Detetives de Histórias

Desenvolvida por: Judite… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Investigação textuais

Nesta atividade, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental serão inseridos num contexto lúdico de investigação, atuando como detetives em busca de pistas para construir narrativas envolventes. Eles receberão a missão de explorar histórias locais, personagens de histórias infantis ou fatos históricos, utilizando para isso a pesquisa em meios impressos e digitais. Este processo estimulará o desenvolvimento da autonomia dos estudantes, bem como suas habilidades de pesquisa, leitura, interpretação e escrita. Em sala, a atividade permitirá que compartilhem as informações coletadas, debatendo em grupos para planejar uma narrativa coletiva que incorpore os elementos pesquisados. O docente terá papel fundamental na orientação sobre organização das ideias, estruturação do texto e uso adequado da linguagem, visando enriquecer o trabalho dos estudantes. Ao final do projeto, cada grupo apresentará sua narrativa, proporcionando uma oportunidade de praticar a oratória e compartilhar conhecimentos e experiências adquiridas ao longo da pesquisa.

Objetivos de Aprendizagem

Este projeto visa desenvolver diversas competências e habilidades em língua portuguesa, com ênfase em leitura, interpretação, pesquisa e escrita criativa. Os alunos aprenderão a elaborar textos narrativos de forma colaborativa, aprimorando sua capacidade de argumentação, planejamento textual e revisão. Além disso, a atividade estimula a pesquisa autônoma e crítica, incentivando os alunos a se tornarem investigadores curiosos e questionadores. Por meio do trabalho em grupo, promove-se também o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como colaboração, respeito mútuo e escuta ativa.

  • Desenvolver habilidades de leitura e interpretação de textos.
  • Estimular a pesquisa e a curiosidade científica.
  • Aprimorar a capacidade de escrever narrativas criativas e coesas.
  • Fomentar a colaboração e o trabalho em equipe.
  • Praticar a oratória e a apresentação de ideias em público.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP05: Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.
  • EF15LP06: Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.
  • EF15LP07: Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital.

Conteúdo Programático

O programa da atividade Detetives de Histórias abrange conceitos e técnicas fundamentais para a produção textual, incluindo a fase de pesquisa, planejamento, escrita, revisão e apresentação de narrativas. Também são discutidas estratégias de trabalho em grupo e ferramentas de pesquisa digitais e impressas. Destaca-se a importância da criatividade e do pensamento crítico no processo de construção narrativa.

  • Estratégias de pesquisa em recursos digitais e impressos.
  • Elementos da narrativa (personagem, tempo, espaço, conflito).
  • Estrutura textual e coesão.
  • Revisão textual e correção.
  • Técnicas de apresentação em público.

Metodologia

A metodologia ativa Sala de Aula Invertida será fundamental neste projeto, estimulando os alunos a assumirem o protagonismo do processo de aprendizagem. Inicialmente, será proposto um trabalho de pesquisa individual fora da sala de aula, invertendo o cenário tradicional. Em sala, essa fase será seguida de discussões em grupo para a troca de descobertas, planejamento e desenvolvimento conjunto das narrativas. O papel do professor será o de mediador, fornecendo orientações cruciais sobre as habilidades de escrita e de pesquisa, e facilitando a dinâmica de grupo.

  • Pesquisa externa individual sobre o tema designado.
  • Debate em grupos para compartilhar descobertas.
  • Planejamento e escrita colaborativa da narrativa.
  • Revisão e edição em grupo do texto produzido.
  • Apresentação final das histórias pelos grupos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas sessões de 60 minutos cada. Na primeira aula, será discutida a metodologia do projeto e realizada a formação dos grupos. Os alunos também iniciarão o debate sobre as informações coletadas. A segunda aula será dedicada à escrita colaborativa das narrativas, revisão e preparação para a apresentação final.

  • Aula 1: Introdução ao projeto, formação dos grupos, debate inicial.
  • Aula 2: Escrita colaborativa, revisão e preparação da apresentação.

Avaliação

A avaliação será processual e considerará diversos aspectos do desenvolvimento do aluno ao longo do projeto. Serão avaliadas a capacidade de pesquisa e síntese, a contribuição individual para a narrativa coletiva, a qualidade da escrita (clareza, coesão, ortografia e gramática), bem como a capacidade de trabalhar em equipe. A apresentação final também será considerada, observando-se a criatividade, o engajamento com o público e a fluência na exposição da história. Feedbacks construtivos serão fornecidos para incentivar a melhoria contínua.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários acesso à internet, computadores ou tablets para pesquisa, materiais para registro das ideias (cadernos, post-its, lápis), e um espaço adequado para discussão em grupo e apresentações. Recursos adicionais como projetor para as apresentações finais também podem ser úteis.

  • Acesso à internet para pesquisa.
  • Computadores ou tablets.
  • Materiais de escrita (cadernos, lápis, post-its).
  • Espaço para discussão em grupo.
  • Projetor para apresentações finais.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo