Nesta atividade, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental serão inseridos num contexto lúdico de investigação, atuando como detetives em busca de pistas para construir narrativas envolventes. Eles receberão a missão de explorar histórias locais, personagens de histórias infantis ou fatos históricos, utilizando para isso a pesquisa em meios impressos e digitais. Este processo estimulará o desenvolvimento da autonomia dos estudantes, bem como suas habilidades de pesquisa, leitura, interpretação e escrita. Em sala, a atividade permitirá que compartilhem as informações coletadas, debatendo em grupos para planejar uma narrativa coletiva que incorpore os elementos pesquisados. O docente terá papel fundamental na orientação sobre organização das ideias, estruturação do texto e uso adequado da linguagem, visando enriquecer o trabalho dos estudantes. Ao final do projeto, cada grupo apresentará sua narrativa, proporcionando uma oportunidade de praticar a oratória e compartilhar conhecimentos e experiências adquiridas ao longo da pesquisa.
Este projeto visa desenvolver diversas competências e habilidades em língua portuguesa, com ênfase em leitura, interpretação, pesquisa e escrita criativa. Os alunos aprenderão a elaborar textos narrativos de forma colaborativa, aprimorando sua capacidade de argumentação, planejamento textual e revisão. Além disso, a atividade estimula a pesquisa autônoma e crítica, incentivando os alunos a se tornarem investigadores curiosos e questionadores. Por meio do trabalho em grupo, promove-se também o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como colaboração, respeito mútuo e escuta ativa.
O programa da atividade Detetives de Histórias abrange conceitos e técnicas fundamentais para a produção textual, incluindo a fase de pesquisa, planejamento, escrita, revisão e apresentação de narrativas. Também são discutidas estratégias de trabalho em grupo e ferramentas de pesquisa digitais e impressas. Destaca-se a importância da criatividade e do pensamento crítico no processo de construção narrativa.
A metodologia ativa Sala de Aula Invertida será fundamental neste projeto, estimulando os alunos a assumirem o protagonismo do processo de aprendizagem. Inicialmente, será proposto um trabalho de pesquisa individual fora da sala de aula, invertendo o cenário tradicional. Em sala, essa fase será seguida de discussões em grupo para a troca de descobertas, planejamento e desenvolvimento conjunto das narrativas. O papel do professor será o de mediador, fornecendo orientações cruciais sobre as habilidades de escrita e de pesquisa, e facilitando a dinâmica de grupo.
A atividade será realizada em duas sessões de 60 minutos cada. Na primeira aula, será discutida a metodologia do projeto e realizada a formação dos grupos. Os alunos também iniciarão o debate sobre as informações coletadas. A segunda aula será dedicada à escrita colaborativa das narrativas, revisão e preparação para a apresentação final.
A avaliação será processual e considerará diversos aspectos do desenvolvimento do aluno ao longo do projeto. Serão avaliadas a capacidade de pesquisa e síntese, a contribuição individual para a narrativa coletiva, a qualidade da escrita (clareza, coesão, ortografia e gramática), bem como a capacidade de trabalhar em equipe. A apresentação final também será considerada, observando-se a criatividade, o engajamento com o público e a fluência na exposição da história. Feedbacks construtivos serão fornecidos para incentivar a melhoria contínua.
Para a realização desta atividade serão necessários acesso à internet, computadores ou tablets para pesquisa, materiais para registro das ideias (cadernos, post-its, lápis), e um espaço adequado para discussão em grupo e apresentações. Recursos adicionais como projetor para as apresentações finais também podem ser úteis.
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