Círculo da Escrita Criativa

Desenvolvida por: Lourde… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção textual colaborativa

Nesta atividade interativa e colaborativa, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de desenvolver suas habilidades de escrita, leitura, análise textual e criatividade. Organizados em um círculo, cada estudante iniciará a redação de uma história a partir de uma frase provocativa fornecida pelo professor. Após escreverem algumas linhas, os estudantes passarão seus textos ao colega do lado, que deverá continuar a narrativa baseando-se no que foi lido. O processo será repetido várias vezes, garantindo que cada história receba contribuições de diversos alunos. Ao final, quando as histórias retornarem a seus autores iniciais, haverá uma roda de debate para que cada um possa apresentar o resultado final, discutindo as alterações e adições feitas por seus colegas. A atividade se encerrará com uma revisão coletiva, focada em aspectos como ortografia, gramática e coesão textual, culminando na edição final de cada história. Este método não só estimula a criatividade e a cooperação entre os alunos, mas também proporciona uma valiosa prática de revisão e edição de texto.

Objetivos de Aprendizagem

Este plano de aula tem como objetivo principal estimular a cooperação, a criatividade e o desenvolvimento das habilidades de escrita e leitura dos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental. Através da criação colaborativa de histórias, os estudantes serão incentivados a pensar criticamente sobre a estrutura textual, além de praticar a ortografia, a gramática e a coesão nas narrativas. Além disso, a atividade promove o debate e a reflexão sobre as diversas formas de contribuir para uma história, valorizando a diversidade de ideias e estilos de escrita. A revisão coletiva das histórias permitirá aos alunos entender a importância do processo de edição no aprimoramento de textos, preparando-os para futuros trabalhos de escrita autônomos e colaborativos.

  • Estimular a criatividade e a cooperação entre os alunos.
  • Desenvolver habilidades de escrita, leitura e análise textual.
  • Praticar a ortografia, a gramática e a coesão nas narrativas.
  • Promover o debate e a reflexão sobre contribuições diversas em um trabalho colaborativo.
  • Entender a importância do processo de revisão e edição na produção textual.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP06: Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.
  • EF15LP07: Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital.

Conteúdo Programático

Esta atividade está alinhada com as competências de produção textual, revisão e colaboração preconizadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para os anos iniciais do Ensino Fundamental. O conteúdo programático abrange desde a geração de ideias e desenvolvimento de narrativas até a revisão linguística (ortografia, gramática) e estrutural (coesão, coerência) dos textos. Além disso, enfatiza a importância da colaboração e do feedback construtivo na edição final dos trabalhos, habilidades essenciais para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos alunos.

  • Criação de histórias a partir de uma frase inicial.
  • Desenvolvimento de habilidades de escrita e leitura através da produção textual colaborativa.
  • Revisão e edição de textos com foco em ortografia, gramática e coesão.
  • Prática do debate e da argumentação para discutir as contribuições ao texto.
  • Finalização do texto com revisões e ilustrações, se aplicável.

Metodologia

A metodologia desta atividade baseia-se na escrita colaborativa e na interação constante entre os alunos. Inicialmente, o professor introduzirá a atividade e fornecerá a frase inicial para inspiração. Os estudantes, organizados em círculo, começarão a escrever suas histórias, passando seus textos ao colega do lado após alguns minutos. Este processo garante que todos participem ativamente na construção das narrativas. Depois, na roda de debate, cada aluno terá a oportunidade de expor sua história e as mudanças percebidas. A revisão coletiva será um momento de aprendizagem mútua, onde os alunos poderão aplicar conceitos de gramática, ortografia e coesão textual com o apoio do professor.

  • Escrita criativa a partir de frase provocativa.
  • Passagem dos textos entre os alunos para continuação da narração.
  • Roda de debate para apresentação e discussão das histórias.
  • Revisão coletiva focada em aspectos linguísticos e estruturais do texto.
  • Edição final do texto com possível inclusão de ilustrações.

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total desta atividade será de 2 horas, divididas em duas aulas de 50 minutos. Na primeira aula, ocorrerá a introdução da atividade, a escrita inicial das histórias e as primeiras passagens de texto. Na segunda aula, finalizaremos as rodadas de escrita colaborativa, realizaremos a roda de debate e iniciaremos a revisão coletiva. A edição final dos textos pode se estender como tarefa de casa, se necessário.

  • Aula 1: Introdução e início da escrita colaborativa.
  • Aula 2: Continuação da escrita, roda de debate e início da revisão coletiva.

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa, levando em conta a participação ativa do aluno, a capacidade de colaboração, a criatividade empregada na construção das histórias, e a eficiência nas etapas de revisão e edição do texto. Será dada especial atenção às melhorias realizadas nas histórias, tanto no aspecto criativo quanto no linguístico. O debate e a revisão coletiva servirão também como momentos de autoavaliação e avaliação pelos colegas, onde cada aluno poderá refletir sobre o processo criativo, as contribuições ao texto dos colegas e a importância da revisão textual.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários papéis (ou cadernos), canetas ou lápis, e uma sala de aula que permita a organização dos alunos em círculo. Recomenda-se também o uso de projetor ou quadro para a apresentação das regras da atividade e da frase inicial. O professor pode optar por utilizar recursos digitais, como um documento compartilhado em tempo real, para a edição final das histórias.

  • Papéis ou cadernos e canetas/lápis.
  • Espaço de aula que permite arranjo em círculo.
  • Projetor ou quadro para instruções iniciais.
  • Recursos digitais para edição colaborativa, se disponível.

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