Estrelas de Histórias: Uma jornada pelos mitos e quadrinhos

Desenvolvida por: Ana Re… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Mitos indígenas e sua representação em quadrinhos

Nessa atividade pedagógica, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental explorarão a rica tradição dos mitos indígenas sobre os astros celestes, por meio da leitura e análise de histórias em quadrinhos que os representam. A atividade permitirá que os estudantes reconheçam e discutam as semelhanças e diferenças entre a narrativa mitológica e sua adaptação gráfica, focando na maneira como os recursos visuais amplificam e enriquecem a história contada. Divididos em grupos, os alunos participarão de uma roda de debate estimulante, onde poderão trocar impressões sobre os elementos gráfico-visuais das histórias em quadrinhos em comparação com os mitos indígenas originais. Este processo conduzirá a uma reflexão mais profunda sobre como as tradições culturais são interpretadas e representadas visualmente, realçando a importância dos recursos expressivos na construção de significados. Ao final, cada grupo apresentará as descobertas e análises realizadas, promovendo a valorização e o entendimento da cultura indígena e sua expressão artística.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é permitir que os estudantes desenvolvam uma compreensão aprofundada sobre a importância dos mitos indígenas e sua representação nas histórias em quadrinhos, especialmente focando na análise dos recursos expressivos gráfico-visuais. Pretende-se estimular habilidades de leitura crítica, interpretação e expressão oral, provendo uma oportunidade para os alunos apreciarem a arte e a cultura indígenas, além de reconhecerem a riqueza dos elementos visuais na narrativa e como estes contribuem para a construção de sentidos e engajamento com o texto.

  • Desenvolver habilidades de leitura crítica e interpretativa.
  • Compreender e valorizar as tradições culturais retratadas nas histórias em quadrinhos.
  • Analisar a importância dos recursos expressivos gráfico-visuais na construção de narrativas.
  • Estimular a expressão oral e a habilidade de debate entre os alunos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP04: Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos.

Conteúdo Programático

Este conteúdo programático está desenhado para explorar a intersecção entre a cultura indígena, mitologia e sua representação em histórias em quadrinhos, destacando a interpretação de recursos gráfico-visuais. Ao analisar tais expressões culturais através das lentes da literatura e arte visual, os alunos vão adquirir conhecimentos sobre a narrativa visual e seu poder de contar histórias, bem como a valorização da cultura e tradições indígenas.

  • Mitos indígenas sobre os astros celestes
  • Elementos de uma história em quadrinhos
  • Recursos expressivos gráfico-visuais e seu papel na narrativa
  • Comparação e análise crítica entre o mito original e sua representação em quadrinhos

Metodologia

Para esta atividade, aplicaremos a metodologia ativa Roda de Debate, onde os alunos serão encorajados a expressar suas opiniões e compartilhar análises de forma respeitosa e construtiva. Esse método promove a interação entre os alunos, fomentando um ambiente de aprendizado colaborativo. Os grupos serão orientados a investigar as histórias em quadrinhos com base nos elementos visuais e como estes se relacionam com os mitos indígenas, preparando-se para uma apresentação estruturada de suas conclusões na roda de debate.

  • Leitura individual e em grupo das histórias em quadrinhos
  • Discussão em grupo sobre os elementos visuais e seu significado
  • Preparação de uma apresentação sobre as observações do grupo
  • Participação na Roda de Debate

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade requerirá uma aula de 90 minutos. Os primeiros 30 minutos serão dedicados à leitura das histórias em quadrinhos e discussão inicial. Nos próximos 30 minutos, os grupos trabalharão em suas análises e preparação de apresentações. A última parte, também de 30 minutos, será destinada à Roda de Debate e à apresentação das conclusões de cada grupo.

  • Aula 1 da atividade: Leitura e discussão das histórias em quadrinhos; Análise e preparação das apresentações; Roda de debate.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na participação dos alunos durante a Roda de Debate e na qualidade das análises apresentadas. Será levado em consideração o entendimento dos mitos indígenas, a habilidade de identificar e interpretar os recursos expressivos gráfico-visuais, além da capacidade de articular opiniões de forma coesa durante a apresentação. Deve-se estimular a participação de todos os alunos, valorizando as diferentes perspectivas e modos de interpretação, e oferencendo feedback construtivo que encoraje o desenvolvimento contínuo das habilidades avaliadas.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade serão necessários diversos recursos, com destaque para uma seleção cuidadosa de histórias em quadrinhos relacionadas a mitos indígenas sobre os astros celestes, garantindo que o material seja apropriado e enriquecedor para o contexto da atividade. Ademais, o ambiente físico deve ser preparado para acomodar a roda de debate, promovendo uma atmosfera adequada para o diálogo e a troca de ideias.

  • Histórias em quadrinhos sobre mitos indígenas
  • Espaço físico preparado para a roda de debate
  • Materiais para anotações e preparação de apresentações

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo