Nesta atividade pedagógica, denominada Construtores de Histórias Inclusivas, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental serão convidados a mergulhar no universo da escrita criativa com um enfoque na diversidade e inclusão, utilizando seus conhecimentos sobre os tipos de substantivos (próprios, comuns, abstratos e concretos) de maneira correta e aplicada. A atividade será iniciada com uma apresentação de imagens que representam a diversidade e inclusão nas mais variadas formas, seguida de uma roda de debate para fomentar a discussão e reflexão coletiva sobre as temáticas apresentadas. Posteriormente, em grupos pequenos, os estudantes terão a tarefa de criar histórias curtas que reflitam o entendimento e as ideias discutidas anteriormente, fazendo uso adequado dos tipos de substantivos. Essa prática visa não somente a consolidação dos conteúdos gramaticais mas também o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como empatia e respeito ao próximo, ao promover um espaço de diálogo e compreensão mútua. Ao final, haverá a compartilhação das histórias entre os grupos, momento em que toda a turma poderá apreciar a diversidade de pensamentos e perspectivas.
O propósito desta atividade é desenvolver nos alunos a habilidade de reconhecer e aplicar corretamente os tipos de substantivos (próprios, comuns, abstratos, e concretos) em suas produções textuais, bem como sensibilizá-los para as questões de diversidade e inclusão. Almeja-se que, ao final da atividade, os alunos sejam capazes de criar histórias que expressem respeito e valorização das diferenças, utilizando a estrutura gramatical de maneira adequada. Este exercício contribuirá também para a prática da concordância verbal e nominal, reforçando o conhecimento sobre a estrutura da língua portuguesa.
Nesta proposta de atividade, os estudantes terão a oportunidade de explorar a diversidade linguística e cultural através da criação de textos narrativos. Ao trabalharem com a construção e análise de personagens e cenários que representam diferentes aspectos da diversidade humana, eles aplicarão conhecimentos gramaticais referentes aos tipos de substantivos e suas concordâncias, enriquecendo sua competência lingüística e sua compreensão sobre a inclusão social.
A metodologia escolhida para esta atividade combina técnicas de atividade mão-na-massa, roda de debates e aprendizagem baseada em jogos, visando um maior engajamento dos alunos e a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. Este conjunto de estratégias pedagógicas favorece uma experiência de aprendizagem ativa, onde os alunos tomam partido no processo de construção do conhecimento, estimulando a criatividade, o pensamento crítico e o respeito pela diversidade.
A atividade será realizada em duas sessões de 30 minutos cada, totalizando 1 hora. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao tema e participarão da roda de debate. Na segunda aula, os grupos se dedicarão à criação das histórias e à apresentação destas à turma.
A avaliação da atividade será realizada de maneira formativa, levando em consideração a participação dos alunos na roda de debates, a capacidade de trabalhar em equipe durante a criação das histórias, e a utilização correta dos conceitos gramaticais abordados. Será dada especial atenção à criatividade, originalidade e ao respeito pela diversidade demonstrada nas histórias. Os critérios de avaliação serão explicados detalhadamente aos alunos antes do início da atividade, garantindo que todos compreendam as expectativas.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como imagens diversas que representem a inclusão e diversidade, materiais para escrita (papel, lápis, canetas), além do acesso a um espaço adequado para a realização da roda de debates e da apresentação das histórias. Recursos digitais como projetor e computador serão utilizados para exibir as imagens e, se possível, para a documentação das histórias criadas.
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