A atividade consiste em explorar o universo da literatura de cordel com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental. A atividade é composta de cinco aulas que introduzem as características, história e importância cultural do cordel. Os alunos irão participar de debates, investigar temas para produção de seus cordéis, utilizando a metodologia de sala de aula invertida, e finalizar com a criação de seus próprios cordéis. Esta atividade visa não apenas promover a leitura e a escrita, mas também encorajar o desenvolvimento de habilidades sociais ao trabalhar em conjunto e apresentar suas produções.
O objetivo de aprendizagem principal é apresentar aos alunos o gênero textual cordel, desenvolvendo competências de leitura, escrita e interpretação. Durante o processo, os alunos aprimorarão suas habilidades em narrativa através da criação de seus próprios textos. A atividade estimula a interação social e o trabalho em equipe, essenciais para o desenvolvimento cognitivo e socioemocional. Elementos culturais serão abordados, permitindo o reconhecimento da importância do cordel, ligando-o às experiências cotidianas e incentivando o pensamento crítico sobre diferentes temas que serão apresentados nos cordéis criados.
O conteúdo programático da atividade abrange a introdução à literatura de cordel, destacando suas características estruturais, como métrica e rima, e sua importância cultural no Brasil. Discussões sobre temas comuns e seus contextos históricos e sociais também serão abordadas. Além disso, a atividade inclui a análise de textos cordelísticos, tanto clássicos quanto contemporâneos, para que os alunos possam identificar elementos literários chave adequados ao gênero. Isso fomentará o uso da criatividade e da expressão pessoal na produção de novos cordéis, estimulando o engajamento com temas relevantes ao seu contexto social.
A metodologia da atividade será composta de uma variedade de abordagens pedagógicas, começando com uma aula expositiva introdutória para apresentar a história e características do cordel. Seguindo, os alunos participarão de uma roda de debate para discutir suas impressões sobre os cordéis lidos, o que estimulará a expressão verbal e o desenvolvimento do pensamento crítico. As aulas de sala de aula invertida incentivarão os alunos a realizarem pesquisas independentes sobre possíveis temas para seus cordéis. Finalmente, na atividade mão-na-massa, os estudantes colocarão em prática suas ideias, colaborando e criando seus próprios cordéis. Essas metodologias ativas visam promover a autonomia, a cooperação e o protagonismo estudantil.
O cronograma da atividade está estruturado em cinco aulas, cada uma com um objetivo específico e metodologia ativa distinta. A primeira aula será dedicada a uma exposição teórica sobre o cordel. Na segunda aula, os alunos participarão de uma roda de debate para compartilhar suas opiniões e reflexões. As duas próximas aulas usarão a metodologia da sala de aula invertida, permitindo que os alunos explorem e discutam ideias de forma autônoma em casa antes de trazê-las para a sala de aula. Na última aula, os alunos se engajarão em uma atividade prática, criando e compartilhando seus cordéis com os colegas. Esse cronograma visa cobrir de forma abrangente as etapas de aprendizado, desde a teoria até a aplicação prática, assegurando que todos os alunos se sintam confortáveis com cada estágio do processo de aprendizagem.
Momento 1: Abertura e introdução ao tema (Estimativa: 10 minutos)
Inicie a aula com uma breve introdução sobre o que é a literatura de cordel. Pergunte aos alunos se eles já ouviram falar sobre cordel e peça que compartilhem qualquer conhecimento prévio que possam ter. Explique que ao longo das próximas aulas, eles explorarão essa rica forma de literatura popular brasileira, famosa pelas suas rimas e histórias envolventes. Utilize um exemplo impresso de cordel para mostrar visualmente seu formato.
Momento 2: História do Cordel (Estimativa: 10 minutos)
Narre a história da literatura de cordel no Brasil, mencionando suas origens e evolução. Use cartazes e imagens ilustrativas para prender a atenção dos alunos. É importante que você destaque a importância cultural e social do cordel, e como ele reflete a vida e os valores do povo nordestino. Solicite a participação ativa dos alunos com perguntas como: 'Por que vocês acham que os cordéis eram tão populares no passado?'
Momento 3: Características do Cordel (Estimativa: 10 minutos)
Explique as principais características do cordel, como a estrutura em sextilhas, o uso de rimas e a métrica. Utilize exemplos impressos para ilustrar esses conceitos. Permita que os alunos leiam pequenos trechos em voz alta, incentivando a prática da leitura. Observe se os alunos compreendem os aspectos estruturais e ajude aqueles que encontram dificuldades, explicando novamente com exemplos mais simples se necessário.
Momento 4: Discussão Interativa (Estimativa: 10 minutos)
Forme pequenos grupos e permita que os alunos discutam o que aprenderam até agora sobre o cordel. Circule pela sala, ouvindo as discussões e oferecendo intervenção quando necessário para corrigir conceitos errôneos ou para incentivar alunos mais tímidos a participarem. Finalize pedindo que cada grupo compartilhe uma coisa nova que aprenderam ou acharam interessante sobre o cordel. Isso também funcionará como uma primeira forma de avaliação formativa.
Estratégias de inclusão e acessibilidade:
Para alunos com TDAH, mantenha a atenção limitando distrações na sala e fornecendo instruções claras e curtas. Para alunos no espectro do autismo, use um roteiro visual ou gráfico que resuma os momentos da aula e explique as transições. Ofereça tempo extra e assistência quando necessário. Para alunos com deficiência intelectual, simplifique a linguagem e use recursos visuais mais amplamente para facilitar a compreensão. Incentive a participação em pares ou pequenos grupos onde eles possam ter suporte de colegas mais capazes. Trabalhe em colaboração com assistentes ou educadores especiais para adaptar o conteúdo conforme necessário, respeitando o ritmo de aprendizado de cada aluno.
Momento 1: Preparação e Introdução (Estimativa: 5 minutos)
Inicie a aula recapitulando brevemente a aula anterior. Pergunte aos alunos sobre suas impressões e sentimentos ao lerem os cordéis apresentados. Explique que hoje eles irão compartilhar e discutir suas opiniões em grupos pequenos, explorando o que entenderam, sentiram e acharam interessante nos textos lidos. Distribua os exemplares dos cordéis lidos.
Momento 2: Formação de Grupos e Discussão Inicial (Estimativa: 15 minutos)
Divida a turma em grupos de quatro ou cinco alunos, dependendo do tamanho total da classe. Oriente para que, inicialmente, cada aluno compartilhe suas impressões de forma breve. Isso pode incluir partes do cordel que acharam interessantes, difíceis de entender, ou com as quais se identificaram. Observe o dinamismo dos grupos, incentive a participação de todos, e ofereça estímulos com perguntas provocativas como Qual foi a parte que mais te surpreendeu no cordel?.
Momento 3: Debate e Análise Profunda (Estimativa: 15 minutos)
Oriente cada grupo a escolher um aspecto do cordel que irá discutir mais profundamente, como a temática, a linguagem, as rimas, ou as mensagens subjacentes. Deixe que selecionem um moderador dentro do grupo para conduzir a discussão. Passe pelos grupos, observando a interação, fazendo perguntas e provendo suporte onde os alunos estiverem com dificuldade. Pode perguntar Como esse cordel reflete a realidade do Nordeste? ou Que emoção esse trecho despertou em você?.
Momento 4: Síntese e Compartilhamento (Estimativa: 5 minutos)
Reuna todos para uma breve plenária. Peça que cada grupo compartilhe rapidamente suas conclusões e o que acharam mais interessante. Isso permitirá uma avaliação formativa, onde você poderá identificar quais aspectos do cordel foram mais compreendidos e quais precisam de mais esclarecimento. Encoraje a comunicação clara e elogie insights e participações destacadas. Esse momento é essencial para que todos aprendam com o ponto de vista dos outros grupos.
Estratégias de inclusão e acessibilidade:
Para alunos com TDAH, mantenha a clareza ao indicar as etapas da atividade, talvez fornecendo fichas com os tópicos de discussão. Utilize um cronômetro visual para ajudar com o gerenciamento do tempo. Alunos com TEA podem beneficiar-se de um roteiro visual, indicando cada fase da interação grupal. Assegure-se de que o ambiente esteja calmo e organizado e envolva esses alunos gentilmente em discussões, talvez designando um colega de apoio dentro do grupo. Para alunos com deficiência intelectual, simplifique as questões, proporcionando suporte visual no conteúdo do cordel. Estimule a troca de ideias através de palavras mais simples e encoraje a colaboração com parceiros de apoio. Verifique com educadores especialistas previamente se existem convênios para obter suporte externo durante as atividades.
Momento 1: Revisão dos Conceitos de Cordel (Estimativa: 5 minutos)
Comece a aula revisando brevemente os conceitos aprendidos nas aulas anteriores sobre a literatura de cordel. Faça algumas perguntas diretas para verificar a compreensão, como 'Quais são as principais características de um cordel?' ou 'Qual a importância cultural do cordel?'. Isso ajudará a criar um ponto de partida comum para todos os alunos.
Momento 2: Introdução da Metodologia da Sala de Aula Invertida (Estimativa: 5 minutos)
Explique aos alunos que, nesta aula, eles irão utilizar a metodologia da sala de aula invertida. Isso significa que eles já pesquisaram sobre temas de cordéis em casa e agora irão compartilhar e discutir essas ideias em sala. Destaque a importância de trazer informações pesquisadas para enriquecer a troca de ideias.
Momento 3: Discussão em Grupos sobre Temas (Estimativa: 15 minutos)
Divida a turma em pequenos grupos e peça que cada aluno compartilhe sua pesquisa sobre um tema que achou interessante para um cordel. Oriente os alunos a tomarem notas das contribuições dos colegas. Passe pelos grupos para observar a discussão, encorajar a contribuição de todos os alunos e ajudar a refinar ideias. Faça perguntas provocativas, como 'Como esse tema se relaciona com os elementos do cordel?' ou 'Que história você poderia contar com esse tema?'. Use essas interações para avaliar o envolvimento e a capacidade de síntese dos alunos.
Momento 4: Seleção e Refinamento de Temas (Estimativa: 10 minutos)
Reúna novamente a turma e peça que cada grupo compartilhe um tema que escolheram como o mais interessante ou viável para desenvolver um cordel. Facilite uma discussão sobre como os temas podem ser desenvolvidos e que mensagens eles podem transmitir. Anote no quadro as contribuições, destacando aquelas que têm mais potencial. Utilize esse momento para avaliar a capacidade dos alunos de trabalhar em equipe e selecionar informações relevantes.
Momento 5: Conclusão e Encaminhamentos (Estimativa: 5 minutos)
Finalize a aula recapitulando os temas discutidos e inspire os alunos a começar a pensar em como irão desenvolver seus cordéis nas próximas aulas. Compartilhe alguns exemplos de como temas simples podem ser transformados em histórias envolventes. Dê orientações sobre como os alunos podem fazer anotações e rascunhos em suas casas para preparação para a próxima aula.
Momento 1: Revisão e Preparação para a Escrita (Estimativa: 5 minutos)
Comece a aula revisando os conceitos de cordel discutidos nas aulas anteriores. É importante que você recorde aos alunos a estrutura, rimas e métricas dos cordéis. Destaque a criatividade necessária na escolha de temas e na composição das estrofes. Utilize exemplos de cordéis curtos para inspirar os alunos.
Momento 2: Recolha de Ideias e Planejamento (Estimativa: 10 minutos)
Oriente os alunos a refletirem sobre os temas discutidos na aula anterior. Permita que eles escolham um tema que queiram desenvolver hoje. Incentive a anotação de ideias principais e possíveis estrofes em rascunhos. Caminhe pela sala, oferecendo sugestões e garantindo que cada aluno tenha uma direção clara para o desenvolvimento do cordel. Faça perguntas como Qual mensagem você deseja passar? ou Como você planeja iniciar o seu cordel?. Para avaliar, observe o engajamento e a organização das ideias.
Momento 3: Escrita Criativa Individual (Estimativa: 15 minutos)
Dê tempo para que cada aluno trabalhe individualmente no desenvolvimento do seu cordel. Incentive-os a aplicar as técnicas de rima e métrica que aprenderam. Permita que solicitem ajuda ou feedback enquanto escrevem, caminhando pela sala para oferecer suporte e feedback construtivo, destacando pontos fortes e áreas para melhoria. Avalie o progresso por meio da consulta aos rascunhos e da interação dos alunos com o texto.
Momento 4: Revisão em Duplas (Estimativa: 10 minutos)
Finalize a aula formando pares de alunos para que revisem os cordéis uns dos outros. Oriente-os a oferecer críticas construtivas, focando na clareza, criatividade e aplicação das técnicas de cordel. Ofereça orientações sobre como dar um feedback útil e compartilhe exemplos de boas práticas. Observe a interação em duplas e veja como os alunos estão utilizando o feedback para melhorar seu trabalho, uma forma de avaliação da capacidade de cooperação e revisão.
Momento 1: Preparação Final para Apresentação (Estimativa: 10 minutos)
Inicie a aula orientando os alunos a revisar rapidamente seus cordéis, fazendo quaisquer pequenas alterações que considerem necessárias. Planeje com eles a forma como desejam apresentar-se, incentivando a criatividade e a confiança. Informe que eles terão tempo limitado para cada apresentação, e que é importante manter a clareza e o entusiasmo ao recitar suas histórias. Observe se os alunos têm dúvidas ou precisam de apoio antes de começarem.
Momento 2: Apresentações dos Cordéis (Estimativa: 20 minutos)
Convide os alunos a se apresentarem um a um ou em grupos, conforme a decisão durante a preparação. Durante cada apresentação, incentive a atenção e o respeito dos demais colegas. Após cada apresentação, abra um breve espaço para que a turma ofereça comentários positivos ou perguntas ao apresentador. Isso não apenas valoriza o esforço de cada aluno, mas também ensina a fornecer feedback construtivo. Avalie o engajamento da turma e a confiança individual dos alunos.
Momento 3: Reflexão Final e Avaliação (Estimativa: 10 minutos)
Conclua a aula conduzindo uma breve reflexão sobre a experiência de criação e apresentação dos cordéis. Pergunte aos alunos o que mais gostaram, os desafios que enfrentaram e como se sentiram ao apresentar suas histórias. Utilize esta discussão para realizar uma avaliação formativa da atividade, focando na criatividade, habilidades de comunicação e uso das técnicas de cordel. Incentive os alunos a compartilharem o que aprenderam com o processo.
Estratégias de inclusão e acessibilidade:
Para alunos com TDAH, forneça lembretes visuais claros para a sequência das apresentações e mantenha a atenção ao fornecer reforços positivos quando participarem bem. Para alunos no espectro do autismo, oferte um roteiro visual para as apresentações e permita que eles pratiquem com antecedência, caso desejem. Encoraje apresentações em grupo para oferecer apoio extra. Para alunos com deficiência intelectual, permita apresentações adaptadas, talvez com apoio visual extra ou em formato dialogado. Incentive a colaboração com alunos que possam dar suporte e prepare-se para intervir discretamente, se necessário, para auxiliar na clareza durante as apresentações. Valorize o esforço e contribuições independente da complexidade para promover o aprendizado e crescimento de cada aluno.
Para esta atividade, a avaliação será diversificada e contínua, garantindo que todos os alunos tenham meios de demonstrar seu aprendizado. A avaliação formativa ocorrerá durante as discussões e debates, observando a participação e o envolvimento dos alunos. Este método promove a avaliação processual, encorajando o feedback imediato e construtivo. A avaliação somativa ocorrerá através da produção final dos cordéis, onde serão considerados a criatividade, a estrutura e a coerência dos textos. Os critérios de avaliação incluirão o uso adequado de rimas e métricas, a originalidade e a relevância dos temas escolhidos. Além disso, o trabalho em grupo será avaliado, destacando-se a cooperação e o respeito mútuo entre os pares. Ajustes poderão ser realizados para atender melhor às necessidades dos alunos com dificuldades, como prazos estendidos ou avaliações orais quando apropriado, garantindo a inclusão e o suporte necessário a todos.
Os recursos utilizados na atividade incluirão materiais impressos, como exemplos de cordéis e fichas de apoio que abordam rimas e métrica. Materiais de papéis e canetas serão essenciais para as atividades de criação prática. Apesar da restrição ao uso de recursos digitais em sala, os alunos poderão utilizar livros da biblioteca para a pesquisa durante a fase de sala de aula invertida. O uso de materiais visuais, como cartazes ou laminados com exemplos de cordéis e figuras representativas da cultura nordestina, também enriquecerá a compreensão dos alunos sobre o tema.
Sabemos que a tarefa docente é desafiadora e reconhecer a diversidade de cada aluno é essencial. Diante das especificidades da turma, propomos estratégias práticas para assegurar a inclusão efetiva de todos alunos. Para alunos com TDAH, recomenda-se o uso de listas de tarefas curtas e metas claras para auxiliar na organização do tempo. Alunos com TEA poderão beneficiar-se de instruções visuais claras e atividades estruturadas que sigam uma rotina previsível. Quanto aos estudantes com deficiência intelectual, o uso de linguagem simples e apoio verbal repetido são valiosos para aprimorar a compreensão. A interação com pares mais experientes pode ser estimulada, promovendo a cooperação e o aprendizado em pares. Adicionalmente, o espaço físico deve ser configurado para minimizar distrações, e a comunicação contínua com os responsáveis pode auxiliar no ajuste de estratégias específicas para o progresso acadêmico de cada criança.
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