Detetives de Verbos

Desenvolvida por: Lídia … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Análise Linguística

Nesta atividade, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental tornar-se-ão verdadeiros detetives dos verbos. Divididos em pequenos grupos, eles receberão uma seleção de textos curtos de diferentes gêneros, como anúncios, receitas, e-mails e instruções de jogos. A missão de cada grupo será identificar e sublinhar todos os verbos presentes nos textos entregues. Após esta etapa, os grupos apresentarão os verbos encontrados para toda a turma, promovendo uma discussão acerca da função social de cada texto analisado: como estes circulam na sociedade, possíveis autores, e público-alvo. Esta atividade visa não apenas a identificação de verbos em diferentes contextos, mas também a reflexão sobre a importância da escolha verbal na construção de significados e no funcionamento da comunicação em nossa vida diária. O uso da metodologia ativa 'Roda de Debate' permitirá uma troca rica e participativa entre os alunos, estimulando o pensamento crítico e a articulação verbal na exploração das funções sociais dos textos.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade incluem promover a análise linguística dos textos ao identificar verbos e sua contribuição para o sentido geral do texto, além de explorar a função social e a circulação dos diversos gêneros textuais na sociedade. Almeja-se que os alunos desenvolvam habilidades de leitura, interpretação, e análise crítica, percebendo os diferentes contextos de uso da língua e a importância dos verbos na construção de significados. Espera-se, ainda, fomentar a habilidade de trabalho em equipe e de apresentação oral, à medida que discutem suas descobertas e compartilham análises com o restante da turma.

  • Identificar verbos em diferentes tipos de textos.
  • Analisar a função dos verbos na construção dos textos.
  • Compreender as diversas funções sociais dos textos analisados.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em grupo e apresentação oral.
  • Estimular o pensamento crítico sobre a circulação de textos na sociedade.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP01: Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
  • EF15LP02: Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange a análise linguística e a compreensão funcional de verbos em diversos gêneros textuais, com foco na sua contribuição para a construção de significados e na função social dos textos. Envolve a leitura, interpretação, e discussão de textos variados, explorando como eles se relacionam com os contextos sociais em que circulam. Esta exploração visa desenvolver competências linguísticas essenciais, além de promover a reflexão crítica sobre a mídia e os meios de comunicação em nosso cotidiano.

  • Identificação e classificação de verbos em textos de diferentes gêneros.
  • Análise da contribuição dos verbos para a construção de sentidos nos textos.
  • Discussão sobre a função social dos gêneros textuais analisados.

Metodologia

A atividade seguirá uma metodologia ativa, com especial ênfase na 'Roda de Debate'. Após a divisão em grupos e a identificação dos verbos nos textos fornecidos, os alunos participarão de rodas de debate para apresentar e discutir suas descobertas. Esta metodologia promove o engajamento ativo dos estudantes, permitindo uma troca de ideias rica e diversificada. Será estimulado um ambiente de discussão aberta, onde cada aluno poderá compartilhar percepções, dúvidas e conclusões, contribuindo para o desenvolvimento do senso crítico e habilidades de argumentação.

  • Atividade em pequenos grupos para identificação de verbos.
  • Roda de Debate para discussão dos achados e análise dos textos.
  • Apresentação e compartilhamento das análises de cada grupo com a turma.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de duas aulas de 120 minutos cada. Na primeira aula, acontecerá a divisão dos grupos, entrega dos textos e a fase de identificação de verbos. Na segunda aula, serão realizadas as Rodas de Debate, com apresentações dos grupos e discussões finais sobre a atividade.

  • Aula 1: Divisão em grupos e identificação de verbos nos textos.
  • Aula 2: Roda de Debate com apresentação dos resultados e discussão geral.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa na atividade de identificação dos verbos, na qualidade da análise dos textos realizada pelos grupos, e na contribuição individual para os debates. Observaremos a capacidade de identificar corretamente os verbos, a compreensão da função social dos textos, além da habilidade de se expressar de forma clara e coerente durante as apresentações e debates. Será dada especial atenção à capacidade de argumentação, respeito pelos turnos de fala e a colaboração com os colegas. Exemplos de critérios incluirão pontualidade, cooperação, criatividade nas análises e eficiência na comunicação das ideias.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários incluem cópias impressas dos textos selecionados de diferentes gêneros, marcadores de texto para sublinhar os verbos, um espaço adequado para a organização das Rodas de Debate e dispositivos multimídia, como projetor e alto-falantes, para facilitar as apresentações dos grupos. Além disso, será útil ter à disposição material de apoio para consultas, como dicionários e gramáticas, e acesso à internet para pesquisas complementares.

  • Textos impressos de diferentes gêneros.
  • Marcadores de texto.
  • Espaço físico adequado para Roda de Debate.
  • Projetor e alto-falantes para apresentações.
  • Material de consulta: dicionários e gramáticas.
  • Acesso à internet.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo