Detetives da História

Desenvolvida por: Renata… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Escrita Criativa

Nesta atividade, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental serão convidados a se aventurarem como detetives da história, em uma missão criativa de elaboração de uma narrativa intrigante. Formados em pequenos grupos, receberão uma caixa contendo fragmentos de histórias, objetos misteriosos e cartões com personagens distintos, que servirão de pistas iniciais para desencadear a imaginação e planejamento de suas histórias. A dinâmica exige que os alunos discutam e planejem coletivamente o texto, considerando diversos aspectos da situação comunicativa como os interlocutores, a finalidade, o suporte, a linguagem e onde o texto vai circular. Esta atividade se baseia na metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Jogos, e tem como objetivo fomentar a pesquisa, a criatividade e a colaboração entre os alunos, promovendo habilidades fundamentais no planejamento e escrita de textos coletivamente.

Objetivos de Aprendizagem

Através desta atividade 'Detetives da História', o objetivo é estimular nos alunos do 4º ano competências e habilidades essenciais na construção textual e criativa. Busca-se fortalecer a capacidade de trabalhar em equipe, a criatividade na elaboração de narrativas, além do desenvolvimento da compreensão sobre a importância da estrutura narrativa, incluindo início, meio e fim, personagens, cenários e conflitos. Pretende-se, ainda, incentivar a pesquisa como base para a criação de histórias e aprimorar a habilidade dos estudantes de planejar e revisar textos, considerando os diversos elementos que compõem a situação comunicativa de um texto.

  • Estimular a criatividade na elaboração de narrativas.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa para construção de histórias.
  • Fomentar a colaboração e o trabalho em equipe na criação coletiva de textos.
  • Entender a importância da estrutura narrativa e dos elementos que compõem uma história.
  • Praticar a revisão e edição de textos em colaboração.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP05: Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.
  • EF15LP06: Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.
  • EF15LP07: Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital.

Conteúdo Programático

A atividade Detetives da História integra aspectos fundamentais para a formação de jovens leitores e escritores, ao abordar diretamente a prática da escrita criativa em um contexto lúdico e colaborativo. Parece com a elaboração de uma narrativa, o planejamento textual, a pesquisa como suporte à escrita, a revisão e edição colaborativa de textos, além do desenvolvimento de competências socioemocionais como trabalho em equipe e resolução de problemas.

  • Escrita criativa e elaboração de narrativas.
  • Planejamento textual considerando a situação comunicativa.
  • Pesquisa como suporte à escrita criativa.
  • Revisão e edição colaborativa de textos.
  • Desenvolvimento de competências socioemocionais como trabalho em equipe.

Metodologia

A metodologia aplicada na atividade Detetives da História orienta-se pela Aprendizagem Baseada em Jogos, promovendo um ambiente de imersão criativa através do role-playing e storytelling colaborativo. Inicialmente, será feita a distribuição de materiais como fragmentos de histórias, objetos e cartões de personagens para cada grupo, incentivando a discussão e o planejamento coletivo da narrativa. Posteriormente, segue-se o processo de escrita, revisão e edição do texto, com ênfase na colaboração entre os alunos e a orientação constante do professor.

  • Distribuição de materiais e organização dos grupos.
  • Discussão em grupo para o planejamento da narrativa.
  • Escrita colaborativa da história.
  • Revisão e edição coletiva do texto produzido.
  • Apresentação das histórias criadas para a turma.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de quatro aulas de 60 minutos, permitindo um desenvolvimento gradual e aprofundado de cada etapa, da concepção da ideia à apresentação da história final.

  • Aula 1: Introdução à atividade e formação dos grupos. Distribuição de materiais e início do planejamento da narrativa.
  • Aula 2: Continuação do planejamento e início da escrita colaborativa da história.
  • Aula 3: Revisão e edição coletiva do texto. Início da preparação para a apresentação da história.
  • Aula 4: Finalização da edição do texto e apresentação das histórias para a turma.

Avaliação

A avaliação dessa atividade será realizada de forma formativa, considerando a participação ativa dos alunos durante todo o processo, a capacidade de trabalhar em equipe, a criatividade na elaboração da narrativa, a participação nas etapas de revisão e edição do texto e a apresentação final da história. A autoavaliação e a avaliação entre pares serão encorajadas, focando no processo de aprendizagem e no resultado coletivo do grupo, além da reflexão sobre os desafios enfrentados e as soluções encontradas durante a atividade.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão necessários diversos materiais que estimulem a imaginação e fomentem a criação das narrativas entre os alunos. Tais recursos incluem caixas contendo fragmentos de histórias, objetos misteriosos, cartões com personagens distintos, além de material para anotação e elaboração das histórias, como papel, lápis, borrachas e, opcionalmente, recursos digitais para pesquisa e ilustração das histórias.

  • Caixas com fragmentos de histórias, objetos misteriosos e cartões de personagens.
  • Material para anotação: papel, lápis, borrachas.
  • Recursos digitais para pesquisa (opcional).
  • Materiais para ilustração: lápis de cor, canetinhas (opcional).
  • Computador ou tablet para edição final do texto (opcional).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo