Construtores de Crônicas

Desenvolvida por: Leidjane (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção textual e criatividade

A atividade 'Construtores de Crônicas' tem como propósito levar os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental a desenvolverem habilidades de escrita criativa, trabalho em equipe e apresentação pública, a partir da criação de crônicas inspiradas em experiências de leitura externa prévias. Após essa imersão literária, os estudantes serão incentivados a compartilhar e discutir em grupos suas ideias, esboçar narrativas e, ao final, apresentar suas crônicas à turma, em uma Apresentação de Escritores. Essa metodologia ativa não só estimula os alunos a aplicarem suas habilidades linguísticas e criativas, mas também promove a análise crítica e o aprimoramento da escrita por meio da revisão coletiva dos textos. Além disso, a atividade incorpora práticas de saída de campo, roda de debate e aprendizagem baseada em jogos, enriquecendo a experiência educativa e favorecendo a aprendizagem significativa.

Objetivos de Aprendizagem

Essa atividade visa promover a capacidade de leitura compreensiva e a escrita criativa dos alunos, encorajando o trabalho colaborativo e a expressão individual. Através da prática de esboçar crônicas inspiradas em leituras externas, os estudantes desenvolverão aptidões para articular suas ideias de maneira clara e criativa, praticarão o respeito e a valorização das contribuições dos colegas durante as discussões em grupo, e ganharão confiança ao apresentarem seus trabalhos. Além disso, a atividade é projetada para fortalecer a autonomia dos estudantes na leitura e na escrita, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades analíticas e críticas essenciais em todas as áreas do conhecimento.

  • Desenvolver a escrita criativa e a expressão individual
  • Estimular a leitura crítica e compreensiva
  • Promover o trabalho em equipe e a colaboração
  • Aprimorar habilidades de apresentação pública
  • Fomentar a análise e revisão textual colaborativa

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP16: Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas.
  • EF35LP01: Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.
  • EF35LP21: Ler e compreender, de forma autônoma, textos literários de diferentes gêneros e extensões, inclusive aqueles sem ilustrações, estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange a leitura e análise de crônicas, técnicas de escrita criativa e estratégias para a criação de narrativas envolventes. Além disso, contempla o desenvolvimento de habilidades sociais e comunicativas, como trabalho em equipe e apresentação em público, e o exercício da crítica e revisão textual. A metodologia ativa adotada propicia uma aprendizagem dinâmica e significativa, onde os alunos são os protagonistas de seu processo educativo.

  • Leitura e análise de crônicas
  • Técnicas de escrita criativa
  • Criação e desenvolvimento de narrativas
  • Trabalho em equipe e habilidades sociais
  • Técnicas de apresentação em público
  • Revisão e análise crítica de textos

Metodologia

A metodologia desta atividade é centrad em práticas ativas de aprendizagem, combinando saídas de campo para inspiração, rodas de debate para a troca de ideias, e aprendizagem baseada em jogos para estimular a criatividade e o raciocínio crítico. Os alunos serão divididos em grupos para promover a colaboração e a aprendizagem entre pares, e cada fase da atividade será projetada para fomentar a autonomia dos estudantes, sua capacidade crítica e sua criatividade.

  • Saída de campo para inspiração
  • Roda de debate para compartilhar ideias
  • Aprendizagem baseada em jogos para desenvolvimento da crônica
  • Escrita colaborativa em grupos
  • Apresentação de Escritores para compartilhar as crônicas com a classe

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será distribuída ao longo de 4 aulas de 50 minutos cada, permitindo tempo adequado para cada etapa do processo de criação, desde a inspiração até a apresentação final das crônicas produzidas.

  • Aula 1: Leitura e discussão de crônicas selecionadas.
  • Aula 2: Saída de campo e rodada de brainstorming em grupos.
  • Aula 3: Desenvolvimento das crônicas em grupos.
  • Aula 4: Preparação e Apresentação de Escritores.

Avaliação

A avaliação será contínua e baseada na participação ativa dos alunos em todas as etapas da atividade. Será dada especial atenção ao processo de criação das crônicas, avaliando a originalidade, coerência, clareza e criatividade dos textos. Além disso, a capacidade de trabalhar em equipe, a participação nas rodas de debate e a qualidade das apresentações também serão critérios relevantes. O feedback construtivo será fornecido para cada grupo, visando o desenvolvimento de habilidades narrativas e de apresentação.

Materiais e ferramentas:

Para essa atividade, será necessário um conjunto diversificado de recursos, incluindo materiais para saída de campo, cópias de textos selecionados, material de apoio para escrita e revisão, além de recursos audiovisuais para as apresentações. A utilização de tecnologias digitais será incentivada para a pesquisa, escrita colaborativa e apresentação das crônicas.

  • Textos de crônicas para leitura
  • Materiais para anotações e escrita
  • Equipamentos audiovisuais para as apresentações
  • Computadores ou tablets para pesquisa e escrita colaborativa

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo