Nessa atividade prática, 'Construindo um Mundo Inclusivo', os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental serão incentivados a explorar e refletir sobre a importância da inclusão e do respeito na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Divididos em grupos, receberão cartões coloridos contendo diferentes tipos de substantivos (próprios, comuns, abstratos e concretos) relacionados ao tema inclusão e respeito. Com esses cartões, cada grupo será desafiado a criar um mural que visualize o conceito de um mundo inclusivo. Ao formar frases que expressem valores de respeito e inclusão a partir dos substantivos fornecidos, os alunos estarão aplicando conhecimentos linguísticos em um contexto significativo e colaborativo. A atividade culminará com uma apresentação dos murais, onde cada grupo explicará as escolhas dos termos utilizados e como eles acreditam que essas palavras podem ajudar na promoção de uma sociedade inclusiva. Este momento de compartilhamento visa não apenas avaliar a compreensão dos alunos sobre a temática abordada, mas também promover uma reflexão coletiva sobre como podemos contribuir para construir um ambiente de maior aceitação e entendimento mútuo.
O objetivo desta atividade é promover a conscientização sobre o valor da inclusão e do respeito através de uma abordagem lúdica e participativa, utilizando a Língua Portuguesa como ferramenta para expressão de ideias. Os alunos trabalharão habilidades de leitura, escrita e oratória, enquanto exploram e aplicam conceitos de concordância verbal e nominal, essenciais para a formação de frases coerentes e gramaticalmente corretas. Além disso, a atividade busca desenvolver a capacidade de trabalho em equipe, criatividade e pensamento crítico, à medida que os estudantes discutem e selecionam os substantivos mais apropriados para compor suas mensagens de inclusão e respeito.
A atividade se alicer00e7a na explora00e700e3o do uso apropriado e significativo de substantivos de diversos tipos em um contexto que valoriza princ00edpios sociais como inclus00e3o e respeito. Ao criar murais que representem esses valores, os alunos aplicar00e3o conceitos de concord00e2ncia verbal e nominal, fundamentais na L00edngua Portuguesa para a constru00e700e3o textual coesa e coerente. Desta forma, o conte00fado program00e1tico abrange desde o reconhecimento e classifica00e700e3o de substantivos at00e9 a sua aplica00e700e3o pr00e1tica na comunica00e700e3o efetiva de ideias importantes socialmente.
A metodologia empregada nesta atividade Construindo um Mundo Inclusivo será de caráter prático e colaborativo, utilizando a estratégia de Aprendizagem Baseada em Jogos com a atividade Mão-na-massa. Os alunos, divididos em grupos, receberão cartões coloridos para a criação de murais. Esta abordagem incentivará não apenas a aprendizagem mediante a experimentação direta, mas também promoverá a interação social e a construção conjunta do conhecimento. A discussão e seleção dos substantivos para a formação das frases que irão compor o mural favorecem o engajamento ativo dos alunos no processo de aprendizagem, enquanto a apresentação dos murais proporcionará a prática de habilidades de comunicação e argumentação.
A atividade ser00e1 realizada em uma u00fanica aula de 60 minutos, período no qual os alunos passar00e3o pelas fases de planejamento, cria00e700e3o e apresenta00e700e3o dos murais.
A avaliação da atividade Construindo um Mundo Inclusivo irá se focar tanto no processo de aprendizagem quanto no produto final. Será considerada a capacidade dos alunos em aplicar corretamente os conceitos de concordância verbal e nominal na formação de frases, bem como a criatividade e a pertinência na escolha dos termos para expressar os valores de inclusão e respeito. A capacidade de trabalhar em equipe, a qualidade da apresentação dos murais e a profundidade das explicações sobre as escolhas feitas também serão critérios importantes. A participação ativa durante as fases de criação e discussão será valorizada, buscando não apenas a aquisição de conhecimentos linguísticos, mas também o desenvolvimento de habilidades sociais e críticas.
Para a realização desta atividade, serão necessários cartões coloridos com os substantivos impressos, fita adesiva ou cola para a montagem dos murais, cartolinas ou grandes folhas de papel para a base dos murais, marcadores ou canetas coloridas para a escrita adicional e decoração, e um espaço adequado para a exposição dos murais. Esta seleção de materiais busca favorecer um ambiente estimulante e propício à criatividade.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula