Expedição ao Mundo do Imaginário

Desenvolvida por: Lidian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Literatura e Artes Visuais

A atividade 'Expedição ao Mundo do Imaginário' visa desenvolver a capacidade interpretativa e expressiva dos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental por meio da literatura. Iniciando com a seleção individual de textos que abarquem a diversidade cultural, os alunos são convidados a embarcar em uma jornada de leitura silenciosa, seguida de um momento de reflexão pessoal. Após essa imersão, a tarefa solicita que os estudantes transformem sua compreensão e sentimentos acerca dos textos em desenhos ou pequenas peças de arte, capturando a essência da ideia central ou de uma cena que lhes tenha sido significativa. Essa expressão artística serve como ponto de partida para a partilha em grupos, onde cada aluno explica como o texto o inspirou e sua interpretação da mensagem central, adentrando na habilidade EF35LP03. Este projeto não apenas valoriza a literatura como um recurso inestimável da humanidade, mas também aproveita sua natureza lúdica para enriquecer a experiência educativa, conforme descrito na habilidade EF15LP15, promovendo um mergulho profundo na dimensão imaginativa dos textos literários.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivo promover a compreensão leitora e a expressão artística dos alunos, fomentando a apreciação pela literatura em sua riqueza e diversidade cultural. Através da leitura, reflexão e criação artística, busca-se desenvolver habilidades interpretativas e expressivas indispensáveis, incentivando a autonomia e fluência na leitura. Além disso, visa à identificação da ideia central dos textos, estimulando a capacidade crítica e a expressão pessoal dos estudantes. Ao compartilhar suas criações e interpretações, os alunos enriquecem sua aprendizagem através da troca de experiências, cultivando o respeito pela diversidade de pensamento e a valorização da literatura como patrimônio humano.

  • Desenvolver habilidades de leitura e compreensão de textos literários.
  • Estimular a expressão artística como forma de interpretação textual.
  • Fomentar a apreciação pela literatura e sua diversidade cultural.
  • Incentivar a reflexão pessoal e a capacidade crítica a partir da leitura.
  • Promover a troca de experiências e o respeito pela diversidade de interpretações.

Conteúdo Programático

O programa da atividade 'Expedição ao Mundo do Imaginário' integra a literatura e as artes visuais como campos de conhecimento complementares. Por meio da leitura de textos literários diversos, os alunos exploram temas, personagens e cenários, desenvolvendo habilidades de interpretação e compreensão. A transição da palavra escrita para a expressão artística permite que os conceitos literários sejam consolidados de maneira criativa, enquanto a discussão em grupo sobre as obras criadas promove habilidades sociais e comunicativas, incentivando a valorização do patrimônio cultural representado pela literatura.

  • Leitura silenciosa de textos literários selecionados.
  • Reflexão pessoal sobre a leitura realizada.
  • Criação de desenhos ou peças de arte que representem a ideia central do texto.
  • Compartilhamento e discussão das criações artísticas em grupos.
  • Análise e interpretação coletiva das mensagens dos textos e das obras de arte.

Metodologia

Utilizando metodologias ativas, esta atividade envolve os alunos em um processo de aprendizagem participativo, onde o protagonismo e a colaboração são estimulados. A escolha individual de textos promove a autonomia dos alunos, enquanto a leitura silenciosa permite a imersão na narrativa. A expressão artística como resposta à leitura estimula a criatividade e a interpretação pessoal. Por fim, o compartilhamento em grupos favorece a comunicação eficaz, o respeito mútuo e a capacidade de argumentação, elementos fundamentais para uma aprendizagem significativa.

  • Leitura silenciosa individual com foco na interpretação pessoal.
  • Criação livre de expressões artísticas baseadas nos textos lidos.
  • Discussão em grupos pequenos sobre as obras criadas e as ideias dos textos.
  • Feedback coletivo para reflexão e aprofundamento da compreensão dos textos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos farão a seleção dos textos, a leitura silenciosa e começarão a criação de suas expressões artísticas. Na segunda aula, finalizarão suas criações e realizarão o compartilhamento em grupos, seguido de uma discussão coletiva e feedback.

  • Aula 1: Seleção e leitura de textos; início das criações artísticas.
  • Aula 2: Conclusão das criações artísticas; compartilhamento e discussão em grupo.

Avaliação

A avaliação será formativa, focando no processo de aprendizagem e na participação ativa dos alunos. Será considerada a escolha pessoal do texto, a capacidade de interpretar e expressar a ideia central artisticamente, bem como a habilidade de compartilhar e discutir as interpretações de forma respeitosa e construtiva. A observação direta durante as atividades, os comentários e reflexões feitas em grupo, além da qualidade artística e da apresentação das obras, servirão de base para a avaliação.

Materiais e ferramentas:

Os recursos incluirão uma variedade de textos literários, materiais de arte como papel, lápis de cor, canetas, tintas e outros necessários para a criação artística. Será necessário também acesso a um espaço adequado para a discussão em grupo, além de materiais básicos de sala de aula, como quadro branco e marcadores.

  • Textos literários diversificados.
  • Materiais para criação artística (papel, lápis, tintas, etc.).
  • Espaço adequado para leitura, criação artística e discussão em grupo.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo