Expedição ao Reino da Informação

Desenvolvida por: Miriam… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens e suas Tecnologias
Temática: Produção textual e ilustração de enciclopédia

Na atividade 'Expedição ao Reino da Informação', os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental serão convidados a se tornarem exploradores de diversos 'reinos' do conhecimento, tais como animais, plantas, cosmos, e invenções humanas. Cada pequeno grupo de exploradores terá a missão de descobrir e documentar informações sobre um elemento específico dentro do reino atribuído. A exploração começará com uma pesquisa guiada pelo professor, onde os alunos serão introduzidos à metodologia de pesquisa em fontes confiáveis, aprendendo a filtrar e resumir as informações encontradas. Após a fase de pesquisa, cada grupo será responsável por produzir um verbete enciclopédico sobre o elemento explorado. Este verbete deve ser criativo, informativo e acompanhar ilustrações originais produzidas pelos alunos, estimulando não apenas a habilidade de escrita, mas também a criatividade e expresão artística. A culminância do projeto se dará em uma 'Feira do Reino da Informação', um evento montado pelos próprios alunos para a apresentação dos verbetes produzidos. Neste evento, os pequenos exploradores terão a oportunidade de compartilhar o conhecimento adquirido com a classe, promovendo uma troca de aprendizados rica e dinâmica entre os alunos.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal dessa atividade é engajar os alunos na pesquisa autônoma e na produção textual criativa, desenvolvendo habilidades essenciais não apenas para a escrita, como também para o pensamento crítico e a criatividade. Espera-se que, por meio dessa exploração, os alunos possam não só aprofundar seus conhecimentos sobre os temas explorados, mas também aprender a organizar e sintetizar informações, produzindo um verbete enciclopédico claro e informativo. Além disso, a atividade visa estimular o trabalho em equipe, a comunicação eficaz e a expressão artística por meio das ilustrações. Através deste projeto multidisciplinar, os alunos terão a oportunidade de desenvolver várias competências, incluindo a capacidade de realizar pesquisas independentes, a habilidade de escrita e ilustração, bem como a competência para apresentar informações de maneira eficaz.

  • Desenvolver habilidades de pesquisa autônoma e produção textual.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística por meio da ilustração.
  • Promover o trabalho em equipe e a comunicação eficaz entre os alunos.
  • Aprofundar conhecimentos em temas variados explorados pelos grupos.
  • Desenvolver habilidades de organização e síntese de informações.

Habilidades Específicas BNCC

  • code": EF04LP22
  • description": Planejar e produzir, com certa autonomia, verbetes de enciclopédia infantil, digitais ou impressos, considerando a situação comunicativa e o tema/ assunto/finalidade do texto.

Conteúdo Programático

Esta atividade integra o ensino de linguagens ao desenvolvimento de competências interdisciplinares, incluindo ciências da natureza e humanas. Além de focar na habilidade de escrita requerida pela BNCC, o projeto se propõe a envolver os alunos em pesquisa, análise crítica de fontes e expressão artística, atravessando as fronteiras tradicionais entre disciplinas. Ao investigar temas tão variados como ciências, história e geografia dentro da estrutura da produção de verbetes enciclopédicos, os alunos não apenas aplicam suas habilidades linguísticas em contextos significativos, mas também desenvolvem uma compreensão mais profunda e integrada do mundo ao seu redor.

  • Técnicas básicas de pesquisa em fontes confiáveis.
  • Estrutura e características de um verbete enciclopédico.
  • Ilustração aplicada à expressão de ideias e informações.
  • Apresentação verbal e visual de trabalhos acadêmicos.
  • Trabalho colaborativo e comunicação eficaz.

Metodologia

Adotamos a metodologia ativa 'Mão-na-massa' para esta atividade, promovendo uma imersão ativa dos alunos nos temas explorados. Inicialmente, a pesquisa será guiada com o auxílio do professor, seguida pela organização das informações e produção dos verbetes de forma colaborativa nos grupos. Esta abordagem promove a autonomia dos alunos, motivando-os a serem os principais responsáveis pela sua aprendizagem. A produção de ilustrações originais para acompanhar os verbetes adiciona um elemento de design thinking à atividade, encorajando os alunos a pensar de forma criativa na representação do conhecimento. A preparação e participação na 'Feira do Reino da Informação' fornecem uma oportunidade prática de aplicar habilidades de apresentação, integrando os conhecimentos adquiridos.

  • Pesquisa guiada em fontes selecionadas pelo professor.
  • Discussão em grupo para síntese de informações.
  • Produção colaborativa de verbetes enciclopédicos.
  • Oficinas de ilustração orientadas pelo professor.
  • Organização e execução da 'Feira do Reino da Informação'.

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade será de 5 horas, divididas em 7.5 aulas de 40 minutos cada. A primeira aula será dedicada à introdução da atividade e formação dos grupos. Nas aulas 2 e 3, os grupos realizarão suas pesquisas com orientação do professor. Aulas 4 e 5 serão focadas na redação dos verbetes e início da produção das ilustrações. Na aula 6, os alunos finalizarão os verbetes e ilustrações, e a aula 7.5 será dedicada à preparação para a feira. A 'Feira do Reino da Informação' será organizada na última parte da aula 7.5.

  • Aula 1: Introdução da atividade e divisão de grupos.
  • Aulas 2-3: Pesquisa e coleta de informações.
  • Aulas 4-5: Redação dos verbetes e início das ilustrações.
  • Aula 6: Conclusão dos verbetes e ilustrações.
  • Aula 7.5: Preparação e realização da 'Feira do Reino da Informação'.

Avaliação

A avaliação desta atividade será realizada considerando diversos critérios, incluindo a qualidade da pesquisa realizada, a criatividade e informatividade do verbete enciclopédico produzido, a originalidade e relevância da ilustração, e a capacidade de trabalhar em grupo e apresentar o trabalho de forma clara e engajadora. Serão distribuídos pontos para cada parte da atividade, incentivando os alunos a se engajarem em todas as fases do projeto. Exemplos de critérios de avaliação incluem: clareza e completude do verbete, relevância e precisão das informações, criatividade e técnica na ilustração, eficácia da apresentação na feira, e contribuição individual para o trabalho do grupo. Isso permitirá uma avaliação holística do desempenho do aluno tanto individualmente quanto em equipe.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários diversos materiais e recursos. Desde dispositivos eletrônicos com acesso à internet para a pesquisa nas aulas iniciais, até materiais de arte para a criação das ilustrações. Além disso, espaço adequado para a realização da Feira do Reino da Informação é essencial, possibilitando que os trabalhos sejam apresentados de maneira apropriada e acessível. Ferramentas de escrita e publicação também serão necessárias para a elaboração dos verbetes, podendo ser tanto digitais quanto impressos, dependendo dos recursos disponíveis na escola.

  • Computadores ou tablets com acesso à internet.
  • Papel, lápis, borracha e materiais de colorir para as ilustrações.
  • Espaço de sala de aula ou auditório para a feira.
  • Software de processamento de texto ou papel e caneta para redação dos verbetes.
  • Câmera ou dispositivos móveis para documentar o processo e os resultados finais.

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