A atividade Expedição Informativa convida os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental a embarcarem em uma jornada de descoberta e aprendizado por meio da Aprendizagem Baseada em Projetos. A atividade propõe que cada estudante escolha um tema de interesse relacionado a fenômenos sociais ou naturais para investigar utilizando tablets ou computadores. A pesquisa será feita em fontes confiáveis online e offline, e os alunos terão o desafio de criar um jornal digital ou impresso contendo notícias sobre o tema escolhido. Um dos principais objetivos é ensinar os alunos a diferenciar fatos de opiniões dentro do conteúdo que produzirem, habilidade fundamental na compreensão crítica de textos e na produção de informação de qualidade. Após a criação dos jornais, haverá uma apresentação para a classe, permitindo um intercâmbio de conhecimentos entre os alunos, promovendo o desenvolvimento de habilidades comunicativas, de pesquisa e de síntese de informações. Este projeto não apenas estimula a curiosidade e o interesse pelo aprendizado de forma ativa e participativa, mas também prepara os estudantes para uma compreensão mais ampla do mundo ao seu redor.
Os objetivos da Expedição Informativa abrangem o desenvolvimento de competências de leitura crítica, pesquisa, produção textual e habilidades digitais. Ao conduzir pesquisas sobre fenômenos sociais ou naturais, os alunos aprenderão a identificar fontes confiáveis, diferenciar fatos de opiniões e compor um jornal informativo. Esta atividade busca promover um aprendizado interdisciplinar, unindo as áreas de ciências da natureza e sociais ao trabalho com linguagem, tecnologia da informação e comunicação. Espera-se que, ao final desta expedição, os estudantes sejam capazes de comunicar informações de forma clara e objetiva, demonstrando uma compreensão crítica dos temas explorados.
O conteúdo programático da Expedição Informativa foi cuidadosamente escolhido para estimular a compreensão e o interesse dos alunos por fenômenos sociais e naturais, e como estes são reportados em diferentes mídias. Abordaremos estratégias de pesquisa efetiva em fontes confiáveis, a diferenciação entre fatos e opiniões dentro do contexto jornalístico, além de técnicas para a produção de notícias escritas e digitaiss. Este programa visa também aprimorar a habilidade dos estudantes em utilizar tecnologias digitais como meio de criação e compartilhamento de conhecimento.
A metodologia utilizada na Expedição Informativa envolve a aplicação de estratégias pedagógicas ativas que fomentam a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem. Utilizaremos a Aprendizagem Baseada em Projetos, permitindo que os estudantes exploremsão temas de interesse pessoal de forma profunda. A Roda de Debate será empregada para discutir as escolhas dos temas e as fontes de pesquisa, enquanto a Aprendizagem Baseada em Jogos será usada para tornar a pesquisa e a produção do jornal processos dinâmicos e envolventes. Essas abordagens metodológicas visam facilitar uma experiência de aprendizado mais engajante, significativa e colaborativa.
A atividade será realizada em duas aulas de 120 minutos cada, totalizando uma carga horária de 2 horas.
A avaliação da Expedição Informativa será baseada na participação, no processo de pesquisa e na qualidade do jornal produzido, considerando a clareza, objetividade e criatividade na apresentação das notícias. Avaliaremos a habilidade dos alunos em identificar e utilizar fontes confiáveis, diferenciar fatos de opiniões, e expressar suas descobertas de maneira concisa e informativa. A avaliação também levará em conta a colaboração entre os alunos durante a pesquisa e a produção do jornal, assim como a eficácia na comunicação das informações durante a apresentação para a classe. Serão considerados exemplos de boas práticas na elaboração de notícias e na utilização de recursos digitais.
Para a realização da Expedição Informativa, serão necessários recursos como tablets ou computadores com acesso à internet para a pesquisa em fontes digitais, softwares ou aplicativos de processamento de texto e design gráfico para a criação do jornal, e materiais de impressão caso os alunos optem por uma versão física do jornal. Recursos adicionais incluem acesso a bibliotecas ou bancos de dados online para a pesquisa, além de materiais de apoio didático para auxiliar na diferenciação entre fatos e opiniões e na redação jornalística.
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