Construtores de Histórias

Desenvolvida por: Elisan… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Construção de narrativas com substantivos

A atividade 'Construtores de Histórias' propõe a criação colaborativa de histórias por grupos de alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, utilizando-se de cartões com substantivos masculinos e femininos. Ao receber um conjunto de cartões, cada grupo deve discutir e elaborar uma narrativa que inclua todos os substantivos apresentados. O objetivo é não apenas praticar o uso adequado dos gêneros gramaticais, mas também estimular a criatividade, o trabalho em equipe e a capacidade de desenvolver textos coletivos. Tal prática visa reforçar a compreensão sobre gênero de substantivos, promover a inclusão de todas as palavras na história de maneira coesa e significativa, fomentando discussões relevantes sobre as escolhas linguísticas e suas implicações no entendimento da narrativa construída.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito essencial desta atividade pedagógica é desenvolver habilidades linguísticas, criativas e sociais dos alunos. Eles aprenderão a reconhecer e utilizar adequadamente os gêneros dos substantivos, melhorando significativamente sua competência gramatical. Além disso, ao trabalharem em grupo para construir uma narrativa coletiva, os estudantes estarão praticando habilidades socioemocionais como negociação, empatia e colaboração, fundamentais para o trabalho em equipe. A atividade também se destina a estimular a criatividade dos alunos, encorajando-os a pensar de forma inovadora ao criarem narrativas envolventes e originais, usando um conjunto determinado de palavras.

  • Utilizar corretamente gêneros de substantivos na elaboração de textos.
  • Promover o trabalho em equipe e habilidades sociais através da construção coletiva de narrativas.
  • Desenvolver a criatividade e a capacidade de criar histórias inovadoras e coerentes.
  • Praticar a inferência de significados em um contexto narrativo, melhorando a compreensão leitora.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abordado nesta atividade envolve conceitos importantes da gramática da Língua Portuguesa, com foco especial no reconhecimento e aplicação dos gêneros masculino e feminino dos substantivos. A atividade também se debruça sobre técnicas de criação de texto e narrativa, explorando como diferentes palavras e estruturas gramaticais afetam a coesão e a coerência textuais. É uma oportunidade para discutir os processos de criação literária e textual em um ambiente colaborativo, utilizando a metodologia ativa para facilitar um aprendizado significativo e engajador.

  • Gênero dos substantivos
  • Coerência e coesão textual
  • Criação de narrativas
  • Trabalho em equipe
  • Criatividade e inovação em escrita

Metodologia

A metodologia ativa será o coração deste plano de aula, promovendo um ambiente de aprendizado onde os alunos são os principais agentes de seu próprio desenvolvimento. Grupos de estudantes trabalharão juntos para construir histórias, iniciando pela análise dos cartões de substantivos recebidos e prosseguindo para a elaboração coletiva das narrativas. O papel do educador será o de facilitador, oferecendo orientações quando necessário, mas permitindo que os alunos liderem o processo de aprendizagem. Discussões em grupo serão incentivadas para promover a reflexão sobre as escolhas linguísticas e narrativas. A troca de ideias e o debate sobre as histórias criadas por outros grupos serão momentos-chave da atividade.

  • Discussão e análise de substantivos
  • Criação colaborativa de narrativas
  • Apresentação das histórias para a turma
  • Reflexão e feedback coletivo

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, haverá a introdução da atividade, a formação de grupos e a começar da criação das histórias. A segunda aula será destinada à finalização das histórias, à sua apresentação para a turma e à discussão coletiva sobre as narrativas criadas.

  • Aula 1: Introdução da atividade, formação dos grupos e início da criação das histórias.
  • Aula 2: Finalização das histórias, apresentações e discussões coletivas.

Avaliação

A avaliação será processual e contínua, considerando a participação individual e coletiva dos alunos na atividade. Serão avaliados critérios como criatividade, coesão e coerência da história, utilização adequada dos substantivos dados e colaboração no grupo. A capacidade de reflexão sobre o próprio trabalho e o dos colegas também será considerada, buscando incentivar um olhar crítico e construtivo. O professor pode optar por avaliar as apresentações das histórias utilizando uma rubrica que inclua esses critérios, possibilitando um feedback estruturado para cada grupo.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para essa atividade incluem cartões ou tiras de papel com substantivos masculinos e femininos, que serão distribuídos aleatoriamente para os grupos. Um quadro branco ou flipchart e marcadores para o professor registrar pontos importantes da discussão e feedback. Computadores ou tablets podem ser utilizados para a pesquisa de palavras desconhecidas ou para a digitação das histórias, se desejado. Material de arte, como lápis de cor e canetinhas, pode ser fornecido para os grupos que desejarem ilustrar suas histórias.

  • Cartões com substantivos
  • Quadro branco ou flipchart e marcadores
  • Computadores ou tablets (opcional)
  • Material de arte para ilustração (opcional)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo