Detetives de Histórias

Desenvolvida por: Eilane… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura e interpretação

Nesta atividade, denominada 'Detetives de Histórias', os estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental embarcarão numa empolgante jornada literária, assumindo o papel de detetives. Eles receberão trechos misteriosos de diversos livros, sem a identificação dos títulos. A sala será organizada em pequenos grupos, e cada um terá o desafio de investigar pistas contextuais presentes nos fragmentos, como personagens, cenário e tema, para tentar adivinhar a obra literária de origem. A atividade é projetada para promover a leitura atenta, estimulando habilidades de inferência e argumentação. Além disso, representa uma oportunidade para os alunos descobrirem novas obras literárias e compartilharem suas hipóteses e raciocínios com toda a classe, enriquecendo o processo de aprendizagem colaborativa. Essa atividade mão-na-massa pretende instigar a curiosidade dos alunos e fomentar um ambiente de aprendizado dinâmico e interativo.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal dessa atividade é desenvolver habilidades de leitura atenta e interpretação de texto, essenciais para a formação acadêmica dos alunos. Espera-se que eles sejam capazes de identificar elementos contextuais em trechos literários e utilizá-los para formar hipóteses sobre a obra de origem. Além disso, a atividade visa fortalecer a capacidade de argumentação e expressão de ideias de forma clara e organizada. A interação em grupo também é um foco, promovendo habilidades sociais e de trabalho colaborativo. Ao final, espera-se que os alunos ampliem seu repertório literário, cultivando o interesse pela leitura e descoberta de novos autores e gêneros literários.

  • Desenvolver habilidades de leitura e interpretação de texto.
  • Estimular a capacidade de inferência e raciocínio lógico.
  • Fomentar habilidades de argumentação e elaboração de hipóteses.
  • Promover o trabalho colaborativo e habilidades sociais.
  • Expandir o repertório literário e incentivar o interesse por diferentes obras.

Habilidades Específicas BNCC

  • (EF35LP03) Inferir o sentido de palavra ou expressão.
  • (EF35LP05) Identificar o tema e resumir o texto com suas próprias palavras.
  • (EF04LP19) Diferenciar as partes principais das secundárias em textos lidos.
  • (EF04LP26) Participar de situações de intercâmbio oral, escutando com atenção e formulando perguntas.
  • (EF15AR03) Fruições de obras artísticas e culturais.

Conteúdo Programático

A atividade 'Detetives de Histórias' engloba a análise de textos literários, identificação de elementos contextuais, prática de inferência, formulação de hipóteses e expressão de opiniões fundamentadas em argumentos lógicos. Os alunos serão convidados a explorar e investigar trechos de obras diversificadas, promovendo a compreensão de que a leitura vai além da decodificação de palavras, engajando-se em um processo de interpretação e significação que envolve conhecimentos prévios e a capacidade de conectar informações.

  • Análise e interpretação de textos literários.
  • Identificação de elementos contextuais em fragmentos literários.
  • Prática de inferência e elaboração de hipóteses.
  • Expressão oral e argumentação em grupo.
  • Exploração e descoberta de novas obras literárias.

Metodologia

A metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa' será aplicada por meio de uma abordagem prática e interativa. Os alunos trabalharão em pequenos grupos, estimulando a colaboração e o diálogo constante. Cada grupo receberá trechos de obras literárias sem os títulos, desafiando-os a investigar pistas contextuais para adivinhar a origem dos textos. Após um período de discussão e análise em equipe, cada grupo apresentará suas hipóteses à classe, defendendo suas conclusões com base nas evidências encontradas nos trechos. Esta metodologia visa engajar os alunos de forma ativa na construção do conhecimento, valorizando a participação de todos e o compartilhamento de ideias.

  • Trabalho em pequenos grupos para estudo dos trechos literários.
  • Discussão e análise colaborativa dos fragmentos.
  • Apresentação das hipóteses de cada grupo para a classe.
  • Defesa das ideias com base em evidências textuais.
  • Feedback coletivo e reflexão sobre as obras literárias discutidas.

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade será de 2 horas, dividida em duas aulas de 60 minutos.

  • Aula 1: Apresentação da atividade e distribuição dos trechos literários. Início do trabalho em grupo para análise e discussão dos fragmentos.
  • Aula 2: Continuação da análise em grupo. Preparação e apresentação das hipóteses de cada grupo à classe. Discussão coletiva e revelação dos títulos das obras.

Avaliação

A avaliação será formativa e baseada na participação ativa dos alunos, na qualidade das discussões em grupo e na capacidade de argumentação e justificativa das hipóteses apresentadas. Será considerada também a habilidade dos alunos de trabalhar colaborativamente, respeitando as ideias e contribuições dos colegas. Exemplos de critérios incluem: clareza na exposição das ideias, uso de evidências textuais na construção de argumentos, engajamento no trabalho em equipe e contribuição para os debates em classe. O feedback será individualizado e visará ao desenvolvimento contínuo das habilidades de cada aluno.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade serão necessários trechos impressos de diferentes obras literárias, adequados ao nível de leitura dos alunos do 4º ano. Também será útil dispor de quadro branco e marcadores para anotações durante as discussões em classe. A utilização de recursos multimídia, como apresentações em slides para a revelação dos títulos das obras ao final da atividade, pode enriquecer a experiência. O ambiente de sala de aula deve ser organizado de forma a facilitar o trabalho em grupo e a interação entre todos os participantes.

  • Trechos impressos de obras literárias.
  • Quadro branco e marcadores.
  • Computador e projetor para apresentações em slides.
  • Organização do espaço da sala de aula para trabalho em grupo.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo