularidades da língua portuguesa e a importância da memorização dessas palavras.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e colaboração.
  • Estimular a criatividade na construção de frases e habilidades de apresentação em público.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF35LP13: Memorizar a grafia de palavras de uso frequente nas quais as relações fonema-grafema são irregulares e com h inicial que não representa fonema.
  • EF35LP14: Identificar em textos e usar na produção textual pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos, como recurso coesivo anafórico.
  • EF04LP05: Identificar a função na leitura e usar, adequadamente, na escrita ponto final, de interrogação, de exclamação, dois-pontos e travessão em diálogos (discurso direto), vírgula em enumerações e em separação de vocativo e de aposto.

Conteúdo Programático

A atividade proposta enquadra-se no estudo da ortografia da língua portuguesa, focando no reconhecimento e uso adequado de palavras com grafias irregulares e de palavras que apresentam a inicial 'h' sem valor fonético. Tais habilidades são essenciais para o avanço dos alunos na compreensão e correção na produção textual, além de serem fundamentais para a leitura fluente e compreensiva. Ao trabalhar esses aspectos em um formato de jogo como o caça-palavras, espera-se que os alunos se engajem de maneira mais efetiva e divertida, potencializando o aprendizado.

  • Grafias irregulares de palavras
  • Palavras com a inicial 'h' sem som
  • Construção e correção de frases
  • Ortografia da língua portuguesa
  • Trabalho em equipe e comunicação

Metodologia

A aplicação da atividade será realizada por meio de uma metodologia ativa, onde os alunos serão os principais agentes de seu próprio aprendizado. Inicialmente, após a divisão em grupos, será realizada a distribuição das cartelas de caça-palavras. Os grupos terão um tempo determinado para encontrar as palavras e, em seguida, deverão criar frases que as utilizem corretamente. A metodologia proposta visa estimular a participação ativa dos alunos, promovendo interações significativas entre eles e permitindo a construção coletiva do conhecimento.

  • Divisão dos alunos em grupos
  • Distribuição das cartelas de caça-palavras
  • Busca pelas palavras e criação de frases
  • Apresentação das frases e discussão em grupo

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será executada em duas aulas de 50 minutos cada, totalizando uma carga horária de 2 horas. Na primeira aula, será feita a apresentação da atividade e a divisão dos grupos, seguida da distribuição das cartelas de caça-palavras e início da busca pelas palavras. Na segunda aula, os grupos finalizarão a construção das frases e realizarão as apresentações, seguidas de uma discussão coletiva sobre o aprendizado.

  • Aula 1: Apresentação e início da atividade
  • Aula 2: Conclusão, apresentações e discussão

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa e qualitativa, considerando a participação, a colaboração em grupo, a correção e criatividade nas frases produzidas, e a capacidade de argumentação durante a discussão. Será dada especial atenção ao uso correto das palavras com grafias irregulares e com a inicial 'h', assim como a aplicação das normas ortográficas discutidas. Exemplos de boas práticas e pontos de melhoria serão destacados, incentivando o feedback positivo e construtivo entre os alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão necessários cartelas de caça-palavras, contendo palavras de uso frequente com grafias irregulares e palavras que começam com 'h' mas não têm som, preparadas previamente pelo educador. Além disso, será útil dispor de quadro branco ou quadro-negro para as apresentações das frases e discussão final. Materiais de escrita como lápis, borrachas e cadernos são essenciais para a construção das frases pelos grupos.

  • Cartelas de caça-palavras
  • Quadro branco ou quadro-negro
  • Materiais de escrita (lápis, borrachas, cadernos)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo