Detetives de Histórias

Desenvolvida por: Silmar… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Interpretação Textual e Inferência

Na atividade Detetives de Histórias, destinada aos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, os estudantes serão engajados em uma dinâmica lúdica e desafiadora, onde seu papel será o de detetives na investigação de narrativas. Eles serão divididos em equipes e receberão trechos de diferentes histórias com partes faltantes, onde deverão usar suas habilidades de interpretação para inferir a ideia central e buscar informações explícitas no texto para preencher as lacunas. Este exercício promove o desenvolvimento crítico e analítico dos alunos, estimulando a leitura atenta e a pesquisa. A atividade se vale tanto de recursos físicos, como livros e impressos, quanto digitais, incentivando também a familiarização com variadas fontes de informação. O aspecto lúdico da investigação proporciona um ambiente estimulante, tornando o aprendizado mais significativo.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo dessa atividade é favorecer o desenvolvimento das habilidades de interpretação de texto, pesquisa e análise crítica entre os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental. Além disso, visa fortalecer a capacidade de trabalhar em equipe, desenvolvendo habilidades sociais como comunicação, colaboração e resolução de conflitos. Através deste exercício lúdico e interativo, os alunos serão capazes de aprimorar sua compreensão leitora, aprendendo a identificar a ideia central de um texto e a localizar informações específicas, mesmo que o contexto não esteja totalmente explícito, estimulando assim, a inferência e o pensamento crítico.

  • Desenvolver habilidades de interpretação de texto e inferência.
  • Aprimorar a capacidade de pesquisa utilizando diferentes fontes.
  • Fortalecer a leitura atenta para identificação da ideia central e busca de informações explícitas.
  • Promover o trabalho em equipe e aprimorar habilidades sociais.
  • Estimular o uso de recursos digitais para pesquisa e aprendizagem.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF35LP03: Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
  • EF15LP03: Localizar informações explícitas em textos.

Conteúdo Programático

Esta atividade está integrada ao currículo de Língua Portuguesa, com foco especial em leitura, interpretação de texto, pesquisa e trabalho colaborativo. Os alunos serão imersos em uma experiência de aprendizagem que explora a leitura mediante um contexto de investigação, contribuindo para o desenvolvimento da competência leitora e da habilidade de buscar, selecionar e relacionar informações em diferentes formatos e fontes.

  • Interpretação textual
  • Inferência
  • Pesquisa em fontes diversas
  • Trabalho colaborativo

Metodologia

A metodologia Ativa Mão-na-massa e a Aprendizagem Baseada em Jogos serão as fundamentais nesta atividade. Os alunos serão divididos em pequenos grupos e assumirão o papel de detetives, utilizando materiais didáticos, livros e recursos digitais para resolver os mistérios apresentados nos trechos de histórias. Este formato prático permitirá que os estudantes aprendam de maneira ativa, explorando e construindo o conhecimento coletivamente.

  • Divisão em grupos para a atividade prática.
  • Utilização de materiais diversificados para pesquisa.
  • Exploração ativa de recursos digitais.
  • Discussão coletiva para compartilhamento de descobertas e soluções.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de 7.2 aulas, totalizando uma carga horária de 6 horas. Cada etapa da atividade será cuidadosamente distribuída para maximizar o engajamento e a aprendizagem dos alunos.

  • Aula 1: Apresentação da atividade e divisão dos grupos.
  • Aulas 2-3: Início da investigação e pesquisa inicial.
  • Aulas 4-5: Pesquisa continuada e início das inferências.
  • Aulas 6-7: Finalização da pesquisa e preparação das conclusões.
  • Aula 7.2: Apresentação dos resultados e reflexão sobre o processo.

Avaliação

A avaliação será formativa e processual, levando em consideração o engajamento individual e em grupo, a habilidade de interpretar e inferir informações a partir dos textos, e a competência em localizar informações específicas. Será dada uma pontuação para cada grupo baseada na precisão e criatividade das soluções encontradas para preencher as lacunas dos textos. Além disso, será avaliada a capacidade de colaboração dentro dos grupos e a utilização eficaz dos recursos disponíveis, tanto físicos quanto digitais.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, será necessário dispor de uma variedade de recursos, incluindo livros físicos e digitais, acesso à internet e computadores ou tablets para pesquisa, além de materiais impressos com trechos das narrativas. Esses recursos permitirão que os alunos realizem uma imersão profunda na busca pelas informações necessárias para completar os desafios propostos, tornando a experiência de aprendizagem tanto enriquecedora quanto envolvente.

  • Livros físicos de diferentes gêneros literários.
  • Acesso a bibliotecas digitais e internet.
  • Computadores ou tablets.
  • Materiais impressos com trechos das histórias.
  • Cadernos e materiais de escrita para anotações.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo