Chefs Mirins: Criando e Compartilhando Receitas

Desenvolvida por: Maria … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura, escrita e oralidade

A atividade 'Chefs Mirins: Criando e Compartilhando Receitas' objetiva despertar nos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental a compreensão da função social de textos culinários, bem como praticar a habilidade de localizar informações explicitas e estabelecer expectativas em relação ao texto. Divididos em pequenos grupos, os estudantes receberão a missão de elaborar uma receita original ou adaptar uma receita familiar, discutindo sobre os ingredientes necessários, o modo de preparo e a importância de compartilhar receitas em diferentes contextos sociais. Esta proposta pedagógica incentiva a colaboração, criatividade e desenvolve a reflexão sobre como as receitas circulam em nossa sociedade, reforçando habilidades de leitura, escrita e oralidade.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo da atividade 'Chefs Mirins' é facilitar o entendimento dos alunos sobre a função social de diversos textos, em particular os culinários, mostrando como são utilizados na comunicação de procedimentos e compartilhamento cultural. Além disso, busca-se desenvolver competências de escrita criativa, leitura crítica e apresentação oral, estimulando os estudantes a localizar informações precisas em textos e a estabelecer conexões entre suas experiências prévias e o conteúdo aprendido. Este processo de aprendizagem colaborativa visa também fortalecer o trabalho em equipe e a capacidade de argumentação.

  • Compreender a função social de textos culinários.
  • Praticar habilidades de leitura, escrita e oralidade através da criação e compartilhamento de receitas.
  • Desenvolver o trabalho em equipe com a divisão de tarefas na elaboração do projeto.
  • Estimular a criatividade na adaptação ou criação de receitas.
  • Refletir sobre a importância de compartilhar conhecimentos culinários.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP01: Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
  • EF15LP02: Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
  • EF15LP03: Localizar informações explícitas em textos.

Conteúdo Programático

Durante a atividade 'Chefs Mirins', será abordada a leitura e interpretação de textos culinários, destacando a sua função social e a importância do compartilhamento de receitas como parte da cultura alimentar. Os alunos aprenderão sobre a estrutura de uma receita (título, ingredientes, modo de preparo), praticarão a escrita criativa ao elaborar suas próprias receitas e desenvolverão habilidades orais ao apresentarem seus trabalhos. Esse conteúdo será trabalhado de modo a valorizar experiências culturais diversas e estimular a construção coletiva do conhecimento.

  • Função social de textos culinários.
  • Estrutura de uma receita: título, ingredientes, modo de preparo.
  • Práticas de leitura, escrita e oralidade.
  • Cultura alimentar e compartilhamento de receitas.

Metodologia

A metodologia aplicada será ativa, promovendo o engajamento dos alunos através de atividades colaborativas. Inicialmente, os alunos serão introduzidos ao tema através de uma breve discussão sobre a importância das receitas. Após a divisão em grupos, participarão de uma fase de brainstorming para a escolha da receita, seguida de pesquisa e escrita. A fase final envolve a apresentação das receitas para a turma, fomentando o desenvolvimento da expressão oral. A interação contínua entre os alunos visa à autonomia na aprendizagem e a valorização do papel ativo dos estudantes no processo educativo.

  • Discussão inicial sobre textos culinários.
  • Trabalho em grupo para criação/adaptação de receitas.
  • Fase de pesquisa sobre ingredientes e procedimentos.
  • Escrita colaborativa da receita.
  • Apresentação oral das receitas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade tem uma duração total de 2 horas, divididas em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a introdução ao tema e o início do trabalho em grupo. A segunda será dedicada à finalização das receitas e apresentações.

  • Aula 1: Introdução ao tema e início da criação das receitas.
  • Aula 2: Finalização das receitas e apresentação para a turma.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante todo o processo, considerando a colaboração no grupo, a criatividade e originalidade da receita elaborada, e a habilidade de comunicar as ideias durante a apresentação. Será dada atenção especial à capacidade de argumentação e justificativa das escolhas feitas na elaboração da receita. A clareza, organização e aderência à estrutura de uma receita serão igualmente avaliadas. Esta metodologia de avaliação busca não apenas verificar a aquisição de conhecimentos, mas também estimular o desenvolvimento de habilidades sociais e comunicativas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão necessários alguns recursos básicos, como acesso à internet para a pesquisa de informações sobre os ingredientes e procedimentos culinários, materiais de escrita para a elaboração das receitas, e um espaço adequado para as apresentações. Recomenda-se também o uso de projetor ou lousa digital para que os alunos possam compartilhar visualmente suas receitas com a turma.

  • Acesso à internet para pesquisa.
  • Materiais de escrita (papel, lápis, borracha).
  • Espaço adequado para apresentações.
  • Projetor ou lousa digital.

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