Detetives de Contos: A Missão do Livro Secreto

Desenvolvida por: Allef … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura e Interpretação de Texto

Em Detetives de Contos: A Missão do Livro Secreto, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental serão convidados a embarcar em uma emocionante jornada de leitura e descoberta. Divididos em grupos, atuarão como detetives com o objetivo de desvendar os mistérios escondidos nos contos clássicos. A atividade propõe uma imersão no universo literário através da seleção de um conto de uma lista previamente elaborada pelo professor, seguida pela investigação das informações explícitas fundamentais para compreender o enredo, além de uma análise crítica sobre as funções sociais dos textos e seu público-alvo. Após a leitura e discussão, cada grupo criará um 'Livro Secreto', composto por pistas que remetem ao conto investigado, desafiando os outros grupos a adivinhar sobre qual história se trata sem revelar seu título diretamente. A conclusão desta aventura pedagógica acontecerá em uma apresentação final, onde será necessário justificar as escolhas das pistas, promovendo uma reflexão profunda sobre as características e elementos essenciais dos textos.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é fomentar o desenvolvimento de habilidades de leitura, interpretação, análise crítica e trabalho em equipe. Os alunos serão estimulados a exercitar a atenção aos detalhes, reconhecer a importância das informações explícitas e implícitas em textos literários, além de compreender as funções sociais dos textos. Através da metodologia ativa de aprendizagem, esperamos que os estudantes ampliem sua capacidade de inferência e argumentação, ao mesmo tempo em que vivenciam a relevância do respeito mútuo e da colaboração durante o trabalho em grupo.

  • Desenvolver habilidades de leitura e interpretação de textos
  • Identificar informações explícitas e implícitas nos textos
  • Analisar as funções sociais dos textos e seu público-alvo
  • Estimular o trabalho em equipe e a construção coletiva do conhecimento
  • Promover habilidades de argumentação e justificação de escolhas

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP01: Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
  • EF15LP02: Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
  • EF15LP03: Localizar informações explícitas em textos.

Conteúdo Programático

A unidade de aprendizagem está centrada na exploração de textos literários clássicos, promovendo a reflexão sobre suas características, estruturas narrativas, e funções sociais. Através de uma metodologia ativa e colaborativa, os alunos serão conduzidos a uma investigação detalhada dos textos, visando aprimorar a compreensão leitora, a capacidade analítica e a percepção das diversas funções que os textos desempenham em diferentes contextos.

  • Características dos contos clássicos
  • Elementos constituintes da narrativa
  • Funções sociais dos textos
  • Leitura e interpretação de textos literários
  • Criação e utilização de pistas textuais

Metodologia

A atividade incorpora metodologias ativas, como Aprendizagem Baseada em Projetos, atividades mão-na-massa e rodas de debate. Estas técnicas promovem a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento, estimulando o pensamento crítico, a colaboração e a criatividade. Serão utilizadas leituras dirigidas, discussões em grupo e tarefas de investigação para encorajar os alunos a assumirem o papel de detetives literários, numa abordagem dinâmica e envolvente.

  • Aprendizagem Baseada em Projetos
  • Atividades Mão na Massa
  • Roda de Debates
  • Leituras Dirigidas
  • Trabalho em Grupo

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de 8 horas, divididas em sessões de aproximadamente 50 minutos cada. Essa divisão permite uma imersão progressiva na metodologia de projeto, com momentos dedicados à leitura, discussão, criação e apresentação. O cronograma foi pensado para garantir uma experiência de aprendizagem rica e abrangente.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e divisão de grupos
  • Aula 2: Seleção dos contos e início da leitura
  • Aula 3: Continuação da leitura e discussão inicial
  • Aula 4: Investigação das informações explícitas e planejamento do Livro Secreto
  • Aula 5: Criação das pistas e montagem do Livro Secreto
  • Aula 6: Finalização do Livro Secreto e preparação da apresentação
  • Aula 7 e 8: Apresentações dos grupos e tentativas de adivinhação dos contos
  • Aula 9: Reflexão final e feedback coletivo

Avaliação

A avaliação será realizada de forma contínua e formativa, considerando a participação dos alunos, o envolvimento no processo de investigação, a qualidade e criatividade das pistas criadas, bem como a justificativa e argumentação apresentadas durante as apresentações finais. Além da análise do produto final, o 'Livro Secreto', serão consideradas as habilidades de leitura, interpretação e raciocínio lógico desenvolvidas durante o projeto. Será dada atenção especial ao trabalho em equipe, comunicação clara e respeito pelas ideias dos colegas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização dessa atividade, serão necessários materiais como contos clássicos em formato impresso ou digital, papéis, canetas, lápis de cor, além de recursos para a montagem do Livro Secreto. O uso de tecnologias, como computadores ou tablets, pode enriquecer a pesquisa e a criação das apresentações. Será essencial o acesso a um espaço adequado para as discussões em grupo e apresentações finais.

  • Contos clássicos impressos ou digitais
  • Materiais de escritório (papéis, canetas, lápis de cor)
  • Recursos para montagem do Livro Secreto
  • Tecnologia (computadores ou tablets)
  • Espaço adequado para discussões e apresentações

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo