Nesta atividade, os alunos serão introduzidos ao gênero literário da crônica, um texto breve que retrata aspectos do cotidiano, muitas vezes com um olhar crítico ou humorístico. Após a leitura e análise de algumas crônicas selecionadas, cada grupo de seis alunos será desafiado a criar sua própria crônica, baseando-se em temas do cotidiano. Antes da escrita, realizarão uma roda de debate para decidir o assunto que sua crônica abordará, considerando os elementos do gênero discutidos. Concluída a etapa de escrita, cada grupo apresentará sua crônica para a classe, proporcionando um debate sobre os elementos presentes, como a estrutura narrativa, a mensagem transmitida e a conexão com o cotidiano. Esta atividade não só promove a compreensão das funções sociais dos textos mas também estimula a criatividade e a habilidade de escrita dos alunos, além de fomentar o trabalho em equipe e a oralidade.
O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos a compreensão da função social dos textos, especificamente das crônicas, e de como eles refletem aspectos do cotidiano. Busca-se desenvolver a habilidade de localizar informações explícitas em textos e compreender textos narrativos, como crônicas, de maneira colaborativa. Além disso, pretende-se estimular a criatividade e aprimorar as habilidades de escrita dos estudantes, bem como incentivar o debate e a troca de ideias em grupo, promovendo a articulação de diferentes pontos de vista e a construção coletiva do conhecimento.
A atividade engloba o estudo da crônica como gênero literário, explorando sua estrutura, temas frequentes e sua relevância na literatura e na cultura. Através da leitura, discussão e criação de crônicas próprias, os alunos serão capazes de identificar elementos narrativos e estilísticos característicos, além de desenvolverem competências de escrita criativa e crítica literária, abordando a importância dos textos como reflexo e crítica social.
A metodologia da atividade envolve inicialmente a introdução ao gênero crônica, seguida pela leitura e análise de exemplos. A roda de debate, como prática da metodologia ativa, serve para estimular a participação de todos os alunos na escolha do tema de suas crônicas, promovendo o diálogo e a colaboração. A escrita da crônica em grupo permite a aplicação prática dos conceitos aprendidos, enquanto a apresentação e a discussão das crônicas fomentam a oralidade, a capacidade crítica e a autoconfiança.
A atividade será distribuída em 4 aulas de 50 minutos. A primeira aula dedicará-se à introdução ao gênero crônica e à leitura de exemplos. Na segunda aula, os alunos participarão da roda de debate para a escolha do tema de sua crônica. A terceira aula será dedicada à escrita das crônicas em grupo. Por fim, na quarta aula, ocorrerá a apresentação das crônicas pelos grupos e a discussão dessas criações pela turma.
A avaliação será processual e levará em conta o envolvimento dos alunos em todas as etapas da atividade, desde a participação ativa na roda de debates, a colaboração na escrita da crônica, até a apresentação e debate final. A criatividade, a aderência aos elementos típicos do gênero crônica e a capacidade de reflexão sobre o cotidiano por meio da escrita também serão consideradas. Será valorizada, ainda, a habilidade dos alunos de trabalharem em equipe e de articularem seus pensamentos e ideias de maneira clara e coerente durante as discussões.
Para a realização desta atividade, serão necessários alguns recursos básicos como cópias de crônicas para leitura, acesso à internet para pesquisa de mais exemplos e inspiração, papel e canetas ou computadores para a escrita das crônicas. Além disso, um espaço adequado para a realização da roda de debate é essencial, garantindo que todos os alunos possam participar ativamente das discussões.
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