Detetives das Histórias

Desenvolvida por: Elaine… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura Crítica e Inferência de Informações Implícitas

A atividade 'Detetives das Histórias' transforma os alunos em pequenos investigadores literários, onde eles se deparam com a tarefa de desvendar mistérios ocultos em diversos contos. Esses contos possuem informações implícitas, que os alunos, trabalhando em grupos, devem inferir para solucionar um enigma literário. Esta atividade é uma oportunidade valiosa para o desenvolvimento de habilidades de leitura crítica, inferência e colaboração. A organização em grupos estimula não apenas a troca de ideias, mas também o respeito mútuo e a capacidade de negociação para chegar a consensos dentro do grupo. Além disso, ao apresentar suas deduções, os alunos aprimoram sua capacidade de comunicação e argumentação, habilidades fundamentais para a vida acadêmica e social.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade focam na habilidade dos alunos de compreender e inferir informações implícitas em textos narrativos. Com base nas atividades propostas, os alunos deverão aplicar técnicas de leitura crítica e analítica para resolver a narrativa mistério, desenvolvendo habilidades cognitivas importantes como a síntese e interpretação de informações. A prática em grupo visa aprimorar as habilidades sociais dos alunos, como comunicação eficaz, negociação e liderança, proporcionando um ambiente de aprendizagem colaborativo.

  • Desenvolver a habilidade de inferir informações implícitas em textos.
  • Estabelecer relações entre diferentes partes de um texto.
  • Aprimorar habilidades de leitura crítica e analítica.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP03: Localizar informações explícitas em textos.
  • EF35LP04: Inferir informações implícitas nos textos lidos.
  • EF35LP06: Recuperar relações entre partes de um texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos) que contribuem para a continuidade do texto.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático está focado em leitura e interpretação de texto, especificamente na prática de inferência e análise crítica. Os alunos trabalharão com diferentes contos, ao passo que desenvolverão habilidades em comunicação e cooperação em grupo. A atividade também oportuniza o uso de diferentes técnicas de interpretação textual, como a identificação de pistas, a conexão de ideias e a resolução de problemas, através de um contexto de jogo investigativo.

  • Leitura e interpretação de contos.
  • Identificação de informações explícitas e implícitas.
  • Trabalho em grupo e comunicação eficiente.

Metodologia

A metodologia adotada prioriza metodologias ativas, especificamente a 'atividade mão-na-massa', em que os alunos são protagonistas de sua aprendizagem. Eles exploram, discutem e colaboram de forma autônoma para solucionar um desafio. O ambiente de aprendizado cooperativo visa maximizar o engajamento através de atividades práticas e interativas, criando um espaço onde a reflexão crítica é incentivada por meio da inferência de pistas e resolução de mistérios em grupo.

  • Metodologias ativas centradas no aluno.
  • Atividades práticas e interativas.
  • Aprendizagem colaborativa em grupos.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está condensado em uma única aula de 90 minutos, com uma estrutura que permite introdução, execução e conclusão dentro de um período controlado. A aula se iniciará com a introdução à atividade e divisão dos grupos, seguida pela leitura dos contos e desenvolvimento do jogo de inferência. No final, os grupos apresentarão suas soluções, e um feedback construtivo será dado pelo professor, que mediará e garantirá a participação efetiva de todos.

  • Aula 1: Introdução, leitura dos contos, resolução do mistério e apresentação das soluções.
  • Momento 1: Introdução e Contextualização (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a aula apresentando a atividade 'Detetives das Histórias'. Explique o objetivo de se tornarem detetives literários e como vão trabalhar em grupos para desvendar mistérios em contos. É importante que os alunos entendam a importância da leitura crítica e da inferência no processo. Observe se os alunos estão atentos e pergunte se têm dúvidas sobre a atividade proposta.

    Momento 2: Leitura dos Contos em Grupo (Estimativa: 20 minutos)
    Distribua os contos literários para cada grupo. Instrua os alunos a lerem os contos em voz alta dentro do grupo, permitindo que todos participem e ouçam. Durante a leitura, incentive-os a marcar informações importantes e a fazer anotações de possíveis pistas. Acompanhe a leitura dos grupos, circulando pela sala para esclarecer dúvidas e fazer intervenções quando necessário. Avalie a participação dos alunos e verifique se compreendem o texto.

    Momento 3: Resolução do Mistério (Estimativa: 30 minutos)
    Após a leitura, cada grupo deve discutir sobre as pistas identificadas no conto e tentar inferir as informações implícitas necessárias para resolver o mistério proposto. É importante que eles estabeleçam relações entre as partes do texto para chegar a uma conclusão. Facilite a discussão, guiando os grupos quando necessário. Estimule a colaboração e o respeito mútuo durante as discussões. Avalie o envolvimento e a qualidade das inferências feitas pelos alunos.

    Momento 4: Apresentação das Soluções (Estimativa: 20 minutos)
    Convide os grupos para apresentarem suas soluções para o mistério aos colegas. Use o flipchart ou a lousa para os alunos registrarem suas deduções principais. Permita que outros grupos façam perguntas ou sugiram outras possíveis soluções. Oriente os alunos a exporem claramente suas ideias e incentivem a comunicação eficaz. Avalie a capacidade de argumentação e clareza nas apresentações.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para aumentar a inclusão, procure formar grupos diversos que incorporem diferentes níveis de habilidade de leitura, para que os alunos possam se ajudar mutuamente. Utilizar recursos visuais e audiovisuais, como apresentações de slides durante as explicações, pode facilitar a compreensão do conteúdo. Incentive a participação de alunos mais tímidos garantindo que todos tenham a chance de falar e expor suas ideias. Se houver alunos que precisem de suporte adicional, como textos em formatos diferentes, se possível, procure acessá-los com antecedência para incluir todos. Considere também o uso de assistentes de leitura, caso necessário, para proporcionar uma experiência mais acessível aos alunos com dificuldades de leitura.

Avaliação

O processo avaliativo incorpora múltiplos métodos para assegurar que os objetivos de aprendizagem foram atingidos. Inicialmente, a avaliação formativa ocorre através de observação contínua e intervenções durante as atividades de grupo, garantindo suporte aos alunos e promovendo feedback imediato. Adicionalmente, uma avaliação somativa através da apresentação final das inferências obtidas por cada grupo fornecerá um resumo das habilidades desenvolvidas. Os critérios centram-se na identificação e inferência correta das informações do texto, cooperação dentro do grupo, clareza de comunicação e criatividade na resolução de problemas. Por exemplo, um grupo que conecta adequadamente pistas do texto e apresenta uma interpretação coesa pode receber uma avaliação alta, enquanto é incentivada a proporcionar feedback construtivo e sugestões de melhoria na comunicação.

  • Observação contínua e intervenções para feedback imediato.
  • Avaliação somativa com base na apresentação final das inferências dos grupos.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade são principalmente os contos que servirão de base para a inferência, folhas de atividades que guiam os alunos na observação de pistas e construção argumentativa. Além disso, lousa ou flipchart para resumo das discussões, além de lápis e canetas coloridas para estímulo visual e organização. Se possível, dispositivos digitais para pesquisas rápidas e apresentações criativas podem enriquecer a experiência do aluno.

  • Conjunto de contos literários.
  • Folhas de atividades de leitura e inferência.
  • Flipchart ou lousa para organização e apresentação.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos dos desafios enfrentados pelos professores no seu dia a dia, e é essencial criar ambientes que promovam a inclusão e acessibilidade. Mesmo que a turma não apresente condições específicas, é fundamental garantir que materiais de leitura sejam de fácil compreensão e estejam dispostos adequadamente para todos. A criação de grupos heterogêneos pode promover trocas mais ricas e apoiar alunos que possam ter dificuldades momentâneas com o conteúdo. Sugere-se o uso facilitado de materiais visuais e audiovisuais para atender diferentes estilos de aprendizagem, e a disponibilidade de apoio individual quando necessário, para reforçar a compreensão e a participação efetiva de todos.

  • Material de leitura de fácil compreensão e disposição acessível.
  • Formação de grupos heterogêneos para troca de aprendizado.
  • Uso de materiais audiovisuais para acomodar diferentes estilos de aprendizagem.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo