Construtores de Previsões

Desenvolvida por: Lia Ma… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Interpretação textual e Antecipação de conteúdo

A atividade 'Construtores de Previsões' propõe um exercício de leitura ativa e antecipatória, onde os alunos, após lerem a introdução de um livro ou prefácio sem conhecimento prévio da trama, anotam suas previsões sobre o enredo, personagens e possíveis reviravoltas. Esta tarefa inicial é realizada como preparação em casa. Em sala, os estudantes compartilham suas expectativas em pequenos grupos, discutindo as diversas perspectivas geradas. Posteriormente, com a leitura do primeiro capítulo do livro em sala, os alunos têm a oportunidade de confrontar suas previsões iniciais com os eventos reais da narrativa. Esta dinâmica tem como objetivo principal fortalecer a habilidade dos alunos de estabelecer expectativas em relação ao texto e demonstrar a importância da leitura prévia na interpretação textual. A metodologia ativa Sala de Aula Invertida será utilizada para promover um ambiente de aprendizado colaborativo e reflexivo.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é desenvolver a capacidade dos alunos de antecipar conteúdos textuais e interpretá-los, valorizando a leitura prévia e o uso de conhecimentos prévios na compreensão de textos. Além disso, os alunos aprenderão a compartilhar e discutir expectativas em grupo, promovendo o respeito pelas diferentes interpretações e pontos de vista. Desta forma, a atividade busca fortalecer a fluência leitora, a análise crítica e a capacidade de argumentação dos alunos.

  • Desenvolver habilidades de antecipação leitora.
  • Fomentar o pensamento crítico e a capacidade interpretativa.
  • Promover o trabalho colaborativo e o compartilhamento de ideias.
  • Valorizar a leitura como ferramenta de aquisição de conhecimento.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP02: Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
  • EF15LP03: Localizar informações explícitas em textos.
  • EF15LP15: Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.

Conteúdo Programático

A atividade engloba competências de leitura crítica, interpretação textual e comunicação efetiva, essenciais para o desenvolvimento integral dos alunos. Trabalha-se com a capacidade de prever e refletir sobre conteúdos textuais, considerando o contexto e os elementos do texto. Estimula-se o diálogo e a troca de ideias em um ambiente colaborativo, promovendo a diversidade de pensamento e o respeito mútuo.

  • Leitura e interpretação de texto
  • Antecipação e predição de conteúdo textual
  • Compartilhamento de ideias e discussão em grupo
  • Confronto entre previsões e texto lido

Metodologia

Utilizando a Sala de Aula Invertida, os estudantes farão a leitura prévia em casa e anotarão suas previsões, fomentando a autonomia e a preparação para a participação ativa em sala. Em classe, a metodologia de grupos pequenos para discussão promove a interação e a colaboração entre os alunos. A leitura conjunta do primeiro capítulo facilita a imersão no texto e o confronto direto entre previsões e realidade narrativa.

  • Leitura prévia e anotação de previsões
  • Discussão em pequenos grupos
  • Leitura conjunta do primeiro capítulo
  • Análise e reflexão sobre as previsões versus o texto

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade compreende uma carga horária total de 1 hora, dividida em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, realizaremos as discussões em pequenos grupos e começaremos a leitura conjunta do primeiro capítulo. Na segunda aula, continuaremos a leitura e finalizaremos com uma reflexão coletiva sobre as previsões e realidades do texto.

  • Aula 1: Discussão em grupos e início da leitura conjunta
  • Aula 2: Continuação da leitura e reflexão final

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante as discussões em grupo e na contribuição individual na interpretação do texto. Observará-se a capacidade de cada aluno de fazer previsões embasadas, assim como sua habilidade em adaptar suas previsões diante da leitura do texto real. Pelos debates em grupo, avaliar-se-á também a capacidade dos alunos de trabalhar em equipe, respeitar diferentes pontos de vista e argumentar de maneira construtiva.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários o livro escolhido pelo professor, cadernos ou dispositivos para anotações dos alunos durante a leitura prévia e as discussões, além de um espaço adequado na sala de aula que permita a formação de pequenos grupos para as discussões.

  • Livro ou texto selecionado pelo professor
  • Cadernos ou dispositivos para anotações
  • Espaço em sala adequado para discussões em grupo

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo