Detetives da Leitura

Desenvolvida por: Luana … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura e compreensão de textos

Nesta atividade, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental assumirão o papel de detetives encarregados de resolver mistérios. Estes serão apresentados através da leitura de diversos tipos de textos que fazem parte da vida cotidiana, como e-mails, anúncios, receitas, instruções de jogos, entre outros. O objetivo é desenvolver as habilidades de leitura detalhada e compreensão textual, permitindo que os alunos se engajem na atividade de modo prático e lúdico. Para cada 'caso misterioso', haverá um conjunto de questões que irão requerer dos alunos a localização de informações explícitas nos textos. Além do desenvolvimento dessas habilidades, a atividade visa enfatizar a função social dos diferentes gêneros textuais, evidenciando o papel que desempenham nas comunidades e na mídia. Através da metodologia ativa, os estudantes serão incentivados a trabalhar em equipe, a pensar criticamente e a se envolverem ativamente na resolução dos mistérios, promovendo, assim, uma aprendizagem mais significativa e uma maior autonomia no processo educativo.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito desta atividade pedagógica prática é duplo: por um lado, busca-se aprofundar a habilidade dos alunos de ler e compreender textos diversos, ampliando sua capacidade de localizar informações explícitas, inferir significados e compreender a função social dos textos no cotidiano. Por outro lado, almeja-se fortalecer o pensamento crítico e a colaboração entre os alunos, habilidades essenciais para o desenvolvimento integral dos estudantes. Ao assumirem o papel de detetives, os alunos aprenderão a observar detalhes, a questionar e a construir hipóteses, fundamentando suas conclusões em evidências textuais.

  • Desenvolver a habilidade de leitura detalhada e compreensão textual.
  • Praticar a localização de informações explícitas em diferentes gêneros textuais.
  • Compreender a função social dos diferentes gêneros textuais.
  • Incentivar o trabalho em equipe e o pensamento crítico.
  • Promover a autonomia dos alunos no processo de aprendizagem.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP01: Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
  • EF15LP03: Localizar informações explícitas em textos.
  • EF15LP04: Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos.

Conteúdo Programático

Neste programa, os estudantes serão apresentados a uma variedade de gêneros textuais relevantes para a sua vivência cotidiana, tais como e-mails, anúncios, receitas, e instruções de jogo. Essa diversidade visa não apenas desenvolver habilidades de leitura e compreensão textual, mas também promover a consciência sobre a importância e função social desses textos. A metodologia ativa escolhida permitirá que os alunos interajam com o material de forma dinâmica, levando-os a refletir sobre o uso e propósito dos diversos textos em diferentes contextos de sua vida diária.

  • Leitura e compreensão de e-mails.
  • Análise de anúncios publicitários.
  • Interpretação de receitas culinárias.
  • Compreensão e aplicação de instruções de jogos.

Metodologia

A metodologia ativa, central nesta atividade, engaja os alunos na resolução prática de problemas, simulação de casos ou estudos de caso, inversão do ambiente tradicional de salas de aula e promove a aprendizagem baseada em projetos. Assim, os alunos participarão ativamente na construção de seu conhecimento, trabalhando em grupos para resolver os 'casos misteriosos'. Essa abordagem pretende tornar o aprendizado mais significativo, relevante e divertido, estimulando a colaboração, a comunicação eficaz e o pensamento crítico.

  • Trabalho em grupo para discutir e resolver os mistérios.
  • Leitura compartilhada e discussão em sala de aula.
  • Uso de recursos multimídia para apresentar os textos.
  • Simulação de investigação detetivesca.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, introduziremos o conceito da atividade e começaremos a trabalhar nos casos. Na segunda aula, os alunos finalizarão a resolução dos casos e compartilharão suas descobertas com a classe.

  • Aula 1: Introdução à atividade e início das investigações.
  • Aula 2: Conclusão das investigações e compartilhamento das descobertas.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos em todas as fases da atividade, na qualidade das conclusões alcançadas durante as investigações, e na capacidade de trabalhar em equipe. Será dado enfoque especial à habilidade de articular razões para suas hipóteses e conclusões, bem como na capacidade de localizar informações explícitas nos textos. Os alunos também serão avaliados pela qualidade de sua participação nas discussões em grupo, demonstrando compreensão sobre a função social dos textos analisados.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão utilizados diversos recursos como cópias de textos variados (e-mails, anúncios, receitas, instruções de jogos), projetor para exibição de imagens ou textos adicionais, quadro branco para anotações coletivas e acesso à internet, caso seja necessário consultar materiais complementares ou apresentar exemplos adicionais via recursos multimídia.

  • Textos impressos dos diferentes gêneros textuais.
  • Projetor e computador.
  • Quadro branco e marcadores.
  • Acesso à internet.

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