A atividade 'Caça-Palavras Vivas' tem como premissa a utilização de estratégias de comunicação e interação oral entre os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, de maneira a fomentar habilidades socioemocionais e cognitivas essenciais. Os alunos serão divididos em duplas e receberão listas de palavras atreladas a um tema específico, determinado pelo professor, como fauna, flora, partes do corpo humano, entre outros. A atividade ocorrerá em um espaço amplo, onde os alunos, um de cada vez por dupla, estarão com os olhos vendados. O outro membro da dupla deverá guiar seu companheiro utilizando apenas comandos verbais claros e precisos para localizar objetos ou imagens espalhados pelo ambiente que se relacionem com as palavras da lista. Esta metodologia ativa promove a prática da oralidade, escuta ativa, e respeito mútuo, através de um exercício lúdico que explora a confiança e a capacidade de expressão e compreensão.
O principal objetivo desta atividade é estimular a comunicação clara e eficiente entre os alunos, valorizando o uso adequado da linguagem verbal e não-verbal nas interações diárias. Destaca-se a importância de exprimir-se de maneira compreensível para o outro, utilizando o tom de voz, ritmo e articulação apropriados. Espera-se também que os alunos desenvolvam habilidades de escuta ativa, compreendendo e interpretando as mensagens recebidas para atuar de forma assertiva. Por fim, visa-se aprimorar a capacidade de colaboração e trabalho em equipe, essenciais para o sucesso das interações sociais.
A dinâmica proposta auxilia na compreensão e prática de fundamentos básicos da língua portuguesa, com ênfase na comunicação oral. Além disso, integra competências socioemocionais, preparando os alunos para interações sociais eficazes. O conteúdo programático aborda aspectos de linguística, como a articulação correta das palavras, tom de voz e ritmo, e habilidades interpessoais, como a escuta ativa, compreensão, confiança e cooperação.
A metodologia ativa Sala de Aula Invertida será aplicada visando promover a autonomia dos alunos no processo de aprendizagem. Antes da aula prática, recursos como vídeos e textos sobre comunicação eficaz serão disponibilizados. Os alunos deverão explorá-los previamente. Durante a atividade, a experiência prática e a vivência direta com os conceitos estudados permitirão a consolidação dos conhecimentos de forma dinâmica e significativa.
A carga horária total será de 2 horas, divididas em 2 aulas de 60 minutos. Na primeira aula, será realizada a apresentação do tema, revisão do material de estudo prévio e início da prática. A segunda aula será destinada à continuação da prática, discussão em grupo e feedback geral.
A avaliação será processual, observando a habilidade de comunicação e interação entre os alunos durante a atividade. Serão avaliadas a clareza na emissão de comandos verbais, a eficiência na escuta e interpretação desses comandos, e a capacidade de trabalhar em equipe. Além disso, a participação ativa, engajamento e postura colaborativa serão critérios importantes. Feedbacks construtivos serão fornecidos, incentivando a reflexão e o aprimoramento constante dessas habilidades.
Para a realização desta atividade, os recursos necessários incluirão listas de palavras relacionadas aos temas previamente escolhidos, imagens ou objetos que representem estas palavras, vendas para os olhos, espaço amplo e seguro para a realização da atividade, além de acesso a materiais de estudo sobre comunicação eficaz.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula