Detetives de Gêneros Textuais

Desenvolvida por: Lucian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Gêneros textuais

Nesta atividade interativa, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental atuarão como detetives de gêneros textuais, investigando uma diversidade de textos para identificar e classificá-los conforme seus respectivos gêneros. Ao receberem uma seleção mista de textos, como jornais, receitas, anúncios publicitários, contos e poesias, eles deverão usar suas habilidades de leitura e análise para determinar as características distintas de cada gênero textual. Este exercício desafia os alunos a aplicarem conhecimentos prévios e recém-adquiridos sobre os textos, promovendo discussões produtivas em grupo sobre as funcionalidades e particularidades de cada gênero. Posteriormente, os alunos terão a oportunidade de consolidar seu aprendizado de maneira criativa, elaborando painéis explicativos sobre os gêneros identificados e compartilhando suas descobertas com a classe em apresentações que fomentam a aprendizagem colaborativa e a comunicação efetiva.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade visa capacitar os alunos a reconhecer e compreender diversos gêneros textuais, identificando suas características fundamentais, propósitos comunicativos e contextos de uso. Através da análise de textos variados, os estudantes irão desenvolver habilidades críticas e analíticas, essenciais para a compreensão e produção de textos. Igualmente, a tarefa de criar painéis explicativos e apresentá-los promove o domínio da expressão oral e escrita, fomentando a capacidade de síntese e a habilidade de comunicar ideias de forma clara e organizada.

  • Identificar e classificar diferentes gêneros textuais.
  • Reconhecer as características específicas de diversos gêneros.
  • Desenvolver habilidades de análise e interpretação textual.
  • Criar apresentações que sintetizem e expliquem informações.
  • Promover a colaboração e a comunicação efetiva entre os alunos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP01: Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
  • EF15LP02: Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade é estruturado para abranger uma compreensão abrangente dos gêneros textuais, suas funções sociais e características distintivas. Abordaremos a importância da função social dos textos, o papel dos diferentes gêneros na comunicação e como cada gênero se adapta a seu propósito e público. O enfoque será tanto na teoria quanto na prática, uma vez que os alunos irão identificar essas características em textos reais e aplicá-los em suas próprias criações.

  • Gêneros textuais e suas características.
  • Função social dos textos.
  • Análise e interpretação de diferentes gêneros.
  • Criação de apresentações explicativas sobre gêneros textuais.

Metodologia

Empregando a metodologia ativa 'Mão-na-massa', os alunos serão estimulados a aprender fazendo, transformando a sala de aula em um ambiente dinâmico de investigação textual. A abordagem prática incita a curiosidade e a autonomia dos alunos, permitindo-lhes conduzir sua aprendizagem através da exploração e classificação de textos diversos. Discussões em grupo e sessões de brainstorming serão essenciais para promover a colaboração e aprofundar a compreensão do conteúdo.

  • Classificação colaborativa de textos em gêneros.
  • Discussões em grupo sobre características dos gêneros.
  • Criação de painéis explicativos sobre gêneros textuais.
  • Apresentação dos painéis à classe.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de 4.5 aulas de 40 minutos, começando com uma introdução aos gêneros textuais, seguida pela investigação e classificação dos textos. As aulas subsequentes serão dedicadas à criação e aperfeiçoamento dos painéis, culminando em apresentações classificativas e reflexivas sobre os aprendizados.

  • Aula 1: Introdução aos gêneros textuais e início da classificação.
  • Aula 2: Continuação da classificação e início das discussões em grupo.
  • Aula 3: Desenvolvimento dos painéis explicativos.
  • Aula 4: Finalização dos painéis e preparação das apresentações.
  • Aula 4.5: Apresentações dos painéis e reflexão sobre os aprendizados.

Avaliação

A avaliação será processual e formativa, considerando a participação ativa dos alunos em todas as etapas da atividade. A qualidade da análise textual, o engajamento nas discussões em grupo, a criatividade e clareza na elaboração dos painéis, bem como a eficácia das apresentações orais, servirão como critérios de avaliação. Será dada ênfase à capacidade dos alunos de aplicar o conhecimento adquirido na identificação e explicação dos diferentes gêneros textuais, além de sua habilidade de trabalhar colaborativamente.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários materiais diversificados, incluindo uma seleção variada de textos impressos e digitais, papel, canetas, marcadores e materiais para a confecção dos painéis como cartolina e cola. Além disso, o acesso a computadores ou tablets para pesquisas adicionais pode enriquecer a investigação e exploração dos alunos.

  • Seleção variada de textos (jornais, receitas, anúncios, contos, poesias).
  • Materiais para confecção de painéis (papel, canetas, cartolina, cola).
  • Computadores ou tablets (opcional) para pesquisa adicional.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo