Construindo um Mundo Inclusivo

Desenvolvida por: Silvia (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Inclusão e Respeito

Nessa atividade prática, 'Construindo um Mundo Inclusivo', os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental serão incentivados a explorar e refletir sobre a importância da inclusão e do respeito na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Divididos em grupos, receberão cartões coloridos contendo diferentes tipos de substantivos (próprios, comuns, abstratos e concretos) relacionados ao tema inclusão e respeito. Com esses cartões, cada grupo será desafiado a criar um mural que visualize o conceito de um mundo inclusivo. Ao formar frases que expressem valores de respeito e inclusão a partir dos substantivos fornecidos, os alunos estarão aplicando conhecimentos linguísticos em um contexto significativo e colaborativo. A atividade culminará com uma apresentação dos murais, onde cada grupo explicará as escolhas dos termos utilizados e como eles acreditam que essas palavras podem ajudar na promoção de uma sociedade inclusiva. Este momento de compartilhamento visa não apenas avaliar a compreensão dos alunos sobre a temática abordada, mas também promover uma reflexão coletiva sobre como podemos contribuir para construir um ambiente de maior aceitação e entendimento mútuo.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é promover a conscientização sobre o valor da inclusão e do respeito através de uma abordagem lúdica e participativa, utilizando a Língua Portuguesa como ferramenta para expressão de ideias. Os alunos trabalharão habilidades de leitura, escrita e oratória, enquanto exploram e aplicam conceitos de concordância verbal e nominal, essenciais para a formação de frases coerentes e gramaticalmente corretas. Além disso, a atividade busca desenvolver a capacidade de trabalho em equipe, criatividade e pensamento crítico, à medida que os estudantes discutem e selecionam os substantivos mais apropriados para compor suas mensagens de inclusão e respeito.

  • Promover a conscientiza\uç\uão e reflex\uão sobre inclus\uão e respeito na sociedade.
  • Desenvolver habilidades lingu\uísticas, focando em concord\uância verbal e nominal.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe através da construção colaborativa de murais.
  • Aprimorar a habilidade de orat\uória e apresenta\uç\uão em p\uúblico.
  • Fomentar o pensamento cr\uítico sobre como as palavras e a\uç\uões podem influenciar a constru\uç\uão de uma sociedade mais inclusiva.

Conteúdo Programático

A atividade se alicer00e7a na explora00e700e3o do uso apropriado e significativo de substantivos de diversos tipos em um contexto que valoriza princ00edpios sociais como inclus00e3o e respeito. Ao criar murais que representem esses valores, os alunos aplicar00e3o conceitos de concord00e2ncia verbal e nominal, fundamentais na L00edngua Portuguesa para a constru00e700e3o textual coesa e coerente. Desta forma, o conte00fado program00e1tico abrange desde o reconhecimento e classifica00e700e3o de substantivos at00e9 a sua aplica00e700e3o pr00e1tica na comunica00e700e3o efetiva de ideias importantes socialmente.

  • Substantivos pr\uóprios, comuns, abstratos e concretos.
  • Concord\uância verbal e nominal.
  • Constru\uç\uão de frases significativas.
  • Express\uão de valores sociais por meio da linguagem.
  • Trabalho colaborativo e apresenta\uç\uão em p\uúblico.

Metodologia

A metodologia empregada nesta atividade Construindo um Mundo Inclusivo será de caráter prático e colaborativo, utilizando a estratégia de Aprendizagem Baseada em Jogos com a atividade Mão-na-massa. Os alunos, divididos em grupos, receberão cartões coloridos para a criação de murais. Esta abordagem incentivará não apenas a aprendizagem mediante a experimentação direta, mas também promoverá a interação social e a construção conjunta do conhecimento. A discussão e seleção dos substantivos para a formação das frases que irão compor o mural favorecem o engajamento ativo dos alunos no processo de aprendizagem, enquanto a apresentação dos murais proporcionará a prática de habilidades de comunicação e argumentação.

  • Divis\uão dos alunos em grupos para promover a colabora\uç\uão.
  • Distribui\uç\uão de cart\uões coloridos com substantivos.
  • Cria\uç\uão de murais que representem um mundo inclusivo.
  • Apresenta\uç\uão dos murais pelos grupos, explicando a escolha dos termos.
  • Reflex\uão e debate sobre as mensagens transmitidas pelos murais.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade ser00e1 realizada em uma u00fanica aula de 60 minutos, período no qual os alunos passar00e3o pelas fases de planejamento, cria00e700e3o e apresenta00e700e3o dos murais.

  • Aula 1: Introdu\uç\uão ao tema e divis\uão em grupos (10 minutos), distribui\uç\uão dos cart\uões e desenvolvimento dos murais (35 minutos), apresenta\uç\uão e discuss\uão dos murais (15 minutos).

Avaliação

A avaliação da atividade Construindo um Mundo Inclusivo irá se focar tanto no processo de aprendizagem quanto no produto final. Será considerada a capacidade dos alunos em aplicar corretamente os conceitos de concordância verbal e nominal na formação de frases, bem como a criatividade e a pertinência na escolha dos termos para expressar os valores de inclusão e respeito. A capacidade de trabalhar em equipe, a qualidade da apresentação dos murais e a profundidade das explicações sobre as escolhas feitas também serão critérios importantes. A participação ativa durante as fases de criação e discussão será valorizada, buscando não apenas a aquisição de conhecimentos linguísticos, mas também o desenvolvimento de habilidades sociais e críticas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários cartões coloridos com os substantivos impressos, fita adesiva ou cola para a montagem dos murais, cartolinas ou grandes folhas de papel para a base dos murais, marcadores ou canetas coloridas para a escrita adicional e decoração, e um espaço adequado para a exposição dos murais. Esta seleção de materiais busca favorecer um ambiente estimulante e propício à criatividade.

  • Cart\uões coloridos com substantivos.
  • Fita adesiva ou cola.
  • Cartolinas ou folhas de papel grandes.
  • Marcadores ou canetas coloridas.
  • Espa\uço para exposi\uç\uão dos murais.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo