A atividade 'Exploradores de Histórias' proporcionará aos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental uma experiência enriquecedora de saída de campo à uma biblioteca pública ou ao espaço de leitura da própria escola, com o intuito de despertar o interesse pela leitura de forma lúdica e interativa. Durante a visita, os estudantes terão a oportunidade de escolher livros de ficção conforme seu interesse, promovendo uma imersão no universo literário diversificado. Posteriormente, formar-se-ão pequenos grupos nos quais cada aluno compartilhará suas impressões sobre a obra escolhida, com foco especial em tentar identificar o narrador da história, explorando as diferentes vozes narrativas. Esta discussão em grupos pequenos visa fomentar habilidades de justificação e argumentação sobre seus pontos de vista. Após essa troca, cada grupo realizará uma apresentação em sala de aula, compartilhando suas descobertas sobre os narradores e tipos de narrativas, o que culminará num debate rico sobre as diversas formas de contar histórias, enfatizando a variedade narrativa e a importância do narrador na construção do enredo. Esta atividade não somente estimula o gosto pela leitura, mas também desenvolve competências de oralidade, interpretação de texto, além de promover a colaboração e o respeito pelas ideias do outro.
O principal objetivo desta atividade é instigar nos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, por meio da saída de campo e da dinâmica em sala de aula, o interesse pela leitura, bem como a compreensão e análise crítica de textos narrativos. Visa-se, através desta experiência, fomentar nos estudantes a capacidade de identificação das diferentes vozes narrativas presentes em um texto literário, compreendendo os papéis do narrador na construção das histórias. Além disso, a atividade pretende estimular habilidades de comunicação oral, trabalho em equipe e respeito às opiniões alheias, por meio dos debates em sala de aula e da troca de impressões em grupo sobre as obras lidas.
A exploração das diferentes vozes narrativas e a identificação do narrador em textos literários são focos centrais desta atividade, inserindo-se harmoniosamente no conteúdo programático de Língua Portuguesa para o 4º ano do Ensino Fundamental. Complementarmente, a atividade favorece o desenvolvimento de competências relacionadas à leitura, interpretação e crítica de textos, além de estimular a oralidade e as habilidades sócio-emocionais como trabalho em equipe e respeito mútuo.
A metodologia ativa será o pilar desta atividade, combinando saída de campo com atividades 'mão-na-massa'. Inicialmente, os alunos serão levados à biblioteca para escolher livros de acordo com seus interesses, incentivando o contato direto com a diversidade literária. Em seguida, em pequenos grupos, cada estudante compartilhará suas impressões sobre a obra escolhida, com enfoque na identificação do narrador, fomentando assim um ambiente de aprendizado colaborativo. Finalmente, essas descobertas serão compartilhadas em apresentações de grupo em sala de aula, promovendo debates ricos em torno das diferentes vozes narrativas.
A atividade 'Exploradores de Histórias' será desenvolvida ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a saída de campo à biblioteca e a seleção dos livros. Na segunda aula, os alunos realizarão as discussões em grupo, seguidas das apresentações e debates em sala.
A avaliação da atividade 'Exploradores de Histórias' será processual e formativa, considerando a participação ativa dos alunos durante a saída de campo, nas discussões em grupo e nas apresentações finais. Avaliar-se-á a capacidade de interpretação do texto identificando o narrador, a argumentação nas discussões em grupo e o respeito pelas opiniões dos colegas. A contribuição individual para o trabalho em equipe também será critério de avaliação, assim como a clareza e a coerência na comunicação das ideias durante as apresentações. Exemplos específicos das observações dos alunos sobre os narradores, e como argumentaram suas escolhas, servirão como evidência de aprendizado.
Para a realização dessa atividade, os recursos necessários incluem acesso à biblioteca pública ou espaço de leitura da escola com uma variedade de livros de ficção. Será necessário também o uso de cadernos ou dispositivos eletrônicos para anotações durante a discussão em grupo, além de espaço adequado em sala de aula para as apresentações e debates.
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