Caça-Palavras Falante

Desenvolvida por: Maria … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura e interpretação de texto

A atividade 'Caça-Palavras Falante' é uma prática pedagógica dinâmica que busca estimular nos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, habilidades de leitura, escuta ativa e interação colaborativa. Durante a execução, os alunos serão divididos em pequenos grupos, onde cada grupo receberá uma lista de palavras previamente selecionadas pelo professor, relacionadas à temática de um texto literário lido em sala. A missão dos alunos será 'caçar' essas palavras no decorrer da leitura do texto. Contudo, o desafio se amplifica ao exigir que, ao encontrarem as palavras, os alunos devem utilizá-las para formular perguntas ou comentários pertinentes sobre o texto. Este momento se torna propício para desenvolver a capacidade de escuta atenta, formulação de questões relevantes e promoção da interação entre os pares. Além disso, essa metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Jogos fomenta a compreensão textual de maneira lúdica e significativa, contribuindo para o enriquecimento do vocabulário e aprimoramento das habilidades de argumentação e debate.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo da atividade 'Caça-Palavras Falante' é promover entre os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, um cenário de aprendizagem que fomente o desenvolvimento de competências essenciais em Língua Portuguesa. Especificamente, visa-se estimular a escuta ativa, a capacidade de formulação de perguntas e comentários pertinentes, a interação colaborativa entre os estudantes, além do aprofundamento da compreensão leitora e o aprimoramento do vocabulário. Por meio desta atividade, espera-se que os alunos sejam capazes de ouvir com atenção, recontar histórias ouvidas, interpretar textos lidos e, principalmente, estabelecer conexões significativas entre as palavras-chave e o contexto do texto, demonstrando assim, um pensamento crítico e reflexivo acerca do material trabalhado.

  • Estimular a escuta ativa e a capacidade de formulação de perguntas.
  • Promover a interação colaborativa entre os alunos.
  • Aprofundar a compreensão textual por meio da identificação de palavras-chave.
  • Aprimorar o vocabulário e habilidades de argumentação e debate.
  • Desenvolver o pensamento crítico e reflexivo sobre o texto.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP10: Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.
  • EF15LP19: Recontar oralmente, com e sem apoio de imagem, textos literários lidos pelo professor.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abordado nesta atividade envolve a leitura e interpretação de textos literários, o desenvolvimento da escuta ativa e habilidades de comunicação oral. Além disso, a atividade busca desenvolver a capacidade analítica dos alunos, incentivando-os a estabelecer conexões entre o texto lido e as palavras-chave encontradas, bem como a utilizá-las como ferramentas para a compreensão mais profunda do conteúdo trabalhado. Dessa forma, abrange-se tanto aspectos linguísticos quanto cognitivos, fundamentais para a formação integral dos alunos.

  • Leitura e interpretação de textos literários.
  • Desenvolvimento da escuta ativa.
  • Práticas de formulação de perguntas e comentários.
  • Aprimoramento do vocabulário.
  • Análise e conexão entre texto e palavras-chave.

Metodologia

Esta atividade se pauta na metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Jogos, visando proporcionar uma experiência educacional interativa e envolvente. Após a leitura do texto literário pelo professor, os alunos, organizados em grupos, receberão listas de palavras relacionadas à temática do texto. Eles deverão então localizar essas palavras durante a leitura, utilizando-as para elaborar perguntas ou comentários sobre o texto. Este processo incentiva a atenção, a reflexão e a colaboração entre os alunos, criando um ambiente de aprendizado dinâmico onde o saber é construído de maneira coletiva e significativa.

  • Divisão da classe em pequenos grupos.
  • Distribuição de listas de palavras-chave relacionadas ao texto.
  • Leitura coletiva do texto literário em sala.
  • Identificação e uso das palavras-chave para formação de perguntas ou comentários.
  • Discução em grupo sobre as perguntas e comentários formulados.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'Caça-Palavras Falante' será realizada ao longo de duas aulas, totalizando 2 horas. Na primeira aula, será feita a leitura do texto e a explicação da atividade. A maior parte do tempo será dedicada à caça das palavras e formulação de perguntas. A segunda aula será destinada à partilha das perguntas formuladas pelos grupos, discussão das respostas e feedback do professor.

  • Aula 1: Introdução, leitura do texto e início da atividade de caça às palavras.
  • Aula 2: Continuação da atividade, compartilhamento das perguntas e comentários, discussão e feedback.

Avaliação

A avaliação da atividade 'Caça-Palavras Falante' será baseada na participação ativa dos alunos, na relevância e criatividade das perguntas e comentários formulados, e na habilidade de trabalhar em equipe. Será considerado o uso efetivo das palavras-chave na elaboração das perguntas, bem como a qualidade da escuta ativa demonstrada durante a discussão dos pontos levantados. Os alunos serão incentivados a refletir sobre o texto e a expressar suas ideias de modo claro e coerente, valorizando-se a argumentação crítica e o respeito pelas opiniões alheias.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade 'Caça-Palavras Falante', serão necessários alguns recursos básicos como cópias do texto literário escolhido, listas de palavras-chave para cada grupo e um espaço adequado que permita a interação entre os grupos. O uso de quadro branco ou lousa digital pode ser útil para a anotação das perguntas e comentários formulados pelos alunos, bem como para a visualização coletiva das discussões e feedbacks.

  • Cópias do texto literário escolhido.
  • Listas impressas de palavras-chave.
  • Quadro branco ou lousa digital.
  • Marcadores ou canetas para quadro.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo