Detetives de Histórias

Desenvolvida por: Jessik… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Narrativas ficcionais colaborativas

A atividade 'Detetives de Histórias' é uma proposta interativa que visa desenvolver habilidades de leitura, interpretação e produção textual, além de promover a criatividade e o trabalho colaborativo entre os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental. Divididos em grupos, os alunos receberão elementos distintos (cenário, personagem, enredo, etc.) para criar narrativas ficcionais. A inclusão de um 'mistério' criado por um grupo diferente em cada história introduz um desafio adicional, incentivando a leitura atenta e a interpretação criativa para solucionar esse elemento. Cada grupo deverá integrar o mistério em sua narrativa de maneira coesa e inventiva. Esta atividade culminará com apresentações em sala, onde cada grupo exibirá sua história, explicando como incorporaram e resolveram o 'mistério' atribuído a eles. Este projeto não só pratica a escrita e a compreensão narrativa, mas também estimula a colaboração, a resolução de problemas e as habilidades sociais dos alunos.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade visa promover o desenvolvimento de competências linguísticas e literárias essenciais ao alunado do 4º ano do Ensino Fundamental, enfocando a criação de narrativas ficcionais colaborativas e a compreensão leitora. Especificamente, os alunos praticarão o uso adequado da ortografia, concordância nominal e verbal, pontuação e outros recursos gramaticais em produção textual. Além disso, desenvolverão habilidades de leitura e interpretação ao enfrentar o desafio de integrar um 'mistério' em suas narrativas, estreitando assim sua familiaridade com os elementos estruturais que compõem uma história. O exercício proposto fomenta a imaginação, a colaboração e o pensamento crítico, preparando os estudantes para expressarem suas ideias de maneira clara, criativa e coesa.

  • Desenvolver habilidades de leitura e interpretação de textos ficcionais.
  • Praticar a produção textual narrativa, utilizando adequadamente recursos linguísticos e gramaticais.
  • Estimular a criatividade e a colaboração na construção de narrativas ficcionais em grupo.
  • Resolver desafios de compreensão e integração de elementos narrativos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF35LP07: Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.
  • EF35LP25: Criar narrativas ficcionais, com certa autonomia, utilizando detalhes descritivos, sequências de eventos e imagens apropriadas para sustentar o sentido do texto, e marcadores de tempo, espaço e de fala de personagens.
  • EF35LP26: Ler e compreender, com certa autonomia, narrativas ficcionais que apresentem cenários e personagens, observando os elementos da estrutura narrativa: enredo, tempo, espaço, personagens, narrador e a construção do discurso indireto e discurso direto.

Conteúdo Programático

A abordagem pedagógica deste plano se baseia na Aprendizagem Baseada em Projetos, incentivando a construção ativa do conhecimento por meio da prática colaborativa. O conteúdo programático envolve o estudo de elementos narrativos, tais como enredo, personagem, tempo e espaço, além de técnicas de escrita e leitura crítica. Essa compreensão aprofundada é crucial para que os alunos possam criar suas próprias histórias de forma coerente e envolvente, assim como resolver os mistérios propostos por outros grupos de maneira criativa.

  • Elementos da narrativa: enredo, personagem, cenário, tempo e espaço.
  • Técnicas de leitura e interpretação de texto.
  • Regras de escrita e gramática: ortografia, pontuação e concordância.
  • Construção colaborativa de texto narrativo.

Metodologia

Esta atividade será desenvolvida seguindo a Aprendizagem Baseada em Projetos, enfatizando a colaboração, a aplicação prática de conhecimentos e o desenvolvimento de competências de compreensão e produção textual. Os grupos serão formados aleatoriamente para promover interações diversas. Através da distribuição de elementos narrativos e 'mistérios', espera-se que os alunos engajem com o material de forma profunda, utilizando habilidades de negociação, planejamento e execução para construir suas histórias. As discussões em grupo e as revisões colaborativas durante a criação das narrativas potencializarão o aprendizado coletivo.

  • Formação aleatória dos grupos.
  • Distribuição de elementos narrativos e 'mistérios' entre os grupos.
  • Brainstorming para planejamento da narrativa.
  • Escrita colaborativa da história.
  • Revisão em grupo e ajustes na narrativa.
  • Preparação e apresentação da história final, incluindo a solução do mistério.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos cada, promovendo um ambiente dinâmico e interativo. Na primeira aula, ocorrerá a introdução do projeto, a formação dos grupos, a distribuição dos elementos narrativos, e o início da criação das histórias. A segunda aula será dedicada à finalização das narrativas, revisão, e às apresentações das histórias com discussões a respeito das soluções encontradas para os mistérios.

  • Aula 1: Introdução ao projeto, formação de grupos, distribuição dos elementos narrativos e início da criação das histórias.
  • Aula 2: Finalização das narrativas, revisão em grupo, apresentações e discussões.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante as aulas, na colaboração efetiva dentro dos grupos, na qualidade da narrativa produzida (incluindo coerência, criatividade, uso correto da língua) e na capacidade de integrar e solucionar o 'mistério' proposto. A apresentação final também será avaliada, considerando a clareza, criatividade e a habilidade de comunicação do grupo. Exemplos de rubricas de avaliação incluirão critérios como originalidade da história, aplicação adequada de elementos narrativos, e eficiência na resolução do mistério.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem materiais para escrita (papel, canetas), recursos digitais (computadores ou tablets, se disponíveis) para pesquisa e produção textual, além de cópias impressas dos elementos narrativos e mistérios para cada grupo. Será útil também dispor de um espaço adequado para que os grupos possam trabalhar juntos confortavelmente e realizar suas apresentações.

  • Materiais de escrita (papel, canetas, lápis).
  • Recursos digitais (computadores ou tablets).
  • Cópias dos elementos narrativos e mistérios.
  • Espaço adequado para trabalho em grupo e apresentações.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo