Detetives da Leitura

Desenvolvida por: Tânia … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura e interpretação de textos

A atividade 'Detetives da Leitura' é projetada para engajar alunos do 4º ano do Ensino Fundamental na exploração ativa de diferentes formatos de textos (como notícias, poemas e instruções), visando o desenvolvimento da habilidade de reconhecer a função social de cada texto. Antes da aula, o professor selecionará uma variedade de textos e, em sala, organizará os estudantes em grupos. A missão será investigar onde esses textos circulam, quem os produziu e a quem eles se destinam, agindo como verdadeiros detetives. Através da metodologia ativa da Roda de Debate e da Sala de Aula Invertida, os alunos terão uma participação ativa, sendo incentivados a discutir e compartilhar suas descobertas, valorizando a construção coletiva do conhecimento. Esta atividade não só promove a análise crítica como também aprofunda a compreensão sobre a importância da leitura nos diversos contextos sociais, estimulando a curiosidade e o pensamento crítico.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade busca promover nos alunos a habilidade de analisar e compreender a função social dos textos, reconhecendo os contextos em que circulam, quem os elabora e seu público-alvo. Além disso, visa desenvolver a capacidade de trabalho em equipe e de expressão oral através das rodas de debates. Os alunos aprenderão a valorizar a diversidade textual existente em nossa sociedade, compreendendo a relevância de cada gênero na comunicação humana. Espera-se que, ao final, eles sejam capazes de aplicar estratégias de leitura adequadas a cada tipo de texto e que desenvolvam uma postura analítica e crítica frente às informações que recebem diariamente.

  • Reconhecer a função social de diferentes textos.
  • Analisar a circulação, autoria e público-alvo dos textos.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe.
  • Praticar a expressão oral em contextos de debate.
  • Desenvolver uma postura crítica e analítica.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abordará a identificação das características de diferentes gêneros textuais, como notícias, poemas, instruções, entre outros, explorando sua função social, os espaços de circulação, os produtores e os destinatários. Através de análise e debates, os alunos serão encorajados a explorar e compreender a diversidade de textos que fazem parte do seu dia a dia, promovendo assim a ampliação de suas competências leitoras e interpretativas.

  • Características de gêneros textuais
  • Função social dos textos
  • Análise de contexto de produção e circulação
  • Estratégias de leitura para diferentes textos
  • Expressão oral em debates

Metodologia

Utilizando-se das metodologias ativas 'Roda de Debate' e 'Sala de Aula Invertida', os alunos serão divididos em grupos e assumirão o papel de detetives da leitura. Inicialmente, os grupos receberão textos de diferentes formatos para serem analisados fora da sala de aula (Sala de Aula Invertida). Posteriormente, na sala, discutirão suas descobertas e apresentarão em uma Roda de Debate, promovendo um ambiente de aprendizagem dinâmico e participativo. A troca de informações e a argumentação serão incentivadas, permitindo que os alunos construam conhecimentos de forma colaborativa.

  • Divisão dos alunos em grupos
  • Análise prévia de textos selecionados
  • Roda de Debate
  • Sala de Aula Invertida
  • Apresentação e discussão em grupo

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total será de 2 horas, divididas em duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, será realizada a introdução do projeto e a distribuição dos textos. Os grupos iniciarão as análises prévias como tarefa de casa. Na segunda aula, os alunos apresentarão suas descobertas na Roda de Debate, discutindo coletivamente as funções sociais identificadas.

  • Aula 1: Introdução da atividade e distribuição dos textos.
  • Aula 2: Roda de Debate com apresentação das descobertas.

Avaliação

A avaliação será contínua e processual, levando em consideração a participação individual e coletiva dos alunos durante as discussões em grupo e na Roda de Debate. Serão avaliados: a capacidade de identificar a função social dos textos, o desenvolvimento da argumentação, a habilidade de trabalhar em equipe e a participação ativa nas atividades propostas. Para isso, podem ser utilizados rubricas de avaliação que detalham critérios específicos, permitindo um feedback claro e objetivo para os estudantes.

Materiais e ferramentas:

Para a execução da atividade, serão necessários textos de diferentes formatos selecionados previamente pelo professor, espaços adequados para a realização das Rodas de Debate, acesso à internet para possíveis pesquisas, materiais para anotações como cadernos e lápis, além de um projetor ou quadro para apresentações das conclusões dos grupos.

  • Textos de diferentes formatos
  • Espaço adequado para Rodas de Debate
  • Acesso à internet
  • Material para anotação
  • Projetor ou quadro para apresentações

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo